SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. vol.66 no.3 Sao Paulo Jul./Set. 2012

 

ARTIGO ORIGINAL

 

Tratamento Restaurador Atraumático (ART): curso de treinamento baseado em Educação Apoiada em Tecnologia

 

Atraumatic Restorative Treatment (ART): an e-learning training course

 

 

Priscila Regina LovatoI; Daniela Prócida RaggioII; Chao Wen LungIII; Ana Estela HaddadIV; Lucila Basto CamargoV

IGraduação em Odontologia - Cirurgiã-Dentista
IIDoutora - Professora da Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP
IIIDoutor-Professor da Disciplina de Patologia da Faculdade de Odontologia da USP
IVLivre Docente - Professora Associada da Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP
VDoutora - Professora da disciplina de Odontopediatria Unip/Campinas

Autor para correspondência

 

 


 

RESUMO

O objetivo deste estudo longitudinal prospectivo foi avaliar a efetividade de um curso de treinamento em Tratamento Restaurador Atraumático (ART) baseado na Educação Apoiada em Tecnologia. O curso aborda filosofia e técnica do ART, utilizando diferentes recursos (DVD - 40 minutos). A amostra consistiu de alunos de graduação em Odontologia / Unip Campinas, de maneira que, de 60 alunos convidados, 30 iniciaram e 17 finalizaram a pesquisa. Os participantes foram submetidos a um processo de avaliação antes e depois do treinamento à distância. A correção das questões dissertativas foi realizada por uma única pesquisadora previamente calibrada (CCI=0,991; 95%IC=0,975-0,996). Os participantes apresentaram ganho de conhecimento após o curso (p˂0,0005), entretanto, a média geral final (todos os alunos) ficou abaixo de seis. Conclui-se que o curso de treinamento em ART baseado em Educação Apoiada em Tecnologia deve ser associado a outras estratégias de ensino-aprendizagem quando aplicado em alunos de graduação.

Descritores: educação em odontologia; educação à distância; tratamento restaurador atraumático


 

ABSTRACT

The purpose of this study was to assess the effectiveness from an e-learning training course on Atraumatic Restorative Treatment (ART). The course presented the ART philosophy and technique by using different resources (DVD - 40 minutes). The sample consisted of undergraduate students in Dentistry / UNIP Campinas and sixty students were invited, thirty started and seventeen finished the study. Participants were submitted to an assessment process before and after the distance-training course. A single calibrated researcher corrected the tests (ICC = 0.991, 95% CI=0.975 to 0.996). Participants showed knowledge improvement after the course (p˂0.0005), however, the final average of all students was below 6.0. In conclusion, this e-learning course has the potential of improving the ART knowledge but the use of other teaching and learning strategies is recommended when applied to undergraduate students.

Descriptors: education, dental; education, distance; atraumatic restorative treatment


 

 

RELEVÂNCIA CLÍNICA

Explorar a efetividade de cursos baseados em Eduacação Apoiada em Tecnologia para promover treinamento à distância de filosofias e técnicas cientificamente comprovadas.

 

INTRODUÇÃO

A Educação Apoiada em Tecnologia pode ser definida como aprendizado planejado que ocorre normalmente em tempo e local diversos, exigindo técnicas especiais de criação de curso, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais1. Sua prática e estudo avançaram consideravelmente nos últimos dez anos em função do surgimento de novas tecnologias, especialmente o computador e a internet2.

Dentre as vantagens relacionadas a esta modalidade de ensino é possível citar a boa aceitabilidade por parte dos alunos em razão da ampla autonomia com relação à maneira, local e momento de dedicação ao estudo3. Sua utilização tem potencial para reduzir a desigualdade no acesso à educação de qualidade, uma vez que, não faz distinção com relação às características pessoais, socioeconômicas ou culturais dos alunos envolvidos. Além disso, há uma redução significativa nos custos e tempo de deslocamento de alunos e professores4.

A integração da Educação Apoiada em Tecnologia aos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação, de maneira parcial ou total, na iniciativa pública ou privada, é evidente5. Sendo assim, diversos estudos, em diferentes áreas, vêm sendo conduzidos com o objetivo de conhecer as percepções dos alunos com relação aos cursos e conteúdos à distância6,7 e avaliar o desempenho dos mesmos3,8. Os estudos indicam que o aprendizado mediado por tecnologia apresenta resultados semelhantes9,10 ou até superiores aos da metodologia de ensino tradicional11,12.

Esta modalidade de ensino pode ser utilizada para inúmeros propósitos inclusive treinar alunos e profissionais da área da saúde para executarem tratamentos cientificamente comprovados. Um tratamento para a cárie que apresenta evidência científica de efetividade13,14 e pode trazer benefícios importantes para a população é o chamado Tratamento Restaurador Atraumático (ART). Foi preconizado no início da década de 80 e oficialmente adotado em situações clínicas nos anos 90 pela Organização Mundial de Saúde15. Combina procedimentos preventivos e restauradores e apresenta como características principais a remoção do tecido cariado amolecido infectado com o auxílio de instrumentos manuais e o vedamento das cavidades e sulcos adjacentes com material restaurador quimicamente ativado, realizado sob isolamento relativo do campo operatório16.

Dentre as vantagens da técnica estão a não necessidade de anestesia e equipamento odontológico convencional, baixo custo e, principalmente, a conservação de estrutura dentária. Não apresenta restrições com relação à faixa etária e é muito bem utilizado na Odontopediatria e Odontogeriatria em função da redução tanto do tempo de cadeira quanto do nível de estresse durante a sessão odontológica, uma vez que, crianças e idosos, em geral, apresentam menor tolerância ao tratamento17,18. Entretanto, é fundamental que os profissionais estejam adequadamente treinados para que os resultados esperados sejam alcançados.

Diante do exposto, é coerente supor que o uso da Educação Apoiada em Tecnologia para treinamento profissional poderia contribuir de maneira significativa para o aprendizado do ART. Este estudo teve como objetivo investigar a efetividade de um curso de treinamento em ART baseado na Educação Apoiada em Tecnologia aplicado em alunos de graduação.

 

MATERIAIS E MÉTODOS

Os participantes receberam, por escrito, informações sobre o estudo e, de forma espontânea, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Este estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Paulista/UNIP – Protocolo FR- 454755.

O curso de treinamento em ART baseado na Educação Apoiada em Tecnologia utilizado nesta pesquisa foi desenvolvido previamente por uma equipe que incluiu pesquisadores das disciplinas de Odontopediatria e Telemedicina da Universidade de São Paulo (USP). Foi desenvolvido em formato de DVD (aproximadamente 40 minutos) e utilizou cinco recursos para sua construção: projeto "Homem Virtual" para gerar vídeos ilustrativos sobre desenvolvimento da lesão de cárie e sequência clínica da fase restauradora do ART, entrevistas com especialistas em ART e filmagens clínicas de atendimentos realizados na clínica de pesquisa em ART do departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Fousp.

A amostra foi composta por alunos do 5° e 7° semestre do curso de graduação em Odontologia da Universidade Paulista–Unip/Campinas, de maneira que, todos os 60 integrantes das turmas de 2011 foram convidados e aqueles que aceitaram participar da pesquisa foram incluídos na amostra. O critério de inclusão não ofereceu restrições com relação ao sexo ou a faixa etária.

Inicialmente, os alunos responderam um questionário com o objetivo de revelar o perfil dos indivíduos, nível inicial de conhecimento em ART, credibilidade no tratamento e interesse na capacitação. A seguir, os participantes foram submetidos a uma prova setorizada presencial sobre ART feita nos moldes do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE)19. Setor 1 - cognitivo teórico-conceitual (cinquenta frases do tipo verdadeiras ou falsas), setor 2 - cognitivo-raciocíniocontextualização (nove questões clínicas dissertativas), setor 3 - prático de observação (exibição de cinco vídeos associados a questões dissertativas).

Na sequência, os alunos receberam o DVD e tiveram aproximadamente 30 dias para o treinamento à distância em ART. Para avaliação do ganho de conhecimento (nível competência) após o curso, os participantes foram submetidos novamente a mesma prova setorizada acima citada.

A correção das provas foi realizada por uma examinadora previamente calibrada em função da subjetividade inerenteà correção das questões dissertativas. O processo de calibração foi descrito em um estudo prévio20 e envolveu duas examinadoras que realizaram o gabarito pontuado buscando torná-lo o mais objetivo possível, estabelecendo determinados itens a serem considerados. Foram selecionadas aleatoriamente cinco provas para serem corrigidas separadamente pelas duas examinadoras. Em seguida as questões foram avaliadas uma a uma e, em caso de notas divergentes, as examinadoras discutiram as diferenças até que um consenso fosse alcançado. Na sequência, a correção das provas envolvidas no estudo prévio ocorreu separadamente. Naquela ocasião, foi realizado o teste de concordância inter-examinador (CCI=0,970; 95%IC=0,916-0,989). Após três meses, para a obtenção do grau de concordância intra-examinador, uma das examinadoras foi selecionada por meio de sorteio para corrigir novamente 20% da amostra (CCI=0,991; 95%IC=0,975- 0,996). Uma dessas duas examinadoras acima citadas efetuou a correção das provas deste estudo.

Para comparação das notas, de cada participante, alcançadas no processo de avaliação (inicial e final) foi utilizado o teste t de Student pareado pelo fato da amostra ter apresentado distribuição normal (teste Kolmogorov-Smirnov).

 

RESULTADOS

Dos 60 alunos convidados a participar do estudo, 30 realizaram a avaliação inicial e 17 alunos compareceram para a prova final.

Os dados coletados no questionário inicial estão apresentados nas tabelas 1 e 2.

As notas de cada aluno foram comparadas considerando inicialmente cada setor da prova e, também, a média destes três setores (Setor 1 p<0,0007; Setor 2 p<0,005; Setor 3 p<0,05 e Média geral p<0,0005). Os alunos envolvidos apresentaram ganho de conhecimento, após terem sido submetidos ao curso à distância, em todos os níveis de comparação realizados.

Quando se realizou a média geral (todos os alunos) os valores atingidos foram: setores 1, 2 e 3 na avaliação inicial 5.94, 2.97 e 3.97 e na avaliação final 7.62, 4.61 e 4.90, respectivamente. A média dos três setores na avaliação inicial foi 4.25 e final 5.74.

 

 

 

 

 

DISCUSSÃO

Este estudo se propôs a avaliar um curso baseado em Eduacação Apoiada em Tecnologia que tem como objetivo promover treinamento em ART. Trata-se de um tratamento que promove diversos benefícios16 e apresenta evidência científica14 e, em função disso, é desejável que os Cirurgiões-Dentistas dominem sua filosofia e técnica e tenham confiança na sua aplicação clínica.

O fato de termos optado por um treinamento exclusivamente à distância, nos possibilitou conhecer a efetividade de um curso que emprega a maioria dos recursos na produção de materiais didáticos de excelente qualidade para fins de autoestudo, com pouca ênfase para a interação professor-aluno. Esta é uma condição que, teoricamente, poderia limitar o aprendizado21, porém promove alta acessibilidade podendo alcançar milhares de alunos espalhados pelo país, atingindo aqueles que residem em locais distantes dos grandes centros. É uma forma simples e de baixo custo, que requer apenas a distribuição do DVD.

Em um estudo prévio20, este mesmo curso foi aplicado em Cirurgiões-Dentistas da rede pública do estado de São Paulo, apresentando resultados bastante animadores com relação ao ganho de conhecimento relativo ao ART. Sendo assim, no presente trabalho, o mesmo foi aplicado em alunos de graduação para testar o potencial do curso quando utilizado em alunos com características diferentes dos profissionais anteriormente estudados. Dentre estas diferenças podemos citar faixa etária inferior, experiência clínica reduzida e maior conforto, com a tecnologia que é comum nos mais jovens.

Este estudo apresentou uma taxa de adesão de 50%, e perda amostral bastante significativa de 43,3%. Possivelmente, estes dados estejam relacionados a certo nível de imaturidade dos alunos de graduação para encararem um curso em que a questão motivacional individual tem grande influência no desempenho do aluno, uma vez que, este processo envolve aprendizado auto-dirigido22. Além disso, é possível supor que a ausência da necessidade do ART em suas práticas clínicas, também tenha colaborado para baixa taxa de adesão ao curso.

Com relação ao questionário inicial foi observado que os alunos, previamente ao curso, defendiam o ART e recomendavam este tratamento para a população. Entretanto, a maioria desses alunos considerava o ART como tratamento urgencial ou provisório evidenciando um conceito inicial equivocado sobre o tema. Além disso, muitos relataram nunca ter realizado a técnica, e os alunos se mostravam favoráveis ao estabelecimento de cursos de capacitação em ART.

Apesar da necessidade de autodisciplina, da falta de interação com os professores e das possíveis dificuldades técnicas com o DVD, a análise quantitativa dos dados mostrou diferença estatisticamente significante entre as avaliações inicial e final. Sendo assim, é possível afirmar que os participantes apresentaram ganho real de conhecimento sobre o ART. Este dado nos permite entender que aqueles alunos que vencem as resistências iniciais relativas à falta de maturidade e motivação, são favorecidos com ganho de conhecimento, entretanto, é importante ressaltar que apesar de ter havido diferença estatisticamente significante entre as avaliações, a média final geral ficou abaixo de seis e, portanto, este desempenho precisa ser aprimorado.

Em relação aos resultados dos três setores considerados de forma isolada os alunos apresentaram rendimento baixo. No setor 1 que buscou avaliar o conhecimento teórico sobre ART, as notas finais atingiram um nível aceitável (7.62), entretanto, no setor 2 que avaliou a maturidade e capacidade de decisão e setor 3 relativo a capacidade de observação, as notas na avaliação final foram insatisfatórias 4.61 e 4.90, respectivamente.

É relevante ressaltar a importância de se realizar avaliações iniciais e finais nos cursos aplicados exclusivamente à distância como forma de se certificar do desempenho e até mesmo de motivar os alunos a alcançarem um melhor resultado. A experiência desenvolvida neste trabalho poderá contribuir para aperfeiçoar no âmbito da graduação, as metodologias adotadas no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a experiência vivida pelos participantes proporciona uma maior abertura para novas propostas educacionais além de ter oportunizado o treinamento em um tratamento para a cárie que preserva estrutura dentária, reduz nível de ansiedade e apresenta evidencia cientifica.

 

CONCLUSÃO

Conclui-se que o curso de treinamento em ART baseado em Educação Apoiada em Tecnologia deve ser associado a outras estratégias de ensino-aprendizagem quando aplicado em alunos de graduação.

 

APLICAÇÃO CLÍNICA

• Promover treinamento em Tratamento Restaurador Atraumático (ART) por meio de uma modalidade de ensino atual e eficaz que é o Ensino Apoiado em Tecnologia.

• Beneficiar a população com um tratamento que reduz o nível de ansiedade do paciente e controla a cárie preservando estrutura dentária.

 

REFERÊNCIAS

1. Moore M, Kearsley G. Educação a distância: Uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning; 2008.         [ Links ]

2. Peters O. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: Unisinos; 2006.         [ Links ]

3. Reynolds PA, Rice S, Uddin M. Online learning in dentistry: the changes in undergraduate perceptions and attitudes over a four year period. Brittish Dent J 2007 Oct; 203(7): 419-23.         [ Links ]

4. Zhang D, Nunamaker JF. Powering e-learning in the new Millennium: an overview of e-learning and enabling technology. Inform System Fronties 2003;5(2):207-18.         [ Links ]

5. Handal B, Groenlund C, Gerzina T. Dentistry student´s perceptions of learning management systems. Eur J Educ 2010;14:50-4.         [ Links ]

6. Paixão MP, Miot HA, Souza PE, Haddad AE, Wen CL. A university extension course in leprosy: telemedicine in the Amazon for primary healthcare. J Telemed Telecare 2009;15:64-7.         [ Links ]

7. Bynum AB, Irwin CA, Cohen B. Satisfaction with a distance continuing education program for health professionals. Telemed J E Health 2010;16(7):776-86.         [ Links ]

8. Thurzo A, Stanko P, Urbanova W, Lysy J, Suchancova B, Makovnik M, Javorkav V. The web 2.0 induced paradigm shift in the e-learning and the role of crowdsourcing in dental education. Bratisl Lek Listy 2010;111(3):168-75.         [ Links ]

9. Gega L, Norman IJ, Marks IM. Computer-aided vs tutor-delivered teaching of exposure therapy for phobia/panic: Randomized controlled trial with pre-registration nursing students. Int J Nurs Stud 2007;44:397-405.         [ Links ]

10. Peroz I, Beuche A, Peroz N. Randomized controlled trial comparing lecture versus self studying by an online tool. Med Teach 2009;31:508-12.         [ Links ]

11. Abutarbush AM, Naylor JM, Parchoma G, D'Eon M, Petrie L, Carruthers T. Evaluation of traditional instruction versus a self-learning computer module in teaching veterinary students how to pass a nasogastric tube in horse. J Vete Med Educ 2006;33:447-454.         [ Links ]

12. Means B, Toyama Y, Murphy R, Bakia M, Jones K. (2009), "Evaluation of evidence-based practices in online learning: A meta-analysis and review of online learning studies". Página consultada em 4 de abril de 2009, http://www2.ed.gov/rschstat/eval/tech/evidence-based-practices/finalreport.pdf /citation_internet.         [ Links ]

13. Van´t Hof MA, Frencken JE, van Palestein Helderman WH, Holmgren CJ. The atraumatic restorative treatment (ART) approach for managing dental caries: a meta-analysis. Int Dent J 2006; 56(6):345-51.         [ Links ]

14. Mickenautsch S, Yengopal V, Banerjee A. Atraumatic restorative treatment versus amalgam restoration longevity: a systematic review. Clin Oral Investig. 2010 Jun;14(3):233-40.         [ Links ]

15. World Health Organisation. Atraumatic Restorative Treatment (ART) for tooth decay. Geneva: World Health Organisation; 1998.         [ Links ]

16. Frenken JE, Holmgren CJ. Tratamento Restaurador Atraumático para a cárie dentária. São Paulo: Santos; 2001.         [ Links ]

17. Frencken JE, van´t Hof MA, van Amerongen WE, Holmgren CJ. Effectiveness of single surface ART restorations in the permanent dentition: a meta-analysis. J Dent Res 2004; 83(2): 120-3.         [ Links ]

18. Lo ECM, Luo Y, Tan HP, Dyson JE, Cobert EF. ART and conventional root restorations in elders after 12 months. J Dent Res 2006;85(10):929-32.         [ Links ]

19. Bomfim MIRM, Torrez MNFB. A formação do formador no PROFAE: refletindo sobre uma proposta na área de Enfermagem. In: Ministério da Saúde. Formação (Projeto de profissionalização dos trabalhadores da área de Enfermagem). Brasília (DF): Ministério da Saúde 2002; 2(4):15-34.         [ Links ]

20. Camargo LB, Aldrigui JM; Imparato JCP, Mendes FM, Wen CL, Bönecker M; Raggio DP, Haddad AE. E-learning used in a training course on Atraumatic Restorative Treatment (ART) for Brazilian Dentists. J Dent Educ 2011;75(10):1397-1402.

21. Garrison, GR. Quality and Access in distance education: theoretical considerations. In: Keegan D. Theorethical principles of distance education. New York: Routledge, 1993:9-21.         [ Links ]

22. Carbonaro M, Dawber T, Arav I. A comparison of students' performance under full-time, part-time and online conditions in an undergraduate nursing microbiology course. J Distance Educ 2006;21(1):51-61.         [ Links ]

 

 

Autor para correspondência:
Lucila Basto Camargo
Alameda Ministro Rocha Azevedo, 384 – 6º andar
Cerqueira César - São Paulo – SP
01410-000
Brasil

e-mail: lucilaca@usp.br

Recebido em: fev/2012
Aprovado em: abr/2012