SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABENO

versão impressa ISSN 1679-5954

Resumo

TERRERI, Andre Luiz Marçal  e  PAGANINI, Flávia. Operacionalização e custos materiais de um projeto de extensão para escolares da rede pública. Rev. ABENO [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 46-57. ISSN 1679-5954.

A extensão universitária, frente às demandas sociais e à recente conclusão dos levantamentos epidemiológicos SB Brasil, que apontaram para uma grande dívida social no âmbito da saúde bucal, torna-se uma alternativa colaborativa para o desenvolvimento social do local onde estiver atuando. O objetivo deste trabalho foi descrever os custos e operacionalização de ações coletivas (escovação, evidenciação do biofilme e fluorterapia) realizadas semanalmente em 400 escolares matriculados na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Recanto Feliz, localizada no município de Francisco Beltrão, PR. A metodologia utilizada tem como referência uma estimativa de custos materiais para um ano (40 semanas do ano letivo escolar), por meio do desenvolvimento de um Programa de Extensão realizado pelo Curso de Odontologia da Universidade Paranaense. O custo material do projeto realizado ficou em torno de R$16,00 por criança/ano, incluindo nesta fase, a aquisição de material de uso permanente (porta escova coletivo e individual), que poderá ser reutilizado nos anos seguintes, tornando as ações de saúde bucal de mais baixo custo, chegando a R$8,34 por criança/ano.

Palavras-chave : Saúde Bucal.; Custo e Análise de Custo.; Relações Comunidade-Instituição.; Oral Health.; Cost-Benefit Analysis.; Community-Institutional Relations..

        · resumo em Português     · texto em Português     · pdf em Português