SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. vol.69 no.2 Sao Paulo Abr./Jun. 2015

 

Editorial

 

A importância da Odontologia Legal

 

 

Embora não seja muito conhecida pelo grande público, a Odontologia Legal desempenha papel extremamente importante no dia a dia da população e do próprio Cirurgião- Dentista. Seja na apreciação, perícia e avaliação de eventos para identificação humana, na elaboração e na análise de registros odontológicos que possa auxiliar em uma investigação, nos aspectos éticos, deontológicos e de orientação para o exercício profissional, entre outros temas.

O uso de novas tecnologias veio somar, trazendo uma grande evolução para as diversas áreas desta especialidade. Essa questão foi muito bem explanada pelos entrevistados na Matéria de Capa desta edição "O uso de novas tecnologias na Odontologia Legal".

Devido à abrangência do tema, como já mencionado, e ao considerar a necessidade de trazer ao público da Revista da APCD evidências científicas e a opinião de diferentes pesquisadores sobre o assunto, os artigos das seções Autor convidado e Autor convidado clínico, também são da área. O primeiro, "Análise de Reconstruções Faciais Forenses Digitais: proposta de protocolo piloto baseado em evidências" avalia reconstruções faciais forenses digitais 3D e propõe um protocolo piloto para a execução e apresentação das mesmas. Já o segundo, "Levantamento jurisprudencial: provas em processo de responsabilidade civil odontológica" analisa, por meio do levantamento de decisões do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, as principais provas utilizadas em ações de responsabilidade civil em face do Cirurgião-Dentista para fundamentação da sentença.

Ainda nesta linha, outro artigo "Responsabilidade civil do Cirurgião-Dentista: a doutrina em processos e o contraponto odontológico" faz uma avaliação dos processos julgados no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, mostrando o contraponto clínico/científico nos julgamentos e salientando a importância de um prontuário odontológico adequado.

Além disso, a coluna Excelência na Odontologia revela "Como as pesquisas de excelência na Odontologia Legal podem contribuir para a prática clínica?" No Orientando o Paciente desta edição, é possível conferir os "Conceitos atuais sobre traumatismo dentário em dentes de leite".

Este número ainda conta com artigos originais e relatos de caso em diversas áreas da Odontologia: CTBMF; Dentística; Odontopediatria, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais; Patologia bucal; Prótese Dentária e outros.

 

Aproveite a leitura!

Marcelo Bönecker
Editor-Científico da Revista da APCD