SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. vol.69 no.1 Sao Paulo Jan./Mar. 2015

 

Editorial

 

Odontopediatria marcando presença

 

 

A Odontopediatria sempre foi apresentada como uma especialidade que cuida da saúde bucal das crianças e dos adolescentes. Embora não seja uma definição incorreta, a cada dia verifica-se que a atuação do profissional desta área é muito mais abrangente e, sobretudo, essencial.

O campo de atuação da Odontopediatria vai desde a orientação à gestante, ao atendimento do bebê, do adolescente, passando, inclusive, pela atenção às crianças com algumas necessidades especiais. Ser um odontopediatra exige atualizações científicas e clínicas continuadamente, bem como algumas qualidades como sensibilidade, conhecer o mundo lúdico e infantil, saber lidar com os anseios e necessidades da família entre outras coisas. Além disso, tem se mostrado de grande importância a presença de um odontopediatra em equipes multiprofissionais para as ações integradas em ambiente hospitalar ou até nas intervenções clínicas.

A Matéria de Capa desta edição "Odontopediatria: a Odontologia do futuro?" reúne especialistas renomados e experientes para detalhar um pouco mais sobre o assunto. Os artigos das seções Autor convidado e Autor convidado clínico, por sua vez, relatam, respectivamente, a revisão sistemática da higiene oral realizada em crianças internadas em UTIs neonatal e pediátrica e a abordagem clínica interdisciplinar da Fonoaudiologia e da Odontopediatria em um caso de freio lingual.

Ainda dentro do universo da Odontopediatria, a coluna Excelência na Odontologia mostra "Como as pesquisas de excelência em mínima intervenção na Odontopediatria podem contribuir para a prática clínica?". A edição ainda conta com outros trabalhos de profissionais de Odontopediatria tais como "Epidemiologia da cárie dentária em crianças da primeira infância no município de Belém, PA"; "Dentes supranumerários impactados: relato de caso clínico" e outros de áreas diversas: CTBMF, Dentística, Radiologia e Imaginologia, Saúde Coletiva, Ortodontia etc.

Já o Orientando o Paciente deste número se preocupou em trazer os "Conceitos atuais sobre Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial" de uma forma simplificada para que o Cirurgião-Dentista clínico possa mostrar para seus pacientes.

Esta primeira edição do ano começou a todo o vapor! Junte-se a nós: submeta seu artigo à Revista da APCD e colabore com o engrandecimento da prática clínica e da ciência odontológica!

 

Aproveite a leitura!

Marcelo Bönecker
Editor-Científico da Revista da APCD