SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

IJD. International Journal of Dentistry

versão On-line ISSN 1806-146X

Resumo

ARAUJO, Natália Costa et al. Considerações sobre a remoção parcial do tecido cariado. IJD, Int. j. dent. [online]. 2010, vol.9, n.4, pp. 202-209. ISSN 1806-146X.

A remoção mecânica do tecido cariado e sua substituição por materiais restauradores há muito tem sido praticada. No entanto, essa técnica apresenta a possibilidade de extensão da cavidade e exposição da polpa, sendo difícil avaliar exatamente o quanto de dentina deve ser removida. O capeamento pulpar indireto consiste da remoção parcial da cárie seguido da restauração definitiva do elemento dentário. Nesse método, os microorganismos remanescentes do tecido cariado tornam-se inviáveis devido à perturbação do biofilme e ao isolamento da cavidade. O presente trabalho teve como objetivo analisar a possibilidade de sucesso do capeamento pulpar indireto e avaliar quais materiais dentários estão indicados para utilização nessas circunstâncias. Realizou-se um levantamento bibliográfico de janeiro de 2009 a janeiro de 2010 nas bases de dados Medline, Pubmed, Lilacs e Scielo, utilizando os seguintes descritores: "stepwise excavation", "partial caries removal", "dental pulp capping" e "biocompatible materials". Foram incluídos artigos com base na temática proposta (remoção parcial do tecido cariado e capeamento pulpar indireto) e assuntos relacionados (tratamento expectante). Pôde-se inferir que o capeamento pulpar indireto é exequível e deve ser considerado para o controle de lesões cariosas agudas e profundas. Os materiais dentários usualmente indicados para serem associados a esta técnica são os cimentos de hidróxido de cálcio e o de ionômero de vidro. Porém, desde que a restauração sele eficazmente a cavidade do meio bucal externo, independente do material capeador utilizado, não haverá a progressão da lesão cariosa e sim a sua inativação.

Palavras-chave : Tratamento expectante; Remoção parcial da cárie; Capeamento da polpa dentária; Materiais biocompatíveis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português