SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

versão On-line ISSN 1808-5210

Resumo

SANTOS, Marconi Eduardo Sousa Maciel et al. Nível de conhecimento dos profissionais de Enfermagem, Educação Física e Odontologia sobre traumatismo dentoalveolar do tipo avulsão. Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp. 95-102. ISSN 1808-5210.

Caracterizada pelo completo deslocamento do elemento dentário de seu alvéolo, a avulsão é o traumatismo dentoalveolar que proporciona os maiores danos funcionais, estéticos e psicológicos ao indivíduo. Diversos profissionais de saúde podem estar direta ou indiretamente relacionados a esse tipo de trauma na condução de ações preventivas e/ou emergenciais. Dessa forma, avaliou-se o nível de conhecimentos de profissionais Cirurgiões-Dentistas, Educadores Físicos e Enfermeiros sobre avulsão dentoalveolar relacionado à idade, ao sexo, a experiências e informações prévias, e no caso da Odontologia, também à especialidade de atuação. Neste estudo observacional, analítico, transversal e em consonância com princípios bioéticos, aplicou-se um questionário em duas fases: sendo a primeira avaliando conhecimentos gerais (sessão I), direcionada a todos os profissionais, e a segunda abordando conhecimentos específicos (sessão II), restrita aos Cirurgiões-Dentistas. Os dados obtidos foram analisados por meio de testes paramétricos e não-paramétricos com um nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que, na sessão I, os profissionais de Educação Física e Enfermagem apresentaram baixo conhecimento sobre o tema com médias de acertos de 5,33 ± 2,26 e 5,33 ± 2,23 pontos respectivamente. Os profissionais Cirurgiões-Dentistas não apresentaram um bom desempenho nas questões específicas (4,73±2,04 pontos), sendo a Odontopediatria a especialidade que obteve maiores médias de acertos. O fator experiência prévia relacionou-se com uma maior média de acertos apenas para Educadores Físicos e Enfermeiros. As variáveis sexo e idade não influenciaram nas médias de acertos. Diante do exposto, fica claro que o nível de conhecimento sobre avulsão dentoalveolar foi baixo para todos os profissionais e especialidades envolvidas nessa amostra.

Palavras-chave : Avulsão Dentária; Traumatismos Dentários; Conhecimentos [Atitudes e Prática em Saúde]; Estudantes de Ciências da Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português