SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RGO.Revista Gaúcha de Odontologia (Online)

versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

DALAZEN, Chaiane Emilia; SINHORETI, Mario Alexandre Coelho  e  COUTINHO, Margareth. Efeito do tratamento superficial no reparo de resina a base de silorano. RGO, Rev. gaúch. odontol. (Online) [online]. 2015, vol.63, n.4, pp. 376-382. ISSN 1981-8637.

Objetivo Avaliar o efeito de diferentes tratamentos de superfície, na resistência de união de reparo em um compósito à base de silorano envelhecido. Métodos Foram confeccionados espécimes de compósito a base de silorano (P90, 3M/ESPE), envelhecidos com termociclagem (10.000 ciclos, 5-55ºC) e aleatoriamente submetidos a diferentes tratamentos de superfície (cada grupo n= 24): grupo controle (sem reparo); grupo 1 (só aplicação do adesivo do P90); grupo 2 (asperização com ponta diamantada + adesivo do P90); grupo 3 (jateamento com óxido de alumínio + adesivo do P90) e grupo 4 (asperização e jateamento + adesivo do P90). Em seguida, os espécimes foram reparados com o mesmo compósito de silorano e cada grupo subdivididos aleatoriamente em 2 subgrupos: armazenados em água destilada à 37 °C por 7 dias ou submetidos termociclagem (5.000 ciclos). Após o envelhecimento, foi realizado o teste de tração. Os dados foram submetidos à análise de variância a dois fatores (ANOVA 2-way). Resultados Os grupos reparados que foram submetidos ao envelhecimento de 7 dias em estufa não diferiram estatisticamente (p>0,05) dos grupos correspondentes envelhecidos com termociclagem. A resistência de união dos espécimes foi significativamente influenciada pelo tratamento superficial (p<0,01). Os maiores valores de resistência à tração foram encontrados nos grupos 3 (20,76 ± 4,51 MPa) e 4 (20,67± 3,96 MPa), independente do envelhecimento ou do reparo. Conclusão O reparo de compósito à base de silorano se mostrou estável após envelhecimento e o tratamento superficial com jateamento de óxido de alumínio foi o mais efetivo.

Palavras-chave : Reparação de restauração dentária.; Falha de restauração dentária.; Materiais dentários.; Resistência à tração..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês