SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RGO.Revista Gaúcha de Odontologia (Online)

versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

RODRIGUES, Vanilde Rocha. Efeito de pontas diamantadas com alta rotação na resistência à tração de núcleos cimentados com fosfato de zinco em diferentes tempos de preparação. RGO, Rev. gaúch. odontol. (Online) [online]. 2015, vol.63, n.4, pp. 405-410. ISSN 1981-8637.

Objetivo Saber o efeito desse acabamento, para que se possa prosseguir com a preparação desses núcleos na clínica diária de forma segura, sem comprometer a longevidade da restauração protética. Métodos Utilizou-se neste estudo, 48 pré-molares unirradiculares humanos, que após a secção de suas coroas, foram tratados endodonticamente, e seus condutos radiculares preparados com 8 mm de profundidade para receber núcleos fundidos em liga de cobalto-cromo. A cimentação foi feita com fosfato de zinco e o teste de tração realizado em diferentes tempos de preparação: G1- sem repreparo após a cimentação (controle); G2- repreparados 24 horas após a cimentação e G3- repreparados 15 minutos após a cimentação. Resultados A análise estatística revelou não haver diferença significativa nos valores de resistência à tração nos diferentes grupos (p = 0,233), ou seja, o repreparo do núcleo após 15 minutos ou 24 horas da cimentação não causou redução significativa na resistência à tração entre o núcleo e o remanescente radicular quando se empregou cimento de fosfato de zinco. Conclusão o repreparo do núcleo metálico fundido após 15 minutos ou 24 horas da cimentação não causou redução significativa na resistência à tração entre o núcleo metálico fundido e o remanescente radicular, embora em valores absolutos tenha havido uma diferença importante.

Palavras-chave : Película cimentante.; Repreparo de núcleo.; Pino e núcleo.; Retenção de pinos.; Cimento de fosfato de zinco..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês