Serviços Personalizados
Artigo
Links relacionados
Compartilhar
Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial
versão On-line ISSN 1808-5210
Resumo
VASCONCELOS, Lianne D'Oleron Lima; MOREIRA, Nathalia Vieitez Rodrigues; SILVA, Leorik Pereira da e SOBRAL, Ana Paula Veras. Expressão da metaloproteinase 9 no carcinoma de células escamosas oral. Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. [online]. 2013, vol.13, n.4, pp. 89-94. ISSN 1808-5210.
A metaloproteinase-9 (MMP-9) ou gelatinase B pertence à família das metaloproteinases da matriz, enzimas que degradam componentes da matriz extracelular (MEC) e da membrana basal e estão implicadas no processo de carcinogênese, contribuindo para a progressão tumoral, invasão e metástase. Neste trabalho, a MMP-9 foi utilizada como marcador imuno-histoquímico, a fim de correlacionar sua expressão com a gradação histológica de 28 casos de carcinoma de células escamosas oral (CCEO) obtidos do Laboratório de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE). As amostras foram classificadas quanto ao grau de malignidade em carcinoma in situ, baixo grau, grau moderado e alto grau de malignidade. A técnica imuno-histoquímica foi realizada através do método estreptavidina-biotina, utilizando o anticorpo anti-MMP9. Na análise estatística, foi utilizado o teste Exato de Fischer, com nível de significância de p=0.05. Verificou-se que a MMP-9 apresentou positividade em 24 casos (85.7%) de CCEO, sendo observada correlação estatisticamente significativa entre a expressão da MMP-9 e o grau de malignidade (p=0.002). Os resultados indicam que a expressão da MMP-9 pode ser sugerida como fator preditivo de comportamento biológico agressivo no CCEO.
Palavras-chave : Carcinoma de células escamosas.; Neoplasias bucais.; Imuno-histoquímica.; Metaloproteinase 9 da Matriz..