SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.74 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Odontologia

versão On-line ISSN 1984-3747versão impressa ISSN 0034-7272

Rev. Bras. Odontol. vol.74 no.2 Rio de Janeiro Abr./Jun. 2017

 

Editorial

 

Indexação e internacionalização: caminho vital para sobrevivência

 

 

Nos últimos anos, a produção e divulgação de artigos científicos cresceram muito e, como consequência, as exigências para manter a qualidade também. Os programas de pós-graduação, principal fonte de produção, passam por avaliação criteriosa da Capes e para manterem ou elevarem o tão almejado conceito Capes necessitam publicar em revistas conceituadas.

Este cenário na pesquisa e para os editores nacionais, dentro de uma crise econômica devastadora em nosso país, gera um dilema: Como um periódico nacional pode representar uma opção qualificada para os pesquisadores, impedindo o envio daquele excelente artigo para as revistas internacionais?

A resposta é simples, porém executá-la exige complexidade, indexação em boas bases de dados; assim garantiremos a visibilidade e acessibilidade. Para que isso ocorra, é necessário ousadia e comprometimento dos editores, revisores, autores e leitores. Acreditando que transformar a RBO em uma revista competitiva e de qualidade representa o desejo de todos, estamos passando por um rígido processo de avaliação da SciELO. Depois de diversas adequações editoriais, estamos realizando a mudança na língua de publicação, que, para cumprir a exigência da SciELO, passará a ser totalmente publicada na língua inglesa. É, portanto, essencial contar com o apoio de vocês para coroar este trabalho que vem sendo realizado; então, aguardamos a submissão dos artigos em inglês, para que o próximo volume seja totalmente nesta língua.

A Revista Brasileira de Odontologia certamente passará por estes obstáculos e, com a união e esforço de todos, poderá em breve estar presente nas principais bases de dados do Brasil e, em um futuro próximo, do exterior.

 

Geraldo Oliveira Silva-Junior - CD
Bruna Lavinas Sayed Picciani - CD
Conselho Editorial da RBO
scientificeditor.rbo@gmail.com