SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RGO.Revista Gaúcha de Odontologia (Online)

versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

DE-AZEVEDO-VAZ, Sergio Lins et al. Tomografia por emissão de pósitrons em tumores malignos de cabeça e pescoço. RGO, Rev. gaúch. odontol. (Online) [online]. 2013, vol.61, n.3, pp. 183-188. ISSN 1981-8637.

Apresentando-se como um problema de saúde pública em todo o mundo, o câncer de cabeça e pescoço caracteriza-se por sua alta morbidade e mortalidade. Quanto mais avançado o grau de diferenciação tumoral, mais mutiladoras tendem a ser as terapias empregadas. Desta forma, os avanços nos âmbitos da promoção de saúde, diagnóstico e tratamento são extremamente benéficos ao prognóstico. Esta revista da literatura tem por objetivo discorrer sobre a aplicação da tomografia por emissão de pósitrons no diagnóstico e planejamento terapêutico de pacientes portadores de tumores malignos de cabeça e pescoço, princípios de formação da imagem, radiofármacos utilizados, fusão de imagens tomografia por emissão de pósitrons e tomografia computadorizada e suas contribuições. O levantamento bibliográfico foi efetuado segundo estratégias sistematizadas relatadas em literatura. Fornecendo informações relativas à fisiologia das lesões através da administração de radiofármacos, pode ser observado que a tomografia por emissão de pósitrons, especialmente quando aliada à tomografia computadorizada, maximiza as possibilidades diagnósticas em determinadas indicações, favorecendo ao prognóstico e sugerindo redução na morbidade decorrente do tratamento no câncer de cabeça e pescoço.

Palavras-chave : Carcinoma de células escamosas.; Neoplasias de cabeça e pescoço.; Tomografia por emissão de pósitrons..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês