SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Odonto Ciência (Online)

versão On-line ISSN 1980-6523

Resumo

MADHUSUDHAN, AS et al. Mucinose oral focal: relato de dois casos. Rev. odonto ciênc. (Online) [online]. 2010, vol.25, n.3, pp. 310-313. ISSN 1980-6523.

OBJETIVO: Mucinose oral focal (MOF), uma lesão equivalente à mucinose cutânea focal, é uma doença rara de etiologia desconhecida. Sua patogênese pode ser devido a superprodução de ácido hialurônico pelo fibroblasto às expensas de produção de colágeno, resultando em degeneração mixoide focal de tecido conjuntivo primariamente afetando a mucosa sobre o osso. Não tem características clínicas distintas e o diagnóstico é baseado somente em características histopatológicas. Este artigo relata dois casos e discute as características clinico-patológicas e imuno-histoquímicas, bem como o diagnóstico diferencial de lesões mixomatosas da cavidade bucal. DESCRIÇÃO DOS CASOS: Os dois casos de lesões de MOF estavam presentes no palato duro de um paciente do sexo masculino, de 50 anos de idade, e na mandíbula de uma paciente do sexo feminino, de 26 anos. Estes parecem ser os primeiros casos relatados na população da India. CONCLUSÃO: A análise histopatológica e imuno-histoquímica de Vimentin e proteína S-100 podem ter um papel importante no correto diagnóstico de MOF.

Palavras-chave : Mucinose oral focal; lesão mixomatosa; mucinose cutânea focal; hyaluronic acidcido hialurônico; degeneração mixoide focal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês