SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RGO.Revista Gaúcha de Odontologia (Online)

versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

CASTRO, Paulo Henrique de Souza et al. Epidemiologia e georreferenciamento dos casos de carcinoma epidermóide de boca e sua relação com agrotóxicos. RGO, Rev. gaúch. odontol. (Online) [online]. 2016, vol.64, n.2, pp. 124-131. ISSN 1981-8637.

Objetivo Analisar a prevalência dos casos de carcinoma epidermóide e fazer seu georreferenciamento, buscando correlaciona-los às áreas de maior produção agrícola e utilização de agrotóxicos. Métodos Trata-se de um estudo transversal, descritivo e retrospectivo realizado por meio de pesquisa dos laudos histopatológicos com diagnóstico confirmado de carcinoma epidermóide de boca emitidos de agosto de 2005 a dezembro de 2011 pelo serviço de patologia bucal do laboratório público do Estado de Mato Grosso. Os dados foram tabulados com o software IBM SPSS Statistics e a análise espacial utilizou o software ArcGIS 10.1. Resultados Houve um maior número de diagnósticos no ano de 2007 (26,6%), 99 casos (75%) eram de pacientes do sexo masculino; 96 casos (72,8%) eram de pacientes na faixa etária compreendida entre 41 e 70 anos e os municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis apresentam respectivamente o maior número de ocorrências. Conclusão Não foi encontrada relação entre a ocorrência dos casos de carcinoma epidermóide de boca e os municípios com grande produção agrícola e elevado uso de agrotóxicos.

Palavras-chave : Carcinoma de células escamosas.; Diagnóstico bucal.; Epidemiologia.; Neoplasias bucais.; Patologia bucal.; Análise espacial..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês