SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RGO.Revista Gaúcha de Odontologia (Online)

versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

MORETI, Lucieni Cristina Trovati et al. Estudo descritivo de periodontite periapical detectada em exames de Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico. RGO, Rev. gaúch. odontol. (Online) [online]. 2016, vol.64, n.1, pp. 30-36. ISSN 1981-8637.

Objetivo Realizar um estudo descritivo para avaliar periodontites periapicais em dentes com tratamento endodôntico em tomografia computadorizada de feixe cônico. Métodos Oitenta e seis exames que apresentaram pelo menos uma periodontite periapical foram selecionados e separados em dois grupos: 1 para a mandíbula, e 2 para a maxila. Todos os exames foram realizados na tomografia computadorizada de feixe cônico com os mesmos protocolos de aquisição, e o mesmo software de avaliação e de mensuração. As lesões foram classificadas de acordo com o índice periapical, mas sem considerar a expansão do osso cortical e/ou destruição. Resultados Cento e vinte sete dentes inferiores e 180 dentes superiores apresentaram periodontites periapicais com tamanho médio de 0,49 mm na mandíbula e de 0,75 mm na maxila. Observou-se que os pré-molares inferiores foram os dentes mais acometidos. Lesões identificadas entre os escores 0 e 1 corresponderam a 83,47% das lesões na mandíbula e 78,89% na maxila, sendo que 55,12% dos dentes tratados endodonticamente inferiores e 50% superiores não apresentaram lesões reincidentes ou em fase de reparação. Conclusão Houve um predomínio de periodontites periapicais pequenas, sendo os pré-molares os dentes mais acometidos por estas lesões.

Palavras-chave : Periodontite periapical.; Tomografia computadorizada de feixe cônico.; Diagnóstico por imagem.; Tecido periapical..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês