SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

versão On-line ISSN 1808-5210

Resumo

LYRIO, Mariana Camilo Negreiros; PEREIRA FILHO, Valfrido Antônio; CASTRO E SILVA, Lucas Martins de  e  MORAES, Márcio de. Uso de hialuronidato de sódio para tratamento de deslocamento anterior de disco articular com travamento bucal. Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp. 49-56. ISSN 1808-5210.

As desordens da articulação temporomandibular (DTM), causando limitação de abertura bucal e dor, podem estar relacionadas com a restrição do deslizamento ou do deslocamento para diante do côndilo mandibular, causado pela aderência do disco à fossa. A artrocentese é lavagem da articulação, sendo considerado um processo simples que proporciona bons resultados em pacientes que apresentam esses sintomas. Este artigo apresenta um caso de deslocamento anterior de disco da ATM em que a paciente cita como queixa principal limitação aguda da abertura de boca, acompanhada de dor. Foi proposta como terapia a artrocentese da ATM com lavagem articular, associando corticoide e solução de hialuronato de sódio. Conclui-se que a artrocentese é um método pouco invasivo, simples e eficaz para determinados tipos de DTM, devendo ser considerada antes de procedimentos cirúrgicos mais invasivos.

Palavras-chave : Articulação Temporomandibular; Disco da Articulação Temporomandibular [lesões]; Transtornos da Articulação Temporomandibular; Deslocamento do Disco Intervertebral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português