SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

versão On-line ISSN 1808-5210

Resumo

MORAES, Sandra Lúcia Dantas de et al. Impacto de uma experiência extensionista na formação universitária. Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 39-44. ISSN 1808-5210.

Este estudo teve como objetivo analisar o impacto do projeto de extensão universitária, Resgatando Sorrisos, na formação de estudantes do curso de Odontologia da FOP - UPE, nos anos de 2013 e 2014. Foram utilizados 02 questionários em momentos distintos, tendo como amostra 71 alunos. Foi utilizado o teste de hipótese estatística Wilcoxon para comparar as respostas de antes e depois da ação. Diante da elevada frequência de respostas, como "muitíssimo" e "bastante", observamos um alto grau de aceitação e entendimento da importância do projeto na formação do aluno, assim como no que se refere à capacidade de mudança que o projeto pode causar na vida dos pacientes e sua possível aplicabilidade no sistema público de saúde, dentre outras questões. Contudo, observa-se no ano de 2014 em quesito referente ao grau de expectativa inicial e satisfação final do projeto, uma diferença estatística entre a ida e a volta, p=o,o1. Conclui-se que os alunos apresentam um entendimento positivo em relação à ação extensionista, considerando-a importante para sua formação profissional e pessoal.

Palavras-chave : Educação em odontologia; Extensão comunitária; Cobertura de serviços de saúde; Estudantes de odontologia; Universidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português