70 2 
Home Page  

    Compartir


    Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

      ISSN 0004-5276

    Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. vol.70 no.2 Sao Paulo abr./jun. 2016

     

    Editorial

     

    A Internacionalização da Odontologia Brasileira

     

     

    Possivelmente, o conceito que mais sintetiza a internacionalização é aquele que expressa que toda pesquisa científica deve ser executada "com base na reciprocidade". Significa dizer que o conhecimento gerado nas Academias e Centros de Pesquisas, obrigatoriamente deve ser socializado e não permanecer territorialmente delimitado.

    Significa, ainda, e em especial na Odontologia, que a internacionalização é um intercâmbio de conhecimentos plausíveis de serem implementados na prática clínica.

    Fundamentado nessas afirmações, o Corpo Editorial da Revista da APCD lançou um desafio de publicar uma edição de artigos de autorias e coautorias nacionais e internacionais, trabalhando em sentido sinérgico.

    A presente edição abrange os mais diversos assuntos das especialidades odontológicas, contemplando as evidências científicas que dão suporte e colaboram com as intervenções clínicas.

    Sublinhamos que a internacionalização da Revista da APCD está representada nos artigos publicados em colaboração com pesquisadores de países como: Argentina, Canadá, Chile, Equador, Espanha, Estados Unidos, Irã, Itália, México, Suíça e Turquia.

    Certamente essa edição será um capítulo inaugural da Revista da APCD de um movimento direcionado ao processo de internacionalização, com objetivo de criar novos parâmetros de atuação e de conhecimento com base no princípio de reciprocidade.

    Aos pesquisadores que emprestaram seus produtos científicos e clínicos à Revista da APCD, confiando a ela a missão de publicá-los, e aos leitores que com certeza farão bom uso dessas informações, nossos sinceros agradecimentos.

     

    Boa leitura!

    Danilo Antonio Duarte
    Editor Científico da Revista da APCD