SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RGO.Revista Gaúcha de Odontologia (Online)

versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

COSTA, Eliana Dantas da; AMBROSANO, Glaucia Maria Bovi  e  PINELLI, Camila. Comportamento e percepção de práticas de higiene das mãos entre os estudantes de Odontologia. RGO, Rev. gaúch. odontol. (Online) [online]. 2016, vol.64, n.4, pp. 434-441. ISSN 1981-8637.

Objetivo Investigar o comportamento e a percepção sobre a prática da higiene das mãos entre acadêmicos de um Curso de Odontologia. Métodos Este estudo adotou a técnica qualitativa Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A amostra foi composta por estudantes matriculados numa Faculdade Pública de Odontologia do Estado de São Paulo, Brasil (n=54). Entrevistas semiestruturadas foram registradas em um gravador digital. A análise dos dados foi realizada por meio de abordagem quali-quantitativa com auxílio do programa Qualiquantisoft®. Resultados Estudantes mostraram conhecimento adequado quanto às diretrizes sobre a prática de higiene das mãos. Porém, consideraram que as luvas de procedimento seriam efetivas para evitar a contaminação cruzada e afirmaram que a infraestrutura inadequada de pias e a falta de materiais de consumo minavam a adesão. Relataram que o comportamento em higiene das mãos de profissionais e de alguns professores era negligente quanto à higiene das mãos, especialmente antes de calçarem luvas e após retirarem. Relataram que a faculdade oferecia ensino para correto treinamento, mas atribuíram a si próprios a postura negligente. Entretanto, apresentaram-se muito preocupados de serem hipoteticamente atendidos por profissionais que não lavassem as mãos. Conclusão Algumas falhas quanto à conformidade com a higiene das mãos entre estudantes de Odontologia foram identificadas. Estratégias educativas, por meio da motivação e do ajuste da conformidade da prática pelos professores seriam fundamentais para aumento da adesão. Adicionalmente, melhorias na infraestrutura nessa instituição, por meio de novas pias e disponibilidade irrestrita de material de consumo beneficiaria a adesão à higiene das mãos.

Palavras-chave : Comportamento.; Higiene das mãos.; Capacitação de recursos humanos em Saúde.; Pesquisa qualitativa.; Percepção..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês