SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABENO

versão impressa ISSN 1679-5954

Resumo

CUNHA, Mateus Rodrigues; FONSECA, Graciela Soares; ARAUJO, Maria Ercília de  e  ZILBOVICIUS, Celso. A Iniciação Científica como estratégia pedagógica para integrar ensino e serviço no SUS. Rev. ABENO [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 33-44. ISSN 1679-5954.

As atividades extramuros, tais como estágios supervisionados, disciplinas e atividades de ensino-extensão-pesquisa têm sido consideradas importantes na formação do cirurgião-dentista. O objetivo deste estudo é avaliar a Iniciação Científica (IC) no Sistema Único de Saúde (SUS) como estratégia de aprendizado extramuros e integração ensino-serviço. Para isso, um aluno de IC realizou um estudo qualitativo por meio de entrevistas, que investigou a percepção do gestor, usuários e servidores a respeito do sistema de saúde bucal no município de Carapicuíba/SP. A partir deste material foram elaboradas duas análises. A primeira foi uma Análise de Conteúdo, segundo proposto por Bardin, das entrevistas realizadas com usuários, servidores e gestor. A segunda, sobre a percepção do aluno quanto à experiência do trabalho realizado sem a presença do orientador. O estudante concluiu que a IC no ambiente do SUS possibilitou um diálogo crítico entre a realidade e o conteúdo teórico das legislações, regulamentações e da gestão de um sistema municipal de saúde bucal. Portanto, a IC é uma ferramenta rica para o aprendizado do SUS e para o desenvolvimento de habilidades do aluno de graduação, contribuindo para a formação de profissionais qualificados para atuar no sistema.

Palavras-chave : Recursos Humanos em Saúde.; Educação em Odontologia.; Saúde Pública.; Serviços de Integração Docente-Assistencial.; Pesquisa sobre Serviços de Saúde..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português