SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. vol.66 no.4 Sao Paulo Out./Dez. 2012

 

Editorial

 

Estética Periodontal: harmonia entre dentes, gengivas e lábios

 

 

A Estética em Odontologia tem sido amplamente discutida nos meios clínicos, científicos e industriais como nunca visto anteriormente na história da Odontologia. Profissionais estão procurando conhecer técnicas que possam melhorar a estética do sorriso de seus pacientes; as indústrias, por outro lado, estão desenvolvendo novos produtos que atendam a essa necessidade do profissional e do paciente, e a academia desempenha seu papel fornecendo evidências científicas para as técnicas empregadas e materiais desenvolvidos.

Dentro desse contexto, decidimos discutir a importância da Estética Periodontal na harmonia do sorriso. A matéria de capa traz uma entrevista com cinco professores renomados na área de Periodontia que darão ao nosso leitor informações importantes a respeito das alterações que podem afetar a gengiva e quais os procedimentos corretos e recursos mais atuais utilizados para obter um excelente resultado estético periodontal.

Completando essas informações, na seção "Excelência em Odontologia" temos a participação dos professores da Unicamp da área de Periodontia que, de forma objetiva, explicam as pesquisas realizadas sobre a especialidade e como elas proporcionam evidências científicas para melhorar a nossa prática clínica.

Além disso, nosso autor convidado relata por meio de caso clínico os benefícios de se associar o deslocamento coronário de retalho ao enxerto de tecido conjuntivo para recobrimento radicular.

Na nova seção "Autor Convidado Clínico", há o relato de um excelente e bem documentado caso clínico que mostra a reabilitação por uso de implantes e prótese sobre implante, e evidencia a importância de uma abordagem interdisciplinar para alcançar resultados de sucesso, especialmente em casos complexos de tratamento. Certamente, será de grande utilidade para você, nosso leitor.

E mais um final de ano se aproxima! Em nome de toda a equipe da Revista da APCD quero agradecer sua companhia durante todo esse ano de 2012 e desejar a você, querido leitor, e sua família, um Santo Natal e um Feliz Ano Novo, com muitas conquistas pessoais e profissionais! Certamente, nos vemos no CIOSP 2013 – I Congresso Interdisciplinar da APCD, que acontece de 31 de janeiro a 03 de fevereiro. Até lá!

Boa leitura!

 

Marcelo Bönecker

Editor Científico da Revista da APCD