SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. vol.67 no.1 Sao Paulo Jan./Mar. 2013

 

Editorial

 

As redes sociais e a pesquisa científica

 

 

Primeiramente, em nome de todo o Corpo Editorial e do Editor Científico da Revista da APCD, professor Marcelo Bönecker, gostaria de desejar um maravilhoso 2013 a todos os nossos leitores e colaboradores.

O assunto que será abordado na Matéria de capa é Dor Orofacial. A idéia sobre este tema surgiu de um grupo de discussão bastante ativo de uma conhecida rede social. Nesse grupo, os participantes debatem de forma bastante calorosa sobre diversos assuntos relacionados à prevenção e tratamento da Dor Orofacial. Podemos encontrar de tudo: propagandas de produtos e clínicas, divulgação de congressos científicos, técnicas de manejo da dor totalmente desprovidas de qualquer evidência científica, mas também postagens de artigos sérios e condutas clínicas baseadas em evidência. Como o assunto é controverso, cirurgiões-dentistas seguidores de filosofias divergentes batalham defendendo suas crenças e refutando as colocações dos grupos rivais. E o que isso tem de interessante? Além da idéia para essa edição, muitos tópicos são discutidos em alto nível, e é uma forma de levar a boa pesquisa para os clínicos, aproximando a melhor evidência científica da prática clínica.

A aproximação das redes sociais com a pesquisa científica já é uma realidade. Recentemente, li um artigo que mostra que os autores que postam seus artigos nas redes sociais aumentam a chance de serem citados por outras pesquisas. As redes sociais têm se tornado importantes mídias de divulgação da ciência. Há pouco tempo, um pesquisador extremamente produtivo da Odontologia começou a participar ativamente de uma rede social. Agora, entre fotos do neto e garrafas de vinho, posta seus artigos e apresentações mais recentes. Isso proporciona aumento da visibilidade da boa pesquisa.Também ficou famoso o movimento dos cientistas de todo o mundo numa rede social (#overlyhonestmethods), onde eles descreviam de forma bem-humorada alguns detalhes da pesquisa que nunca seriam publicados nos periódicos científicos.

Diante desta nova realidade, os cirurgiões-dentistas e os pacientes são os que mais se beneficiam disso. E a Revista da APCD não fica atrás. Quem tiver interesse em acompanhar as notícias da APCD, incluindo assuntos abordados no jornal e na revista, pode entrar nos seguintes links: www.facebook.com/apcdcentral e @apcdcentral (no Twitter). Junte-se a nós! Você terá acesso às novidades e também poderá se divertir um pouco. Afinal, cientistas possuem vida fora da ciência e podem ser bastante bem-humorados.

Boa leitura!

 

Fausto Medeiros Mendes

Vice-diretor da Revista da APCD