SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. vol.70 no.3 Sao Paulo Jul./Set. 2016

 

Relato de caso clínico

 

Uso de resina bulk-fill e novo sistema de matriz seccional para otimizar restaurações Classe II

 

The use of a bulk-fill composite and a new sectional matrix system for optimization for Class II restorations

 

 

André Figueiredo ReisI; Rose Yakushijin KumagaiII; Paula Maria Mendes AlvesIII

 

I Professor associado do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa (CEPPE) da Universidade Guarulhos
II Aluna do Programa de Doutorado em Odontologia, Área de Dentística da Universidade Guarulhos
III Aluna do Programa de Mestrado em Odontologia, Área de Dentística da Universidade Guarulhos

Endereço para correspondência

 

 


 

RESUMO

Novas tecnologias aliadas a novos materiais vêm de encontro à filosofia de facilitar a clínica diária, diminuindo o número de passos, consequentemente diminuindo a chance de erros e utilizando menos tempo clínico para obter bons resultados. Paciente do gênero masculino, 38 anos, apresentava uma restauração classe II OD deficiente no elemento 36. Foi realizado o exame clínico, radiográfico e seleção de cor. Sobre isolamento absoluto, a restauração antiga e a lesão de cárie foram removidas. Para a realização da nova restauração foi utilizado um sistema de matriz seccional e uma resina composta de baixa tensão de contração de polimerização e baixa viscosidade com a técnica bulk-fill, seguida por uma resina convencional como é preconizado. Pode-se observar que a técnica bulk-fill é bastante simples quando comparada à técnica incremental tradicional e aliada ao uso do sistema de matrizes seccionais otimizam ainda mais o dia-a-dia na clínica.

Descritores: resinas compostas; restauração dental permanente; dentística operatória.


 

ABSTRACT

New technologies associated with new materials have been introduced to facilitate the daily clinical procedures, reducing the number of steps, thus reducing the chance of mistakes and chair time for clinical procedures. Male patient, 38 years old, had a deficient OD class II restoration in the lower left first molar. Clinical examination, x-ray and color selection were performed. Using rubber dam isolation, the old restoration and caries were removed. For the new restoration a sectional matrix system and a low-stress flowable bulk-fill composite were used, followed by a conventional nanohybrid composite as recommended. It can be seen that the bulk-fill technique is quite simple compared to the traditional incremental technique and combined with the system of sectional matrix system further optimize the restorative procedures.

Descriptors: composite resins; permanent dental restoration; operative dentistry.


 

 

RELEVÂNCIA CLÍNICA

Este artigo ilustra a utilização de novos materiais que podem facilitar o atendimento clínico sem comprometer a qualidade do procedimento.

 

INTRODUÇÃO

No momento em que vivemos o fator tempo é, sem sombra de dúvidas, um item de grande importância. Otimizar procedimentos clínicos sem comprometer a qualidade do resultado é o que todos buscamos. Novas tecnologias aliadas a novos materiais vêm de encontro a essa filosofia de facilitar a clínica diária, diminuindo o número de passos, consequentemente diminuindo a chance de erros e utilizando menos tempo clínico para obter bons resultados. Como exemplos, podemos citar as resinas de baixa viscosidade e baixa tensão de contração de polimerização e as matrizes seccionais.

As resinas compostas tradicionais devem ser inseridas nas cavidades em incrementos de no máximo 2 mm com o objetivo de reduzir os efeitos causados pela tensão de contração de polimerização. 1,3 Já as resinas de baixa viscosidade e baixa tensão de contração de polimerização, que estão disponíveis no mercado há alguns anos e estão bem documentadas na literatura comprovando sua eficácia, permitem a utilização pela técnica de incremento único (bulk-fill), ou seja, o preenchimento da cavidade em até 4,0 mm sem que haja os efeitos indesejáveis gerados pela tensão de contração de polimerização. 2-7,9 Isso representa uma grande vantagem, diminuindo expressivamente o tempo clínico e são amplamente recomendadas para restaurações diretas em função da capacidade de compensar o alto Fator C de cavidades em dentes posteriores.8

Aliado a isso, a característica de baixa viscosidade desse material restaurador facilita a inserção em regiões onde um material com maior viscosidade poderia gerar insegurança quanto ao total preenchimento da cavidade ou a incorporação de bolhas entre um incremento e outro.8 Já as matrizes seccionais, facilitam a obtenção do ponto de contato em restauração em faces proximais de dentes posteriores, que é um ponto crítico nesses tipos de procedimentos. O kit utilizado no caso clínico descrito a seguir, além das matrizes seccionadas, apresenta um sistema de cunhas plásticas flexíveis e ocas, que permitem a inserção de uma no interior da outra, possibilitando uma perfeita adaptação no espaço interdental sem que provoque injúrias na papila. Há ainda anéis com garras emborrachadas que promovem um leve afastamento interdentário, facilitando a obtenção de um ponto de contato adequado.

 

RELATO DO CASO CLÍNICO

Paciente do gênero masculino, 38 anos, se apresentou com uma restauração classe II OD deficiente no elemento 36 (Figura 1). Inicialmente, foi realizado o exame clínico, radiográfico e seleção de cor. Em seguida, o paciente foi anestesiado e sobre isolamento absoluto, a restauração antiga e a lesão de cárie foram removidas (Figura 2).

Pode-se observar a perda de toda a face distal do elemento dental (Figura 3). Para o procedimento restaurador, foi utilizado o sistema de matriz seccional Palodent V3, o sistema adesivo universal Prime&Bond Elect no modo de condicionamento seletivo, a resina de baixa viscosidade e baixa tensão de contração de polimerização SDR e a resina composta TPH Spectra Universal.

Depois de selecionado o tamanho da matriz (6,5mm) e das cunhas (tamanho grande e médio) a serem utilizados no caso, com auxílio da pinça proveniente do kit, a matriz foi levada em posição seguido do posicionamento das cunhas, que são um diferencial desse sistema. Por serem flexíveis, diminuem a chance de injúrias na papila interdental e, por serem "ocas", permitem que uma cunha seja inserida no interior da outra, possibilitando uma ótima adaptação da matriz e vedamento da caixa proximal. Neste momento, o anel, que também está incluso no kit, é posicionado e, dessa forma, há um leve afastamento interdental que após removido, com a volta dos dentes a sua posição inicial, irá possibilitar um ponto de contato bastante favorável, que é uma das características mais difíceis de se reestabelecer (Figuras 4, 5 e 6).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dando sequência ao procedimento restaurador, as margens de esmalte do preparo foram condicionadas seletivamente com ácido fosfórico por 30 segundos, lavadas abundantemente e secas até aparentar um aspecto esbranquiçado (Figuras 7 e 8). Em seguida, com auxílio de um pincel descartável, foi aplicado o sistema adesivo universal Prime&Bond Elect e, após remoção do excesso e evaporação do solvente foi polimerizado por 20 segundos utilizando o SmartLite Focus por 10 segundos (Figuras 9 e 10).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com auxílio da seringa Centrix proveniente do kit da resina de baixa viscosidade e baixa tensão de contração de polimerização SDR, na cor A1, essa resina de autonivelamento foi inserida, iniciando pela caixa proximal distal e sequencialmente por toda cavidade, em uma espessura de aproximadamente 4mm, pela técnica de incremento único (bulk-fill) e polimerizada de uma única vez, por 20 segundos, com o SmartLite Focus (Figuras 11 e 12).

Como preconiza a técnica, para o recobrimento oclusal foi utilizada a resina convencional nanohíbrida TPH Spectra universal HV, na cor A1. Primeiramente, um incremento foi inserido para a reconstrução da crista distal seguido dos demais até que toda superfície oclusal fosse reconstruída. O recurso do uso de corante, na cor ocre e branca, também foi utilizado para caracterizar a restauração (Figuras 13 e 14). Posteriormente, se procedeu o acabamento e polimento com a utilização de borrachas Enhance e Pogo (Figura 15). Após um pequeno ajuste oclusal, pode-se finalizar o procedimento restaurador, obtendo um bom resultado com bem menos passos se comparado com uma técnica incremental para uma classe II OD, onde o acesso a caixa distal muitas vezes é complicado e o ponto de contato bastante difícil de conseguir de forma satisfatória. Lançando mão desses novos materiais disponíveis no mercado e, já embasados na literatura científica, é possível otimizar o tempo sem que o resultado final esperado seja comprometido (figura 16).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DISCUSSÃO

Um dos objetivos da Odontologia adesiva é obter uma adequada adaptação das interfaces onde, uma vez não alcançada, pode aumentar o risco de microinfiltração, cárie secundária, sensibilidade pós-operatória, dentre outros problemas. Portanto, existe uma necessidade de materiais e técnicas que diminuam a formação de tensões durante os procedimentos restauradores.2

Apesar de já bastante consagrada na literatura, a técnica incremental apresenta algumas limitações, dentre elas, podemos citar itens como: a possibilidade de incorporação de bolhas ou sujeira entre as camadas, o aumento da probabilidade de falhas adesivas entre os incrementos, maior dificuldade de inserção em preparos extremamente conservadores devido ao acesso e tempo clínico bastante longo por precisar de fotoativação a cada camada.1,10,11,12

Com o intuito de diminuir ou minimizar essas limitações, as resinas de baixa tensão de contração de polimerização que foram introduzidas no mercado há alguns anos para a técnica bulk-fill, permitem incrementos de 4 ou 5 mm de espessura que podem ser fotopolimerizados em uma única etapa.7 Além disso, esses materiais tem se apresentado como uma boa opção e estão sendo amplamente recomendados para restaurações diretas em função da capacidade de compensar o alto Fator C de cavidades em dentes posteriores, permitindo ainda em alguns casos, que seja possível sua inserção em uma consistência fluida que se adapta melhor às paredes do preparo.8

Alguns estudos demonstram que as tensões de contração de polimerização da resina SureFil SDR Flow são significativamente menores do que aquelas produzidas por compósitos "flow" convencionais, compósitos nano e microhíbridos bem como de resinas a base de silorano, contando ainda com uma fase pré-gel de maior tempo13,14 e módulo flexural semelhante às resinas fluidas regulares.6

Em um estudo clínico randomizado e controlado de três anos de acompanhamento, foram avaliadas restaurações de resina (SureFil SDR Flow) pela técnica bulk-fill, onde os resultados clínicos mostram-se altamente aceitáveis quando comparado com a técnica incremental convencional de 2mm.2

Outro fator bastante importante e crítico a se considerar, quando se trata de uma restauração classe II, é a obtenção do ponto de contato. Restaurar de forma correta uma cavidade classe II é considerado pelos Cirurgiões-Dentistas uma das situações mais difícieis.15 O contato proximal ideal deve reconstruir o contorno anatômico bem como possuir uma pressão apropriada entre os dentes adjacentes, sendo essencial para a saúde periodontal e, uma vez não bem conformado, pode causar impactação alimentar, resultando em cárie ou doença periodontal e possível movimentação dos dentes.16

No procedimento clínico, para que o ponto de contato seja confeccionado de forma adequada, a restauração precisa compensar tanto a espessura da matriz como a contração de polimerização do material utilizado. Alguns estudos, comparando a utilização de matrizes circunferenciais e seccionais, demonstram que para a obtenção do ponto de contato, o uso de anéis e matrizes seccionais é bem mais eficiente, uma vez que as matrizes circunferenciais não conseguem promover um ponto de contato com a "pressão adequada" para promover sua função.17

Em cavidades classe II, onde muitas vezes o acesso é difícil, com o auxílio de um sistema de matriz seccionnal e o uso desses novos materiais restauradores, o procedimento torna-se bem mais fácil.

 

CONCLUSÃO

Como pode-se observar no caso clínico descrito, a técnica bulk-fill é bastante simples quando comparada à técnica incremental tradicional e, o uso de itens como matrizes seccionais, anéis e cunhas flexíveis aliados às resinas de baixa viscosidade e baixa tensão de contração de polimerização otimizam ainda mais o dia-a-dia na clínica favorecendo a obtenção de bons resultados de forma simples e eficaz.

 

APLICAÇÃO CLÍNICA

• As resinas bulk-fill, por permitirem a polimerização de incrementos de até 4mm, diminuem o número de passos para realizar uma restauração. Com isso, há uma menor chance de erros técnicos acontecerem e também um menor tempo clínico é necessário para se obter bons resultados.

• O ponto de contato correto em restaurações proximais é uma característica anatômica de alto grau de dificuldade em ser alcançado e a utilização de sistemas de matrizes seccionais facilitam sua correta confecção.

 

REFERÊNCIAS

1. Lazarchik DA, Hammond BD, Sikes CL, Looney SW, Rueggeberg FA. Hardness comparison of bulk-filled/transtooth and incremental-filled/occlusally irradiated composite resins. J Prosthet Dent. 2007 Aug;98(2):129-40. DOI: 10.1016/S0022-3913(07)60046-8         [ Links ]

2. Van Djken JV, Pallesen U. A randomized controlled three year evaluation of "bulk-filled" posterior resin restorations based on stress decreasing resin technology. Dent Mater. 2014;(30):245-51.

3. Van Ende A, De Munck J, Van Landuyt KL, Poitevin A, Peumans M, Van Meerbeek B. Bulkfilling of high C-factor posterior cavities: effect on adhesion to cavity-bottom dentin. Dent Mater. 2013 Mar;29(3):269-77.

4. Hirata R, Clozza E, Giannini M, Farrokhmanesh E, Janal M, Tovar N, Bonfante EA, et al. Shrinkage assessment of low shrinkage composites using micro-computed tomography. J Biomed Mater Res B Appl Biomater. 2014 Aug 13. [Epub ahead of print].

5. Czasch P, Ilie N. In vitro comparison of mechanical properties and degree of cure of bulk fill composites. Clin Oral Investig. 2013 Jan;17(1):227-35. DOI: 10.1007/s00784-012-0702-8

6. Tiba A, Zeller GG, Estrich CG, Hong A. A laboratory evaluation of bulk-fill versus traditional multi-increment-fill resin-based. JADA 2013;144(10):1182-3.

7. Ilie N, Bucuta S, Draenert M. Bulk-fill resin based composites: An in vitro assessment of their mechanical performance. Oper Dent. 2013;38(6):618-625. DOI: 10.2341/12-395-L

8. Park J, Chang J, Ferracane J, Lee IB. How should composite be layered to reduce shrinkage stress: Incremental or bulk filling? Dental Materials. 2008; 24(11):1501-1505. DOI: 10.1016/j.dental.2008.03.013

9. Kumagai RY, Zeidan LC, Rodrigues JA, Reis AF, Roulet JF. Bond Strength of a Flowable Bulk-fill Resin Composite in Class II MOD Cavities. J Adhes Dent. 2015 Oct;17(5):427-32. DOI: 10.3290/j.jad.a35012.

10. Abbas G, Fleming GJ, Harrington E, Shortall AC, Burke FJ. Cuspal movement and microleakage in premolar teeth restored with a packable composite cured in bulk or in increments. J Dent 2003;31:437–44. DOI: 10.1016/S0300-5712(02)00121-5

11. Sarrett DC. Clinical challenges and the relevance of materials testing for posterior composite restorations. Dent Mater. 2005;21:9–20. DOI: 10.1016/j.dental.2004.10.001

12. El-Safty S, Silikas N, Watts DC. Creep deformation of restorative resin-composites intended for bulk-fill placement. Dent Mater. 2012 Aug;28(8):928-35. DOI: 10.1016/j.dental.2012.04.038

13. Burgess J, Cakir D. Comparative properties of low-shrinkage composite resins. Compendium of Continuing Education in Dentistry 2010;31:10–5. (Spec Iss 2).

14. Ilie N, Hickel R. Investigation on a methacrylate-based flowable composite based on the SDRTM technology. Dental Materials 2011;27:348–55. DOI: 10.1016/j.dental.2010.11.014

15. Saber M, El- Badrawy W, Loomans B, Ahmed D, Dörfer C and El Zohairy A "Creating Tight Proimal Contacts for MOD Resin Composite Restorations". Operative Dentistry 36-3, 304-11,2011.

16. Ash MM (1993) Wheeler's Dental Anatomy, Physiology and Occlusion W.B. Saunders, Philadelphia.

17. Loomans BA, Opdam NJ, Roeters FJ, et al. A randomized clinical trial on proximal contacts of posterior composites. J Dent. 2006;34(4):292-7.

 

 

Endereço para correspondência:
André Figueiredo Reis
CEPPE, Universidade Guarulhos – UnG
Praça Tereza Cristina, 229
Centro - Guarulhos – SP
07023-070
Brasil

e-mail:
reisandre@yahoo.com

 

Recebido: jun/2016
Aceito: jul/2016