SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RGO.Revista Gaúcha de Odontologia (Online)

versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

VASCONCELOS, Belmiro Cavalcanti do Egito; NOGUEIRA, Ricardo Viana Bessa; CARVALHO, Ricardo Wathson Feitosa  e  ANTUNES, Antonio Azoubel. Anquilose temporomandibular: uma rara manifestação da espondilite anquilosante. RGO, Rev. gaúch. odontol. (Online) [online]. 2011, vol.59, n.3, pp. 503-5508. ISSN 1981-8637.

Espondilite anquilosante é considerada uma condição crônica do grupo de doenças inflamatórias sistêmicas, de padrão reumático, que acomete os tecidos conectivos, afetando, primariamente, o esqueleto axial, sendo incomum nas articulações periféricas. A doença traz limitações no cotidiano, através da atividade motora reduzida, em virtude da rigidez, comprometendo o estado emocional e a qualidade de vida. Apesar de ser pouco comum a queixa de sintomas na articulação temporomandibular, o envolvimento dessa articulação, em alguns casos, pode ocasionar sintomas graves. Episódios de cefaleia frequentes e de longa duração além de dor maxilar ao movimento de abertura bucal são os sintomas mais frequentes do acometimento temporomandibular. No início da doença, os sintomas são geralmente unilaterais e intermitentes. Conforme a doença avança, estes são mais severos, podendo chegar à rara ocorrência da anquilose temporomandibular. Os primeiros sinais clínicos da anquilose temporomandibular é a limitação dos movimentos mandibulares, sendo essencial o diagnóstico prematuro do acometimento dessa articulação, possibilitando uma abordagem precoce. Este artigo tem como objetivo relatar um caso raro de anquilose da articulação temporomandibular secundária à espondilite anquilosante, abordando seus aspectos clínicos e terapêuticos.

Palavras-chave : Anquilose.; Doenças reumáticas.; Espondilite anquilosante.; Transtornos da articulação temporomandibular..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português