SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. vol.69 no.4 Sao Paulo Out./Dez. 2015

 

Editorial

 

Honra e responsabilidade

 

A honra em ser convidado para conduzir a Revista da APCD certamente transcende todas as nossas conquistas acadêmicas e profissionais. Assim, valho-me deste editorial para traduzir em letras meus agradecimentos aos professores doutores Adriano Forghieri, Pedro Antonio Fernandez e Artur Cerri, os quais generosamente estão permitindo minha contribuição, como editor científico, deste importante e tradicional periódico.

A honra não é menor que a responsabilidade ao aceitar este desafio. Isso porque estamos sucedendo um Corpo Editorial capitaneado pelo professor doutor Marcelo Bönecker, cuja capacidade de trabalho e liderança é reconhecida por toda comunidade odontológica. Seu nobre gesto em permitir que sua equipe tenha permanecido em nosso grupo atual mostra-se revelador de uma personalidade não só permeável ao espírito coletivo, mas também de respeito à Revista da APCD. Aproveito, então, para agradecê-lo e a todos que aceitaram o convite de continuidade. Agradeço, ainda, aos novos colegas que chegaram para a composição do Corpo Editorial, com o compromisso de deflagrar um trabalho fecundo e produzir resultados ainda mais significativos.

A primeira edição sob nossa responsabilidade instiga para o centro de discussão na Odontologia, um assunto relativamente novo que é a Alfabetização em Saúde e particularmente em saúde bucal. A Alfabetização em Saúde fundamenta-se na capacidade de obter, processar e compreender informações básicas em saúde, e a partir daí estabelecer decisões estratégicas, visando uma melhoria na qualidade de vida das pessoas e dos indicadores de saúde bucal, amplificando o conceito de promoção de saúde.

Essa edição publica ainda diversos temas que transitam nas mais distintas especialidades da Odontologia, contemplando tanto a pesquisa científica, bem como a rotina da prática clínica.

Expressamos, antes de finalizar, nossos agradecimentos a todo corpo funcional da APCD, pela carinhosa acolhida de nossa equipe.

Aos autores que emprestaram seus produtos científicos e clínicos à Revista da APCD, confiando a ela a missão de publicá-los e aos leitores que com certeza farão uso dessas informações, nossos sinceros agradecimentos.

 

Boa leitura!

Danilo Antonio Duarte
Editor Científico da Revista da APCD