SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Odonto Ciência (Online)

versão On-line ISSN 1980-6523

Resumo

MARTINS, Ronald Jefferson et al. Níveis de estresse e distúrbios do sono em indivíduos com disfunção temporomandibular. Rev. odonto ciênc. (Online) [online]. 2010, vol.25, n.1, pp. 32-36. ISSN 1980-6523.

OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi comparar níveis de estresse e qualidade do sono em indivíduos com DTM. METODOLOGIA: O universo desta pesquisa constituiu-se por 354 indivíduos de ambos os sexos do município de Piacatu, SP, Brasil. Os dados foram coletados através do uso de: Questionário de Fonseca para verificar o grau de DTM, Índice da Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) para a qualidade do sono e a Escala de Reajustamento Social (SRRS) para o grau de estresse. Os dados foram tabulados por meio do programa Epi Info 2000, versão 3.2, e analisados estatisticamente por meio do Teste Qui-Quadrado, ao nível de significância de 5%. RESULTADOS: Do total, 180 (50,8%) apresentavam algum grau de disfunção temporomandibular, sendo que destes, 96 (53,3%) tinham distúrbios do sono e 107 (59,4%) graus mais elevados de estresse. O teste estatístico mostrou relação entre os fatores analisados (P<0,01). CONCLUSÃO: Há associação estatisticamente significativa entre qualidade do sono e estresse em indivíduos com DTM.

Palavras-chave : Articulação temporomandibular; síndrome da disfunção da articulação temporomandibular; transtornos do sono; estresse.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês