SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

versão On-line ISSN 1808-5210

Resumo

SANT'ANNA, Fernanda; ROSSI, Marcelle Alvarez; CERQUEIRA, Arlei  e  FERNANDES, Atson Carlos de Souza. Cricotireotomia no manejo de obstrução aguda das vias aéreas. Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 35-41. ISSN 1808-5210.

O objetivo deste trabalho é o de debater a respeito da cricotireotomia, ressaltando suas indicações, complicações e demais aspectos relevantes, especialmente no que diz respeito à técnica cirúrgica e as estruturas anatômicas relacionadas. Durante o atendimento em consultório odontológico, o cirurgião-dentista pode se deparar com complicações decorrentes do procedimento ou de alterações fisiológicas apresentadas pelo paciente. A obstrução aguda das vias aéreas superiores é uma complicação grave e de caráter emergencial, devendo o profissional estar preparado para reverter esse quadro com brevidade. A cricotireotomia consiste em uma manobra de emergência, capaz de devolver a permeabilidade das vias aéreas superiores, sendo reservada para situações de obstrução extrema acima da altura das pregas vocais, como em reações anafiláticas e, eventualmente, em traumatismo facial severo. Esse procedimento não deve ser realizado em crianças menores de 5 anos de idade, indicando-se cautela em crianças menores de 10 anos. Para a realização precisa da técnica cirúrgica, é imprescindível o conhecimento tanto da técnica em si quanto da anatomia topográfica regional.

Palavras-chave : Obstrução das Vias Respiratórias [complicações]; Procedimentos Cirúrgicos Ambulatórios; Músculos Laríngeos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português