SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

versão impressa ISSN 0004-5276

Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. vol.70 no.4 Sao Paulo Out./Dez. 2016

 

Editorial

 

Novidades no conteúdo

 

 

Esta edição da Revista da APCD traz novidades em seu conteúdo e discussões acerca de novos paradigmas do diagnóstico frente ao intensivo acesso à informação. O Corpo Editorial da Revista pautou como Matéria de Capa o tema "Sobrediagnóstico", e o deixa em evidência para que o leitor faça suas reflexões. Além disso, a Revista apresenta de forma inédita a publicação dos anais do CIOSP. Privilegiando os leitores, há ainda a publicação das Diretrizes para a abordagem de lesões traumáticas da Associação Internacional de Traumatologia Dentária (IADT).

Vivemos em uma era digital que permite ao profissional da saúde coletar, organizar e acessar múltiplas informações e conhecimentos facilitadores do diagnóstico. Definido o diagnóstico, estará também determinado o tratamento que incrementará qualidade e sobrevida ao indivíduo ou a uma população. Esse raciocínio, aparentemente, está correto e tangencia a obviedade. Entretanto, o requinte e a complexidade dos avanços tecnológicos podem nos levar a um "rigor de diagnóstico" o qual pesquisadores denominam de "Overdiagnosed", que em uma tradução livre diz-se "Sobrediagnóstico". Questões surgem sobre o assunto: até que ponto esse tema é preocupante? Será que a detecção precoce de uma suposta anormalidade observada por um teste de extrema sensibilidade e especificidade não nos levará a um Sobretratamento?

Estamos perto do 35º CIOSP ( que será entre os dias 1 e 4 de feveiro de 2017), considerado o maior evento de Odontologia da América Latina. Dentre as ações científicas, comerciais e sociais que o CIOSP proporciona, uma das mais tradicionais é a apresentação de trabalhos de cunho científicos e clínicos. Essa edição da Revista da APCD está sendo cenário inaugural da publicação dos anais do 35º CIOSP. Tal iniciativa, inédita, seguramente será um vetor de transformação na participação de novos pesquisadores da Odontologia nos próximos CIOSPs e um novo canal de publicação. Registramos especial agradecimento ao Prof. Dr. Luiz Alberto Plácido Penna pela competente condução no processo de seleção dos trabalhos apresentados.

Faço menção especial a Associação Internacional de Traumatologia Dentária (IADT), presidida pelo Prof. Dr. Nestor Cohenca, que privilegiou-nos com a oferta de publicação das Diretrizes para a abordagem de lesões traumáticas. Essas diretrizes serão divididas em três capítulos (fraturas e luxação em dentes permanentes; avulsão de dentes permanentes e injúrias traumáticas em dentes decíduos). As orientações publicadas facilitarão ao clínico a consulta para um pronto atendimento ágil e eficaz diante de situações emergenciais de traumatismos dentários. Agradecemos imensamente ao Prof. Dr. Emmanuel J. N. Leal da Silva pela intermediação junto a IADT.

Finalmente, justificamos a publicação de um número menor de artigos nessa edição, compensados pelos resumos expandidos dos anais do 35ºCIOSP. Aos pesquisadores que emprestaram seus produtos científicos e clínicos à Revista da APCD, bem como a todos que submeteram seus trabalhos ao 35º CIOSP, nossos sinceros agradecimentos.

Boa leitura!

Danilo Antonio Duarte
Editor Científico da Revista da APCD