SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Odontologia

versão On-line ISSN 1984-3747versão impressa ISSN 0034-7272

Rev. Bras. Odontol. vol.73 no.4 Rio de Janeiro Out./Dez. 2016

 

Editorial

 

Divulgação da ciência em tempos de redes sociais

 

 

Como diz o provérbio português: "Quem não é visto, não é lembrado". Este provérbio reflete, hoje, a grande preocupação das revistas científicas com o quesito divulgação. Em um cenário de intensa disputa e exigências científicas, a possibilidade de atrair autores e leitores cria um ramo focado em divulgação das revistas, principalmente, nas redes sociais. Dentre estas, podemos destacar Facebook (mais de 1 bilhão de usuários), Instagram, Twitter, blogs e fóruns. Entretanto, para que haja sucesso nesta estratégia de divulgação, é necessário adequar a linguagem tradicional, manter o canal atualizado e estar conectado diariamente para responder os questionamentos dos leitores.

Outra questão tange a mudança nas medições, nos índices de impacto, pois as métricas tradicionais não conseguem avaliar este tipo de acesso, sendo necessário repensar e seguir o caminho atual do meio científico, valorizando todo tipo de acesso ao conhecimento.

A Revista Brasileira de Odontologia utiliza o facebook da Associação Brasileira de Odontologia - seção Rio de Janeiro como ferramenta de divulgação e propôs no edital contemplado da FAPERJ – Apoio à Publicação de Periódicos Científicos e Tecnológicos Institucionais –, 2016, um plano de ampliação de uso das ferramentas digitais. Acessem nosso facebook e nos ajudem a compartilhar ciência: https://www.facebook.com/aborjbrasil/

 

Conselho Editorial da RBO revista@aborj.org.br