SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. vol.67 no.1 Sao Paulo Jan./Mar. 2013

 

ARTIGO ORIGINAL

 

Avaliação de dentes reimplantados submetidos a um novo protocolo terapêutico

 

Evaluation of reimplanted teeth submitted to a new therapeutic protocol

 

 

Carmen Lucia Benetti Pardo BuckI; Adriana de Jesus SoaresII; Alfredo BuckIII; Juliana Yuri NagataIV; Alexandre Augusto ZaiaV; Francisco José de Souza FilhoVI

IMestre em Endodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic- Campinas/SP Especialista em Endodontia pela FOP/Unicamp e professora coordenadora do Curso de Endodontia da EAP-APCD Piracicaba
IIDoutora em Clínica Odontológica,área de Endodontia pela FOP-Unicamp Professora Assistente do curso de Mestrado profissionalizante em Endodontia-SL Mandic-Campinas
IIIEspecialista em Dentística Restauradora pela FOP-Unicamp - Professor assistente do Curso de Endodontia da EAP-APCD Piracicaba
IVMestre em Odontologia Integrada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) Doutoranda do Programa de Pósgraduação em Clínica Odontológica,área Endodontia, Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP)
VLivre docente - Professor do departamento de Odontologia Restauradora, área de endodontia, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP)
VILivre docente - Professor Titular do Departamento de Odontologia Restauradora, área de endodontia da FOP-UNICAMP. Coordenador do curso de Mestrado Profissionalizante em Endodontia-SL Mandic-Campinas)

Autor para correspondência

 

 


RESUMO

O objetivo do presente estudo foi avaliar clínica e radiograficamente a utilização da associação do hidróxido de cálcio, clorexidina gel 2% e óxido de zinco (2:1:2), como pasta obturadora, sem substituições periódicas, em dentes reimplantados. Foram examinados dentes unirradiculares (n=18) de 18 pacientes, de ambos os gêneros, na faixa etária de 7 a 25 anos, atendidos no Serviço de Traumatismos Dentários da Faculdade de Odontologia de Piracicaba FOP- Unicamp, Área de Endodontia. O período médio de permanência da pasta obturadora foi de 2 anos e foram observados sinais clínicos e radiográficos antes e após sua inserção nos canais radiculares. Os dados registrados foram: presença de dor espontânea, dor à percussão vertical e horizontal, dor à palpação, infraposição, presença da lâmina dura, reabsorções radiculares inflamatórias e por substituição, áreas de radioluscência periapical e a insolubilidade da pasta obturadora após período de até 4 anos, sem trocas periódicas. Verificou-se que houve uma diferença estatisticamente significante em relaçãoà dor espontânea, à percussão e à palpação (teste Mcnemar/ p<0,05). Os resultados mostraram, também, uma redução significante na radiolucência perirradicular e nas reabsorções inflamatórias (Teste Wilcoxon/ p<0,05). Conclui-se que a pasta obturadora utilizada por períodos prolongados, sem substituições periódicas, sugere ser uma alternativa para o tratamento de dentes reimplantados.

Descritores: Endodontia; Avulsão Dentária; Reimplante Dentário


ABSTRACT

The aim of this study was to evaluate clinically and radiographically the use of combination of calcium hydroxide, chlorhexidine gel 2% and zinc oxide (2:1:2) as a root canal filling paste without periodic replacements in reimplanted teeth. We examined single-rooted teeth (n=18), non vital, from 18 patients aged 7 to 25 years, irrespective of gender, treated at the Dental Trauma Service of the Endodontics Area, of the Piracicaba Dental School, State University of Campinas. The average time of root canal filling permanence was 2 years and during this period, clinical signs and radiographic findings were observed before and after insertion into the root canals. The data recorded was: occurrence of spontaneous pain, pain on vertical and horizontal percussion, pain on palpation, infraposition of replanted teeth, presence of lamina dura, inflammatory and/ or replacement root resorption, areas of periapical radiolucency and solubility of the root canal filling paste after a period of up to 4 years, without periodic exchanges. After therapy it was found that there was a significant statistically correlation between the absence of spontaneous pain, and percussion and palpation sensitivity (McNemar Test, p <0.05). The results also showed a significant reduction in cases of periradicular radiolucency and inflammatory resorption (Wilcoxon Test, p <0.05). It suggests that the root canal filling paste, used for long periods of time, without periodic replacements, can be an alternative for treatment of reimplanted teeth.

Descriptors: Endodontics; Tooth Avulsion; Tooth Replantation


 

 

RELEVÂNCIA CLÍNICA

Oferecer uma nova opção para o tratamento de dentes reimplantados, mais rápida e com resultados promissores.

 

INTRODUÇÃO

A avulsão dentária é uma injúria traumática onde ocorre o total deslocamento do dente de seu alvéolo, ocasionando danos aos tecidos de suporte e polpa1. O reimplante dental é a opção que visa o reposicionamento do dente em seu alvéolo com o objetivo de recuperar a função mastigatória e a estética comprometida2.

O prognóstico dos dentes reimplantados depende em grande parte do tempo decorrido após a injúria, manejo do dente e terapia realizada, sendo necessário acompanhamento clínico e radiográfico a longo prazo devido à alta incidência de sequelas pós-reimplante3 .

As reabsorções radiculares inflamatórias e por substituição são consideradas as mais graves sequelas do reimplante3,4. Embora os mecanismos que iniciam essas reabsorções ainda não estejam bem definidos, sabe-se que vários fatores estão associados ao aparecimento e evolução do processo, tais como o tempo extra-alveolar, meio de armazenagem, tempo e tipo de contenção e os procedimentos endodônticos para a remoção dos restos pulpares, antes da instalação da infecção bacteriana1.

O protocolo de tratamento de dentes avulsionados é controverso, mas a realização da desinfecção do sistema de canais radiculares, através do preparo químico mecânico e utilização de medicações intracanais, especialmente para controlar as reabsorções inflamatórias, é preconizada por muitos autores na literatura2,5,6,7. Segundo a literatura, a eficácia de uma medicação intracanal depende do grau de dissociação e difusão iônica, além do tempo de permanência no interior do canal radicular6. Entretanto, existem controvérsias sobre o tempo que a medicação deva permanecer no canal radicular e da real necessidade de se fazerem trocas para a manutenção de seu potencial de reparo7,8. Os autores sugerem que a renovação da medicação pode diminuir a resposta inflamatória, entretanto há uma maior formação de barreira mineralizada quando a mesma não é trocada por 5 meses9,10. Soma-se a isso, a necessidade de uma grande colaboração por parte dos pacientes.

Com o intuito de melhorar a estabilidade física e propriedade antibacteriana dessas medicações, alguns estudos têm sugerido a associação do hidróxido de cálcio, clorexidina gel 2% e oxido de zinco5,11,12. Um estudo clínico com dentes jovens demonstrou que essa associação de substâncias pode promover o fechamento apical e reduzir todos os sinais e sintomas clínicos por um período de até nove meses em dentes acometidos por traumatismos dentários, sem a necessidade de trocas periódicas5. Além disso, apresentaram resultados satisfatórios no reparo periapical em dentes com reabsorções radiculares inflamatórias5. Sugere-se também que os íons hidroxila dessa medicação tenham uma boa difusão nos túbulos dentinários13, e em trinta dias possa manter o seu pH sem alterações, garantindo assim sua ação antimicrobiana14. Considerando as vantagens da associação dessa medicação (hidróxido de cálcio, clorexidina e óxido de zinco), principalmente em dentes traumatizados, não requerendo trocas periódicas e da possibilidade de atuação satisfatória da mesma em dentes reimplantados, poucos estudos conclusivos avaliaram essa atuação após avulsões dentárias.

A proposta deste estudo foi verificar, através de análise clínica e radiográfica, se a terapia endodôntica com a utilização de uma pasta obturadora associando o hidróxido de cálcio, clorexidina gel 2% e óxido de zinco pode ser considerada uma alternativa para o tratamento de dentes reimplantados.

 

MATERIAIS E MÉTODOS

A amostra deste estudo clínico foi composta por 18 dentes uniradiculares reimplantados pós-trauma, de 18 pacientes, na faixa etária de 7 a 25 anos, sem distinção de gênero. Estes pacientes foram inicialmente atendidos em Serviços de Emergências Odontológicas de Hospitais da Região, onde os dentes foram reimplantados e em seguida foram encaminhados para o Serviço de Atendimento de Traumatismo Dentário da FOP-Unicamp. Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp) sob o protocolo nº118/2009.

Depois de devidamente informados sobre o tratamento e prognóstico, e da concordância e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), os pacientes receberam o tratamento previsto no protocolo instituído e foram acompanhados clínica e radiograficamente por um período que variou de 1 a 4 anos, que foi estabelecido como critério de inclusão.

Para a coleta de dados foi realizada uma anamnese e registrou-se através de uma ficha clínica específica dados pessoais, história do trauma e fatores pré-reimplante. Os dentes avulsionados da pesquisa foram reimplantados antes de 30 minutos (n=3), entre 30 e 60 minutos (n=8) e após 60 minutos (n=7). Quanto ao meio de estocagem, foram 10 dentes mantidos a seco, 3 dentes em leite, 2 dentes na boca, 2 dentes em solução fisiológica e 1 dente mantido em água.

O tempo decorrido entre o reimplante e o início do tratamento no Serviço de Traumatismo da FOP-Unicamp variou de 15 dias a 30 dias (n=8), de 31 dias a 90 dias (n=4) e superior a 90 dias (n=6) para todos os dentes da amostra, devido à demora por parte dos pacientes em procurar o atendimento.

O método de preparo dos canais radiculares utilizado no estudo foi o preconizado pela Área de Endodontia da FOP-Unicamp, que é o da descontaminação progessiva "crown-down".

Após limpeza e modelagem dos canais, realizou-se o preenchimento completo dos condutos radiculares com uma pasta composta pela associação de Hidróxido de Cálcio PA (Konne Indústria e Comércio de Materiais Odontológicos Ltda., Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil), clorexidina gel a 2% (Endogel - Farmácia de Manipulação Essencial Farma Ltda., Itapetininga, São Paulo, Brasil) e Óxido de Zinco (S.S. White Artigos Dentários, Ltda., Rio de Janeiro, Brasil), na proporção de 2: 1: 2, segundo Soares, 20075.(Figura 1)

A pasta obturadora intracanal, após a manipulação, era consistente (Figura 2), e foi inserida por pequenos incrementos, utilizando-se condensadores verticais "medium" e "fine-medium" (Konne Indústria e Comércio de Materiais Odontológicos Ltda., Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil) (Figura 3), preenchendo todo o canal radicular até sua total compactação. Através de radiografias foi possível comprovar a qualidade do preenchimento intracanal (Figura 4). Em seguida, a embocadura do canal foi selada com aproximadamente 2 mm de Coltosol (Vigodent S/A Indústria e Comércio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil), e os acessos coronários restaurados de forma definitiva com resina composta (Filtek Z350, 3M Dental Products, Saint Paul, Flórida, EUA).

Depois de concluído o protocolo proposto e a restauração definitiva, os dentes foram proservados trimestralmente. As figuras 5, 6 e 7 ilustram alguns casos realizados neste estudo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESULTADOS

No presente estudo foram avaliados, por um período de 1 a 4 anos, 17 dentes incisivos superiores e 1 canino inferior reimplantados pós-trauma, de 18 pacientes, sem distinção de gênero e com idade predominante de 7 a 14 anos.

Em relação ao período de permanência da pasta obturadora sem trocas, dentre os dentes da amostra (n=18) foram avaliados:
• 11 dentes por período de 1 ano a 1 ano e 11 meses;
• 4 dentes por período de 2 anos a 2 anos e 11 meses;
• 2 dentes por período de 3 anos a 3 anos e 11 meses;
• 1 dente por período de 4 anos.

Os parâmetros clínicos avaliados foram dor espontânea, dor à percussão vertical, dor à percussão horizontal, dor à palpação, mobilidade, e infraposição, na qual se apresentou o número de casos e % de respostas, tanto antes como após a utilização da pasta obturadora intracanal. (Anexo - tabela 1)

Observaram-se os aspectos radiográficos de radioluscência periapical ao iniciar o tratamento com a inserção da pasta obturadora e posteriormente na última tomada radiográfica de proservação. De 10 dentes (55,56%) com presença inicial de radioluscência periapical, ao final da proservação reduziu para 2 (11,11%), apresentando diferença estatisticamente significante (p=0,0386 - Teste Mcnemar).

Quanto à visualização da pasta obturadora, a imagem radiográfica observada logo após a inserção se manteve com aspecto radiográfico semelhante ao da última radiografia de proservação, mostrando não ter havido dissolução da pasta significante, mesmo por período prolongado de até 4 anos.

 

DISCUSSÃO

Estudos clínicos relatam que as reabsorções radiculares externas inflamatórias e por substituição são as principais sequelas relacionadas aos dentes reimplantados5,7,15. Majorana et al. (2003)16 avaliaram 261 dentes que sofreram injúrias traumáticas, por luxação (n=188) e por avulsão (n=73) com companhamento por 5 anos. A referida pesquisa observou reabsorções em 45 dentes (17,24%) do total da amostra. Desses 45 casos de reabsorsão, 36 dentes (80%) por avulsão, e apenas 9 dentes (20%) estavam associados às injúrias de luxação. As reabsorções inflamatórias ocorreram em 30 casos (18 transitórias, 12 progressivas) e em 15 casos houve anquilose com reabsorções por substituição16. Tais constatações diferem dos resultados deste estudo, que após o tratamento instituído houve melhora em relação à redução do número de casos com reabsorção inflamatória (p=0,0431). Inicialmente constatou-se 8 (44,44%) casos que foi reduzido para 3 (16,66%), sendo que nenhum permaneceu com reabsorção inflamatória progressiva. Em relação à reabsorção por substituição, ao final do acompanhamento, 8 (44,44%) dentes tiveram esta substituição sem alterações e 10 (55,56%) continuaram ou desenvolveram este processo de reabsorção, sendo que inicialmente a maioria dos dentes já apresentava algum tipo de reabsorção radicular externa prévia, provavelmente devido à demora em se iniciar o tratamento endodôntico após o reimplante2,17. Dado relevante é que dos 18 pacientes da amostra, nenhum procurou o Serviço de Traumatismo da Fop-Unicamp dentro do período recomendado para início do tratamento endodôntico, que é de 7 a 10 dias.

Frente a essas situações, vários protocolos terapêuticos têm sido propostos para minimizar as sequelas decorrentes dos reimplantes dentários, e alguns autores preconizam trocas sucessivas de medicação intracanal em intervalos de tempo variáveis10,18,19. No entanto, o presente estudo avaliou o resultado de um protocolo terapêutico, em sessão única, utilizando uma pasta obturadora intracanal, sem trocas periódicas, em 18 dentes reimplantados por um período que variou de 1 a 4 anos.

A denominação "pasta obturadora intracanal" foi sugerida a partir dos achados anteriores que investigaram os efeitos dessa associação (hidróxido de cálcio, clorexidina gel 2% e óxido de zinco) como medicação intracanal, sem trocas periódicas, por período médio de nove meses no tratamento de dentes traumatizados, sendo que esta não apresentou dissolução durante os controles trimestrais5. A presente pesquisa mostra resultados que se assemelham a estudos anteriores5,11,12, considerando a observação da não dissolução da pasta, conferida radiograficamente pelo preenchimento do canal. Sugere-se que esse preenchimento seja garantido pela presença do óxido de zinco, já que após vários meses há a dissociação do hidróxido de cálcio11. Além disso, no período de controles e sem troca da pasta, o óxido de zinco possivelmente haja apenas como um material inerte, conferindo selamento, prevenindo a contaminação do canal radicular e permitindo um reparo na região periapical. Soma-se a isso o fato da permanência dessa pasta obturadora mesmo após período prolongado de até 4 anos.

A associação do hidróxido de cálcio, clorexidina gel 2% e óxido de zinco manipulada na proporção 2:1:2 foi estabelecida a partir de estudos anteriores in vitro, que demonstraram sua ação antimicrobiana, capacidade de manter um pH alcalino e consistência adequada para inserção clínica no canal radicular13,14. Outros relatos da literatura demonstraram que esta associação apresenta uma rápida capacidade de difusão na dentina radicular, ocasionando inibição de crescimento bacteriano nas superfícies externas das raízes, fator que pode ter colaborado na diminuição de reabsorções inflamatórias externas observadas no presente estudo13,20.

Quanto aos parâmetros clínicos avaliados, após o tratamento em sessão única com a pasta obturadora intracanal, observou-se uma melhora estatisticamente significante com relação à dor a percussão vertical (p=0,0117), à dor a percussão horizontal (p=0,0215) e à palpação (p=0,0313), obtidos pela aplicação do teste Mcnemar. Em apenas 2 dentes constatou-se uma sensibilidade à percussão e mobilidade acentuada pós-tratamento durante um ano de proservação. Nesses casos foi observado que o tempo extra-alveolar foi superior a 30 minutos, e que a armazenagem em meio não fisiológico pode ter influenciado na ocorrência dessa reabsorção radicular externa21. Além disso, em ambos os casos, o início do tratamento endodôntico não foi realizado no período recomendado pela literatura, que é de 7 a 10 dias após reimplante10,17,21. Neste estudo clínico verificou-se também que os resultados radiográficos mostraram uma significante redução nos casos de radioluscência periapical (p=0,0386, Teste Mcnemar), semelhante ao observado no estudo de Soares e Souza-Filho (2011)5.

 

CONCLUSÃO

Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o protocolo terapêutico utilizando uma pasta obturadora intracanal, sem trocas periódicas, mantida durante um período de até quatro anos, apresentou resultados clínicos e radiográficos satisfatórios, que sugerem ser uma opção promissora para o tratamento de dentes reimplantados. Mais estudos são necessários para se conhecer melhor a atuação dessa pasta obturadora a longo prazo, com um número de pacientes maior e estudos clínicos randomizados para se poder estabelecer um protocolo terapêutico.

 

APLICAÇÃO CLÍNICA

A principal vantagem deste novo protocolo está na redução das visitas do paciente ao dentista, pois basta preencher o canal com a pasta obturadora uma única vez, restaurar o dente, e, posteriormente, realizar apenas o controle clínico e radiográfico.

 

REFERÊNCIAS

1. Andreasen JO, Andreasen FM. Traumatismos de luxação - Avulsões. In: Andreasen JO, Andreasen FM. Texto e atlas colorido de traumatismo dental. São Paulo: Artmed; 2001. p. 383-420.         [ Links ]

2. Soares AJ, Gomes BPFA, Zaia AA, Ferraz CCR, Souza-Filho FJ. Relationship between clinical radiographic evaluation and outcome of teeth replantation. Dent Traumatol 2008;24:183-188.         [ Links ]

3. Consolaro A. Reabsorção Dentária por Substituição: consequência natural da Anquilose Alvéolo dentária: In: Reabsorções Dentárias nas Especialidades Clínicas. 2a ed. Maringá: Dental Press 2005. cap. 9. p. 249-77.         [ Links ]

4. Siqueira Junior JF, Lopes HP. Medicação intracanal. In: Endodontia: biologia e técnica. 2a ed. Rio de Janeiro: Medsi; 2004. cap.19. p. 397-426.         [ Links ]

5. Soares AJ, Souza-Filho. Traumatized teeth submitted to a new intracanal medication protocol. Brazilian Journal of Dental Traumatol 2011;2(2):1-5.         [ Links ]

6. Trope M, Moshonov J, Nissan R, Buxt P, Yesilsoy C. Short vs. long-term calcium hydroxide treatment of established inflammatory root resorption in replanted dog teeth. Endod Dent Traumatol 1995;11(3):124-28.         [ Links ]

7. Andreasen JO, Borum MK, Jacobsen HL, Andreasen FM. Replantation of 400 traumatically avulsed permanent incisors. 2. Factors related to pulpal healing. Endod Dent Traumatol 1995; 11:59 68.         [ Links ]

8. Negri MR, Panzarini SR, Poi WR, Sonoda CK, Gulinelli JR, Saito CT. Analysis of the healing process in delayed tooth replantation after root canal filling with calcium hydroxide, Sealapex and Endofill: a microscopic study in rats. Dent Traumatol 2008;24:645-650.         [ Links ]

9. Felippe MCS, Felippe WT, Marques MM, Antoniazzi JH. The effect of the renewal of calcium hydroxide paste on the apexification and periapical healing of teeth with incomplete root formation. Int Endod J 2005;38:436-442.         [ Links ]

10. Andersson L, Andreasen JO, Day P, Heithersay G, Trope M, Diangelis AJ, Kenny DJ, et al. International Association of Dental Traumatology guidelines for the management of traumatic dental injuries: 2. Avulsion of permanent teeth. Dent Traumatol 2012;28:88-96.         [ Links ]

11. Soares AJ, Nagata JY, Casarin RCV, Almeida JFA, Gomes BPFA, Zaia AA, Ferraz CCR, Souza-Filho FJ. Apexification by using a new intra-canal medicament: a multidisciplinary case report. Iranian Endodontic Journal 2012;7(3):165-170.         [ Links ]

12. Soares AJ, Lima TFR, Lins FF, Herrera Morante DR, Gomes BPFA, Souza-Filho FJ. Un nuevo protocolo de medicación intraconducto para dientes con necrosis pulpar y rizogénesis incompleta. Rev Estomatol Hered 2011;21(3):145-149.         [ Links ]

13. Gomes BPFA, Montagner F, Berber VB, Zaia AA, Ferraz CCR, Almeida JFA, Souza-Filho FJ. Antimicrobial action of intracanal medicaments on the external root surface. J Dent 2009;37:37-81.         [ Links ]

14. Souza-Filho FJ, Soares AJ, Vianna ME, Zaia AA, Ferraz CC, Gomes BP. Antimicrobial effect and pH of chlorhexidine gel and calcium hydroxide alone and associated with other materials. Braz Dent J 2008;19(1):28-33.         [ Links ]

15. Anderson l, Bodin I, Sörensen S. Progression of root resorption following replantation of human teeth after extended extra oral storage. Endod Dent Traumatol 1989;5(1):38-47.         [ Links ]

16. Majorana A, Bardellini E, Conti G, Keller E, Pasini S. Root resorption in dental trauma: 45 cases followed for 5 years. Dent Traumatol 2003;19:262-65.         [ Links ]

17. Kargul B, Welbury R. An audit of the time to initial treatment in avulsion injuries. Dent Traumatol 2009;25:123-5.         [ Links ]

18. Trope M. Clinical management of the avulsed tooth: present strategies and future directions. Dent Traumatol 2002;18:1-11.         [ Links ]

19. Leonardo MR, Silva LAB, Tonamaru Filho M, Bonifácio KC, Ito IY. In vitro evaluation of antimicrobial activity of sealers and pastes used in Endodontics. J Endod 2000;26(7):391-394.         [ Links ]

20. Gomes BPFA, Vianna ME, Senna NT, Zaia AA, Ferraz CCR, Souza-Filho FJ. In vitro evaluation of the antimicrobial activity of calcium hydroxide combined with Chlorhexidine gel used as intracanal medicament. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod 2006;102:544-550.         [ Links ]

21. Kinirons MJ, Boyd DH, Gregg TA. Inflammatory and replacement resorption in reimplanted permanent incisor teeth: a study of the characteristics of 84 teeth. Endod Dental Traumatol 1999;15:269-272.         [ Links ]

 

 

Autor para correspondência:
Carmen Lucia Benetti Pardo Buck
Rua Boa Morte, 1735
Centro – Piracicaba – SP
13400-140
Brasil

e-mail:
carbuck@bol.com.br

Recebido em: Agosto/12
Aprovado em: Outubro/12