SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

IJD. International Journal of Dentistry

versão On-line ISSN 1806-146X

Resumo

FERNANDES, Camila Borges et al. Prevalência de Aggregatibacter actinomycetemcomitans, Porphyromonas gingivalis e Prevotella intermedia em diferentes grupos populacionais. IJD, Int. j. dent. [online]. 2010, vol.9, n.4, pp. 187-192. ISSN 1806-146X.

A identificação de periodontopatógenos é um passo importante no diagnóstico e tratamento da doença periodontal. O presente estudo do tipo transversal teve como objetivo verificar a prevalência de três espécies bacterianas periodontopatogênicas, Aggregatibacter actinomycetemcomitans, Porphyromonas gingivalis, Prevotella intermedia, em diferentes grupos populacionais, na condição de presença ou ausência de elemento dental. Para isso foram incluídos 40 recém-nascidos (2,20 ± 1,30 meses), 40 crianças entre 6 e 13 anos (9,33 ± 1,99 anos), 30 adultos/idosos dentados (61,7 ± 7,05 anos) e 30 adultos/idosos desdentados (65,8 ± 6,69 anos). Foram coletadas amostras extra-sulculares (mucosa da bochecha e dorso da língua) de toda a população, e para os grupos dentados, foram também coletadas amostras intra-sulculares (sulco ou bolsa periodontal). Todas as amostras foram processadas utilizando-se a Reação em Cadeia da Polimerase. As frequências bacterianas foram analisadas estatisticamente utilizando o teste Qui-Quadrado. O grupo de recém-nascidos apresentou apenas a bactéria A. actinomycetemcomitans (2,56%). As crianças de 6-13 anos portavam A. actinomycetemcomitans (10,00%) e P. intermedia (92,50%). A bactéria P. gingivalis esteve presente apenas nos grupos de adultos e idosos nas frequências de 46,67% para dentados e 3,33% para desdentados. O estudo de diferentes grupos populacionais permitiu inferir que a microbiota periodontal se faz presente independentemente de alguns fatores de risco para a doença periodontal como a idade do indivíduo, a presença e o número de dentes presentes em boca.

Palavras-chave : Prevalência; Aggregatibacter actinomycetemcomitans; Porphyromonas gingivalis; Prevotella intermedia; Grupos etários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português