SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Odonto Ciência (Online)

versão On-line ISSN 1980-6523

Resumo

BISI, Maurício André et al. Relação entre ruído e deslocamento de disco da articulação temporomandibular utilizando imagem de ressonância magnética. Rev. odonto ciênc. (Online) [online]. 2010, vol.25, n.1, pp. 37-41. ISSN 1980-6523.

OBJETIVO: A ressonância magnética nuclear (RMN) é de grande utilidade para o diagnóstico das desordens temporomandibulares, inclusive o deslocamento de disco é muito comum. O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre ruído articular e deslocamento de disco com e sem redução por meio de avaliação clinica e ressonância magnética nuclear. METODOLOGIA: O estudo examinou 58 pacientes clinicamente, que foram submetidos à RMN quando apresentavam de sinais e sintomas de deslocamento de disco uni ou bilateral. O diagnóstico obtido pela RMN foi comparado com os achados clínicos relativos à presença ou não de ruído articular. RESULTADOS: Dos 58 indivíduos estudados, 39 (67%) apresentaram ruído articular do tipo click, os restantes 19 (33%) não apresentaram ruídos. Dos 39 com ruído, a ocorrência bilateral foi de 29 (74%) e unilateral em 10 (26%) casos, sendo 5 (13%) do lado direito e 5 (13%) do lado esquerdo. CONCLUSÃO: Os resultados demonstraram que os ruídos articulares não estão restritos a articulações com deslocamento de disco com redução. A presença ou ausência de ruído articular não devem ser os únicos aspectos considerados para o diagnóstico diferencial entre deslocamento de disco com e sem redução.

Palavras-chave : Articulação temporomandibular; deslocamento de disco; ruído articular; imagem por ressonância magnética.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês