SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. vol.68 no.3 Sao Paulo Jul./Set. 2014

 

Editorial

Qualidade de vida em pauta

 

Marcelo Bönecker I

I Editor-Científico da Revista da APCD

 

A questão da qualidade de vida está cada vez mais em ascensão, principalmente a qualidade de vida relacionada à saúde. Desde a década de 1980, as discussões e os estudos em torno do assunto têm ganhado mais destaque e, com isso, a compreensão objetiva do que representa qualidade de vida passou a ser aliada aos conceitos subjetivos do tema.

Acompanhando de perto essa nova realidade, a Odontologia também tem desenvolvido pesquisas com enfoque nos novos conceitos e novos métodos de mensuração da qualidade de vida relacionada à saúde bucal. Isso possibilita o conhecimento do impacto das doenças da boca para o bem-estar do indivíduo e permite ao profissional dispor de uma abordagem terapêutica que considere essa questão.

Pensando em trazer esse tema tão importante e atual para o conhecimento dos Cirurgiões- Dentistas, essa edição da Revista da APCD convidou especialistas renomados no assunto e abordou a questão em suas principais seções: Matéria de Capa – com o título A importância da qualidade de vida relacionada à saúde bucal -, Autor convidado – com o título Impacto das condições bucais na qualidade de vida dos indivíduos - e Excelência na Odontologia – com o título Como as pesquisas de excelência em qualidade de vida relacionada à saúde bucal podem contribuir para a prática clínica?

Além disso, as seções Orientando o Cirurgião-Dentista e Orientando o Paciente deste número elucidam um pouco mais assuntos tão relevantes para os profissionais e os pacientes como o clareamento dental e a toxina botulínica. Os diversos artigos em diferentes áreas odontológicas como Endodontia, Odontopediatria, Prótese Dentária, Saúde Coletiva, Odontologia para Pacientes Especiais, Dentística etc. também estão imperdíveis.

Aproveitando este espaço, o Corpo Editorial da Revista da APCD gostaria de agradecer o trabalho e a dedicação de tanto tempo da Coordenadora de Comunicação e jornalistaresponsável, Bruna Oliveira, que foi alçar novos voos, dando lugar à nova Coordenadora de Comunicação e jornalista-responsável, Mariana Pantano. Bruna, boa sorte, e Mariana, bem-vinda!

Aproveite a leitura!