SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RGO.Revista Gaúcha de Odontologia (Online)

versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

D'AGULHAM, Anna Clara Duszczak et al. Anemia de Fanconi: principais manifestações bucais. RGO, Rev. gaúch. odontol. (Online) [online]. 2014, vol.62, n.3, pp. 1-8. ISSN 1981-8637.

Anemia de Fanconi é uma desordem genética recessiva e rara caracterizada por uma instabilidade cromossômica que induz a alterações congênitas nos indivíduos. Anemia aplásica pela falência progressiva da medula óssea, neoplasias malignas como leucemia mielóide aguda, tumores de fígado e carcinoma espinocelular, são algumas das possíveis evoluções da Anemia de Fanconi. Algumas dessas doenças desenvolvem-se principalmente após o transplante de medula óssea. O objetivo desta revisão crítica da literatura é discorrer sobre as principais manifestações bucais e sua implicação na saúde dos indivíduos doentes da Anemia de Fanconi. Os achados clínicos bucais descritos na literatura incluem alterações periodontais, como gengivite e periodontite agressiva; úlcera aftosa recorrente e lesão traumática. A atrofia papilar, macroglossia, pigmentação melânica e o carcinoma espinocelular são as manifestações bucais mais comuns na língua. Um aumento do risco ao desenvolvimento de neoplasias malignas em indivíduos com Anemia de Fanconi é relatado, sendo este progressivo após o transplante de medula óssea. Nas radiografias são observadas anomalias dentárias como a presença de supranumerários, agenesias dentárias, giroversão e transposição dentária. O fluxo salivar e alguns componentes salivares também estão alterados. Devido à suscetibilidade aumentada ao desenvolvimento do câncer nessa população específica, torna-se importante para o cirurgião dentista conhecer as manifestações bucais comuns e as lesões cancerizáveis para realizar um diagnóstico precoce nos indivíduos com Anemia de Fanconi.

Palavras-chave : Transplante de medula óssea; Anemia de Fanconi; Manifestações bucais; Mucosa bucal; Carcinoma de células escamosas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês