16 1 
Home Page  

Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

  ISSN 1808-5210

TRENTO, Guilherme dos Santos et al. Análise por Elementos Finitos das Forças Mastigatórias em uma Placa de Reconstrução Mandibular. Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. []. 2016, 16, 1, pp. 13-17. ISSN 1808-5210.

Ressecção cirúrgica é um tratamento radical de algumas patologias que acometem a mandíbula e suas estruturas associadas. A técnica baseia-se na remoção total da lesão com uma margem de segurança em toda a sua dimensão, podendo ser ela marginal ou parcial. A escolha dá-se pela proximidade da extensão da lesão com a margem inferior da mandíbula. Em situações de ressecção mandibular parcial, remove-se parcialmente a margem inferior da mandíbula o que, posteriormente, dificulta a reobtenção da estética e funcionalidade do aparelho estomatognático, sendo a área reconstruída com uma placa de reconstrução óssea. A análise de elementos finitos (AEF) é uma forma de análise matemática, que se fundamenta na divisão de uma estrutura em um número finito de pequenas áreas, denominado de elementos finitos. A essa divisão dá se o nome de "malha". Em geral, a AEF possui a capacidade de modelar matematicamente estruturas, tornando-se possível a aplicação de forças em qualquer ponto e/ou direção. Dessa forma, conseguem-se dados sobre a deformação e o grau de tensão inicial, sendo possível, assim, representar situações in vivo, expressando condições compatíveis com o real. O trabalho visa analisar e simular as tensões geradas pelas forças mastigatórias, com o uso de elementos finitos, em simulação de uma mandíbula reconstruída com placa e parafusos de titânio, após sua ressecção parcial.

: Mandíbula; Neoplasias Maxilomandibulares; Músculos Mastigatórios; Análise de Elementos Finitos; Técnicas de Fixação da Mandíbula.

        · Inglés     · Portugués     · Portugués