SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABENO

versão impressa ISSN 1679-5954

Resumo

FERNANDES, Mário Marques et al. Maquiagem como estratégia de ensino e pesquisa em Odontologia Legal: relato de experiência. Rev. ABENO [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 32-38. ISSN 1679-5954.

O ensino da valoração de danos odontológicos pós-traumáticos é ministrado, em muitas situações, de forma teórica e ilustrativa com imagens projetadas, distanciando o aluno da vivência prática desse conteúdo. Por esse motivo, a simulação de lesões por meio de maquiagem pode auxiliar o ensino desse tema e também pesquisas, considerando, por exemplo, a necessidade de comparar a vítima de trauma com o seu estado anterior. O objetivo deste artigo é relatar uma experiência docente junto à graduação em Odontologia na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, evidenciando o potencial uso da simulação realística com maquiagem no ensino da valoração de danos pós-traumáticos e incitando a possível utilização em pesquisas na área de Odontologia Legal. Trata-se de uma metodologia inovadora, com perspectiva promissora no campo da Odontologia Legal.

Palavras-chave : Avaliação de Danos.; Metodologias de Avaliação de Danos.; Odontologia Legal.; Estética.; Responsabilidade Legal..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português