SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Odontologia

versão On-line ISSN 1984-3747versão impressa ISSN 0034-7272

Rev. Bras. Odontol. vol.73 no.3 Rio de Janeiro Jul./Set. 2016

 

Editorial

 

Plágio em publicação científica: um problema crescente da atualidade

 

Este grande problema no meio científico não é de hoje, entretanto, seu aumento associado ao número de retratações vem preocupando pesquisadores do mundo inteiro. Em um artigo de autores americanos na revista "PLoS ONE", foi relatado que, entre 1973 e 2002, tivemos 714 artigos retratados e, entre 2003 e 2012, este número subiu para 1333; baseando-se na base de dados PubMed. (Link:http://www1.folha. uol.com.br/ciencia/2013/10/1364120-cresce-numero-de-artigos-cientificos- despublicados-por-fraude-ou-erro.shtml)

Mas o que seria plágio? O que seria considerado plágio? O que está gerando este aumento? Segundo o dicionário Houaiss (2009), plágio seria o "Ato ou efeito de plagiar; apresentação feita por alguém, como de sua própria autoria, de trabalho, obra intelectual etc. produzido por outrem."

Existem diversas formas de plágio, entretanto de modo geral, qualquer frase copiada de algum autor é uma obra intelectual e particular, devendo sempre vir entre aspas e com a devida citação. As ideias advindas de um trabalho devem ser lidas, interpretadas e escritas, a partir do conhecimento e entendimento do novo autor, citando sempre a fonte. O aumento desta prática abominável pode estar associado com a grande pressão para publicação, associado à facilidade de acesso aos estudos pela internet e à falta de proficiência em inglês dos autores brasileiros.

Claro que nós da RBO estamos preocupados com este fato que denigre a revista, os editores, e, em consequência, a ciência brasileira! Deste modo, a revista passará a utilizar software antiplágio para avaliar os artigos submetidos, buscando garantir a originalidade que todo trabalho científico deve conter.

Para finalizar, faz parte das obrigações de quem integra uma comunidade acadêmica saber desenvolver a escrita pautada no estilo científico, o que requer uma capacidade dinâmica para selecionar fontes adequadas de publicações e que estas apresentem valor intelectual e produzam conhecimentos sobre determinado tema. Estas características são essenciais para gerar uma atenção maior para o não exercício desta prática.

 

Conselho Editorial da RBO revista@aborj.org.br