SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABENO

versão impressa ISSN 1679-5954

Resumo

PINHEIRO, Isabel Alves Gomes  e  NORO, Luiz Roberto Augusto. Egressos de Odontologia: o sonho da profissão liberal confrontado com a realidade da saúde bucal. Rev. ABENO [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 13-24. ISSN 1679-5954.

Modificações no campo do trabalho em Odontologia demostram uma transformação no mercado, na prática e na formação do cirurgião-dentista. Procura-se um novo profissional para atender as necessidades de saúde da sociedade, com foco na atenção em saúde bucal coerente com a realidade epidemiológica. O objetivo deste estudo foi avaliar a inserção dos egressos de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no mercado de trabalho e sua relação com o currículo e atividades de educação permanente. A pesquisa foi desenvolvida por meio de questionário autoadministrado, composto por variáveis relativas ao tempo de ingresso no mercado de trabalho, participação em pós-graduação, ações desenvolvidas ao longo da graduação, inserção profissional e satisfação profissional. Os resultados demostraram que o serviço privado é, ainda, um grande empregador, fato que caracteriza o perfil do profissional e corrobora a grande predominância de disciplinas clínicas no currículo. A participação do aluno em atividades com-plementares configura-se estratégia essencial para a perspectiva da futura inserção profissional, assim como flexibilização curricular. Apesar da transição sinalizada pelas perspectivas de universalização do acesso público à saúde bucal, são necessários esforços ímpares na educação permanente para que a Odontologia alcance seu espaço valorizado perante a sociedade e cumpra efetivamente seu papel de profissão de saúde.

Palavras-chave : Papel Profissional; Desenvolvimento de Pessoal; Odontologia; Mercado de Trabalho; Recursos Humanos em Odontologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português