SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABENO

versão impressa ISSN 1679-5954

Resumo

GARCIA, Luhana Santos Gonzales; LOPES, Jussara Lança; SILVA, Beatriz Sartori da  e  TANAKA, Elisa Emi. Organização didático pedagógica - estratégias para o desenvolvimento de competências. Rev. ABENO [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 54-61. ISSN 1679-5954.

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em Odontologia foram instituídas no ano de 2002 reorientando o ensino na direção da formação autônoma, pautada em princípios éticos e humanísticos, crítico-reflexiva, atuação em diferentes níveis de atenção e adequando-o às demandas sociais. Para alcançar estes objetivos a organização e metodologias tradicionais não têm se mostrado suficientes e novas estratégias pedagógicas têm sido propostas. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi analisar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Odontologia das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Brasil, com o propósito de caracterizar e analisar a estrutura curricular dos cursos. Foram pesquisadas 203 IES cadastradas no sistema de tramitação eletrônica de processos regulatórios das IES (e-MEC). Apenas 36 disponibilizavam integralmente os PPC na internet. 89% distribuem os conteúdos por disciplinas e 11% por módulos. Dos cursos que estão organizados por disciplinas, 53% agrupam-nas por áreas, eixos ou ciclos, mas sem demonstrar como acontece a integração dos conteúdos. Conclui-se que as instituições, mesmo após a realização das reformas curriculares, ainda necessitam realizar mudanças significativas para alcançar os objetivos das DCN.

Palavras-chave : Educação em Odontologia.; Currículo.; Instituições de Ensino Superior.; Educação Baseada em Competências.; Ensino..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português