SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. vol.68 no.2 Sao Paulo Abr./Jun. 2014

 

Editorial

Os avanços em diversas áreas da Odontologia

 

Alessandra Pereira de Andrade I

I Editora Assistente da Revista da APCD

 

É com grande prazer que, novamente, a convite do nosso Editor Científico, Marcelo Bönecker, escrevo este editorial. Nesta edição poderemos contemplar amplamente os avanços científicos e clínicos de mais uma área de atuação do Cirurgião-Dentista, a Odontologia do Esporte.

Nas seções "Matéria de capa" e "Autor convidado", profissionais renomados na área nos esclarecem sobre as possibilidades e a importância de atuação do Cirurgião-Dentista no contexto da Odontologia do Esporte. Salientam que a Odontologia do Esporte no Brasil ainda se manifesta timidamente, presente em apenas alguns centros esportivos, e enfatizam a necessidade de se consolidar como especialidade em todo o território nacional, demonstrando como a atuação desta atividade, ainda não reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia, pode otimizar o desempenho de atletas.

Na seção "Excelência na Odontologia", o tema Implantodontia e Engenharia de Tecido Ósseo é abordado nas mais recentes pesquisas que estão sendo realizadas no Brasil, objetivando o avanço na área de reabilitação oral.

É com grande satisfação que gostaríamos de informar os nossos leitores que a Revista da APCD agora também está indexada em mais uma importante base de dados bibliográficos, a Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal). Assim como outras bases de dados, consiste de um sistema de informações acadêmicas, sem fins lucrativos e de consulta gratuita, especializado em periódicos científicos editados nos países ibero-americanos. O sistema é produto da cooperação entre diferentes instituições de 23 países e está disponível para consulta em http://www.latindex.org.

Ressaltamos que com estas ações objetivamos sempre aumentar a visibilidade deste periódico científico, mas sem perder sua característica principal que é proporcionar informações científicas relevantes para que nossos leitores possam aprimorar sua prática diária no consultório. Espero que apreciem mais esta edição.

Boa leitura!