SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

versão On-line ISSN 1808-5210

Resumo

SCANNAVINO, Fábio Luiz Ferreira; SANTOS, Fabiano de Sant'Ana dos; NOVO NETO, José Pereira  e  NOVO, Leonardo Pereira. Análise epidemiológica dos traumas bucomaxilofaciais de um serviço de emergência. Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. [online]. 2013, vol.13, n.4, pp. 95-100. ISSN 1808-5210.

Objetivo: Analisar a epidemiologia dos traumas bucomaxilofaciais de um serviço de emergência. Metodologia: Estudo retrospectivo de corte longitudinal histórico realizado por meio da análise de prontuários de pacientes atendidos no serviço de emergência da Santa Casa de Misericórdia de Barretos, São Paulo, Brasil, no período de março de 2004 a abril de 2009. Resultados: Foram analisados 250 prontuários, sendo a maioria do gênero masculino (85%; n=213). Quanto a faixa etária, (36%; n=90) dos traumatismos bucomaxilofaciais ocorreram entre 26 a 40 anos de idade. Trinta e cinco por cento (n=87) dos pacientes foram vítimas de acidentes de trânsito. As agressões físicas corresponderam a (24%; n=60) das emergências realizadas. Vinte e dois por cento (n=55) dos traumas se enquadraram em "outros", 15% (n=38) dos traumas foram provocados por acidentes domésticos e 3% (n=8) por acidentes laborais. Um por cento (n=2) foi relacionado a acidente por arma de fogo. Conclusão: Os traumas bucomaxilofaciais são frequentes nos serviços de emergência e os acidentes de trânsito e a violência urbana são os principais fatores etiológicos desta epidemia.

Palavras-chave : Traumatismos faciais; Fraturas maxilomandibulares; Ferimentos e lesões; Acidentes de trânsito; Violência..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português