SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABENO

versão impressa ISSN 1679-5954

Resumo

CRUZ, Adriana Dibo et al. Condição de saúde oral e indicativos da síndrome de Burnout em estudantes de Odontologia sedentários e atletas. Rev. ABENO [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 97-106. ISSN 1679-5954.

O estudo objetivou comparar a condição de saúde oral e os indicativos de síndrome de Burnout em estudantes de Odontologia sedentários e atletas. Após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa, foi selecionada, por conveniência, uma amostra não probabilística de estudantes do terceiro ano do Curso de Odontologia de uma Universidade Federal brasileira com características semelhantes quanto ao sexo, idade, escolaridade e nível socioeconômico, para compor dois grupos independentes: 1) atletas e 2) sedentários. Para as estimativas da condição de saúde oral foram realizadas avaliação periodontal completa, levantamento de dados de um questionário elaborado a partir de uma ferramenta validada, o Maslach Burnout Inventory-General Survey (MBI), preenchimento de prontuário de paciente e radiografia panorâmica. Os dados coletados foram analisados estatisticamente pelo teste T ou Mann-Whitney, análise de regressão logística simples e correlação de Pearson (significância em 5%, α =0,05). Houve variações na condição de saúde oral de estudantes de Odontologia atletas em relação aos sedentários quanto ao sangramento à sondagem, a profundidade de sondagem e achados radiográficos, que apresentaram variações estatisticamente significativas (p<0,05) com piores resultados para o grupo de sedentários. O sangramento à sondagem foi o principal indicativo da discrepância que apresentou correlação fraca (ρ=0,31) com a exaustão emocional, que é a medida do sentimento de estar emocionalmente sobrecarregado e esgotado. Os estudantes sedentários são mais sensíveis a problemas e tensões desencadeados no ambiente acadêmico, com maior propensão a instalação de danos somáticos como os problemas orais.

Palavras-chave : Estudantes de Odontologia.; Saúde Bucal.; Doenças Periodontais.; Radiografia Panorâmica.; Esgotamento Profissional..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português