SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

versão On-line ISSN 1808-5210

Resumo

AVELAR, Rafael Linard et al. Tumor de células granulares em língua: relato de caso. Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp. 39-42. ISSN 1808-5210.

O tumor de células granulares é um neoplasma benigno, incomum, que ocorre em várias partes do corpo, sendo encontrado normalmente na maxila, na pele, no trato gastrintestinal ou no trato respiratório. A língua e a mucosa jugal são os locais intraorais mais comuns. Sua etiologia é parcialmente conhecida e têm gerado controvérsias desde suas primeiras descrições. Várias origens têm sido propostas a partir de achados imunohistoquímicos e histopatológicos, provenientes de uma origem muscular, neural ou do tecido conjuntivo. O presente trabalho descreve um caso de tumor de células granulares em língua de uma paciente do sexo feminino. A partir de uma biópsia excisional, a avaliação histopatoológica revelou células granulares eosinofílicas que foram marcadas positivamente para a proteína S-100, dando suporte à origem neural da lesão e confirmando o diagnóstico de tumor de células granulares.

Palavras-chave : Tumor de Células Granulares; Mioblastoma de Células Granulares; Células de Schwann; Neoplasias da Língua.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português