SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RPG. Revista de Pós-Graduação

versão impressa ISSN 0104-5695

RPG, Rev. pós-grad. vol.17 no.4 São Paulo Out./Dez. 2010

 

RELATO DE CASO CASE REPORT

 

Reanatomização estética em paciente com hipodontia, dente conoide e permanência de elemento decíduo

 

Aesthetics reshaping in patient with hypodontia, conoid tooth and staying of deciduos element

 

 

Luzia da Glória Corrêa CoelhoI; Williana Cadete MachadoII; Mônica Regina Pereira Senra SoaresIII; Kelly dos Anjos MeloIV

IProfessora Doutora Adjunta de Odontopediatria do Departamento de Odontologia Social e Infantil da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora/MG
IIMestre em Clínica Odontológica pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora/MG
IIIMestranda em Clínica Odontológica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora/MG
IVGraduanda da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora/MG

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Um sorriso saudável fica sem harmonia frente a alterações dentárias como hipodontia, dentes conoides e permanência de decíduos, pois geram diastemas e afetam a proporção áurea dos dentes. Essas alterações modificam o formato, o tamanho e a proporção de altura e largura dos dentes. Desse modo, propôs-se a apresentar neste trabalho um caso clínico de fechamento de diastemas com a reanatomização e recontorno estético, através de sistemas adesivos resinosos diretos. O resultado foi satisfatório para a paciente, que recuperou a auto-estima e a função do sistema estomatognático.

Descritores: Dentística operatória. Estética dentária. Anodontia.


ABSTRACT

A healthy smile is no longer harmonious due to dental abnormalities such as hypodontia, conoid teeth and permanence of deciduous because they generate diastema and affect the golden teeth. These abnormalities alter the shape, size and proportion of height and width of the teeth. Thus, this paper shows a clinical case of closing diastema through aesthetic reshaping with direct resin adhesive systems. The result was satisfactory for the patient, who regained self-esteem and the function of the stomatognathic system.

Descriptors: Dentistry, operative. Esthetics, dental. Anodontia.


 

 

Introdução

Dentre as alterações dentárias decorrentes de anomalias no número de dentes, a hipodontia é dita como a mais comum, ocorrendo em cerca de 10%9 da sociedade. É caracterizada pela ausência de um ou mais elementos dentários5,8. Sua frequência vem se tornando maior neste século que no século passado9.

Essa anomalia, associada à permanência de dentes decíduos e conoides, acarreta diastemas dentais5 – alterações comuns que também podem surgir de forma natural (erupção de dente com coroa menor que seu espaço na arcada e presença de freio labial) e iatrogênica (tratamento ortodôntico resultando em espaços nos arcos dentais)6, gerando consequências morfofuncionais ao paciente; por este motivo, a hipodontia traz consigo grandes desafios para o clínico, tanto no diagnóstico como no tratamento da condição10.

O diagnóstico precoce potencializa o tratamento estético, funcional e a estabilidade dos resultados10.

Para a correção dos diastemas, pode-se lançar mão da técnica da "plástica dental", que exige do profissional o conhecimento de várias técnicas e recursos estéticos, além de um aprimoramento na aplicação do material4. A técnica consiste em recuperar a proporção áurea, que representa a largura adequada para cada dente, contribuindo para a simetria do segmento anterior7.

No presente trabalho, é apresentado um caso clínico de diastemas, resultantes da hipodontia dental, presença de dente conoide e permanência de dente decíduo. A correção desse diastema foi realizada com a reanatomização de dente decíduo e conoide e recontorno de dentes anteriores, utilizando-se a técnica direta com resina composta e sistema adesivo, sem preparo cavitário.

 

Relato de caso

Paciente de 19 anos, sexo feminino, leucodérmica, procurou a clínica odontológica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora em busca de um tratamento para melhorar a forma dos dentes anteriores e diminuir os espaços entre estes. Essa falta de estética foi motivo de insatisfação, detectada durante a anamnese.

Por meio do exame clínico foram identificados, na arcada superior, diastemas entre incisivos centrais e caninos, causados pela ausência congênita dos incisivos laterais. A arcada inferior revelou presença de alteração de forma, como dente conoide, correspondendo ao incisivo central direito e a permanência de incisivo central decíduo esquerdo, configurando espaços interdentais. Observou-se também a textura superficial (presença de microestrias) e a relação dos dentes com o tecido gengival (recessão no incisivo central inferior decíduo) (Figura 1).

 

 

Na fase de planejamento do caso, foram obtidos os modelos de estudo da paciente a partir da moldagem com alginato. Estes serviram para análise da oclusão, e foi detectada ausência de sobrecarga anterior, para posterior escolha do material restaurador. Nos modelos foi feito enceramento diagnóstico para avaliar a relação dental quanto à forma, proporção, tamanho e para fornecer ao paciente o aspecto do provável resultado.

Após avaliação das possibilidades de tratamento, suas vantagens e desvantagens, optou-se por restauração direta com resina composta fotopolimerizável.

Feita a profilaxia com pedrapomes, água e escova de Robinson, foi selecionada a cor da resina composta por meio da escala que acompanha o estojo do material.

Para a reanatomização dental, foi selecionada a resina composta micro-híbrida (Charisma A2). Por meio de um ensaio restaurador, confirmou-se a cor e as relações das áreas estática e dinâmica de visibilidade. O sistema adesivo utilizado foi o Primer & Bond (Dentsply, Brasil).

Após o isolamento absoluto do campo operatório para o fechamento do diastema de linha média superior, nas faces proximais e vestibular dos incisivos centrais foi realizado condicionamento ácido (ácido fosfórico a 37% gel), lavagem e secagem, aplicação do adesivo com pincel microbrush em toda extensão do esmalte condicionado e fotopolimerização segundo as instruções do fabricante. Acrescentou-se resina composta, através da técnica incremental, com auxílio de matriz de poliéster e pincéis para se obter a texturização adequada.

Em seguida, com broca diamantada nº 3.203 (KG Sorensen, Brasil), foi feito mínimo desgaste em esmalte na convexidade vestibular e na incisal pontiaguda dos caninos superiores, transformando-os em incisivos laterais. Posteriormente, foi feito o acréscimo de resina composta nas convexidades proximais, incisal e vestibular destes elementos. Nos pré-molares superiores, acrescentou-se resina composta nas vertentes mesial e distal da cúspide vestibular, para caracterizá-los como caninos.

Em seguida, removeu-se o isolamento absoluto e o excesso de resina composta na cervical dos dentes, com cabo e lâmina de bisturi nº 12. Não houve preocupação em realizar o polimento, mas sim em manter a integridade periodontal, a relação comprimento dental/lábios próxima aos padrões de normalidade e a proteção das restaurações contra possíveis fraturas, estabelecendo uma guia anterior de desoclusão correta.

Na sessão seguinte, estando o campo operatório e as superfícies dentais da arcada inferior preparados, foi feito o recontorno com resina composta, nas proximais do incisivo lateral esquerdo e na mesial do canino esquerdo. Mediante a necessidade de se obterem proporções dentais harmônicas, fez-se um afastamento com borracha ortodôntica (Figura 2) entre o incisivo central decíduo esquerdo e o dente conoide (correspondente ao central), para posterior plástica dental.

 

 

Após a obtenção do afastamento dental, a borracha ortodôntica foi retirada e estabeleceu-se a forma e contorno aos dentes, acrescentando-se resina composta na incisal, mesial e vestibular do incisivo central decíduo esquerdo, recobrindo a área cervical exposta decorrente de recessão gengival. No dente conoide, acrescentou-se resina composta nas proximais e vestibular, remodelando-o para incisivo central. No incisivo lateral direito, acrescentou-se a resina na mesial, vestibular e incisal e, no canino direito, na vertente mesial.

Pontos de contato prematuros foram removidos para evitar fraturas ou problemas oclusais.

Por se tratar de reprodução de detalhes anatômicos, nas arcadas superior e inferior, foram feitos retoques finais de resina composta sob isolamento relativo, obtendo-se melhor visualização do término da restauração na região cervical, bem como, do sorriso da paciente, sendo por isso possível mimetizar a forma e o alinhamento dental.

Concluída a plástica dental, foram conferidos a oclusão cêntrica e os movimentos lateroprotrusivos com papel carbono AccuFilm II® (Parkell, Inc., USA).

Após 21 dias da reconstituição dental, o polimento foi realizado com discos de óxido de alumínio Sof-Lex (3M, Brasil), seguindo-se as granulações adequadas, pontas siliconizadas e discos de feltro com gel lubrificante. Em seguida, sob isolamento relativo, foi realizado o selamento das superfícies com Fortyfi (Bisco, Inc., USA), fotopolimerizado por 20 segundos para evitar impregnação de corantes (Figura 3).

 

 

A paciente foi esclarecida quanto à importância dos cuidados com a restauração, controle de placa, higienização, dieta e monitorização periódica para manter a integridade periodontal e restauradora.

 

Discussão

A hipodontia é uma anomalia frequente em humanos. Afeta principalmente a dentição permanente, e sua etiologia pode estar associada a fatores ambientais, genéticos ou ainda associada a síndromes8. As mutações nos genes MSX1 e PAX9 têm sido identificadas nas famílias com oligodontia autossômica dominante10.

Os dentes mais afetados são os incisivos laterais e os segundos pré-molares na população europeia, tendo prevalência de 4% no Brasil8,9.

Os dentes conoides apresentam frequência normal à alta. Incidem indistintamente quanto ao lado da arcada e são normalmente unilaterais e mais comuns no sexo feminino4,5, o que corrobora o presente relato de caso.

Essas anomalias podem ser facilmente detectadas em exames clínicos de rotina e exame radiográfico do tipo periapical e/ou panorâmico8. Além disso, podem ser a causa de maloclusões, de má formação dos arcos dentais e, ainda, de disfunção temporomandibular9, o que ressalta a necessidade de um diagnóstico precoce8,10. As mutações nos genes MS1 e PAX9 constituem outro possível método de diagnóstico; porém, não estão disponíveis na rotina clínica diária10.

O plano de tratamento deve estar baseado no alinhamento e na posição dental desses elementos. Em casos em que ocorrem angulações ou giroversões que impossibilitem a realização do tratamento restaurador isolado, é recomendável a integração com a Ortodontia. Quanto à necessidade de regularização de rebordos gengivais, o tratamento periodontal se faz necessário4. Existem várias opções para o fechamento destes e recontorno dental, como a técnica restauradora direta, indireta ou a inter-relação Ortodontia-Dentística1.

A correção dos diastemas por meio de coroas totais tem como desvantagens o prejuízo da longevidade clínica das restaurações3, a remoção de estrutura dental e o custo financeiro significativo6. A opção ortodôntica é realizada em casos em que os espaços interdentais são maiores – devido à ocorrência de movimentação dental em todo o arco, distribuindo melhor o espaço – e requer uma duração maior de tratamento10.

A Odontologia estética teve uma notável evolução nas últimas décadas, com o advento de novos materiais restauradores que recuperam a autoestima do paciente7, a harmonia dentofacial, a estética do sorriso e a preservação do sistema estomatognático. Associado a isso, é grande o interesse dos pacientes em restaurações funcionais e principalmente estéticas7. Portanto, diante das vantagens mencionadas, optou-se pela utilização de resinas compostas pela técnica direta.

A seleção dos sistemas adesivos diretos com resina composta possui como vantagens: versatilidade de cores, possibilidade de reparos posteriores, menor tempo de tratamento e custo, conservação da estrutura dental, reversibilidade, fácil realização, além de proporcionar excelente estética ao sorriso do paciente4.

No mercado odontológico, é grande a disponibilidade de tipos de resina composta. As micro-híbridas têm satisfatória propriedade mecânica, boa durabilidade e estética, porém o tamanho de suas partículas inorgânicas afeta sua lisura superficial2. A reconstituição adesiva direta tem alta aprovação pelos pacientes. A técnica apresenta desafios por ser sensível e exigir do profissional habilidade para recompor a forma, além de conhecimento anatômico sobre a diferença entre os dentes masculinos e femininos, o tamanho (largura/comprimento) e o alinhamento dos dentes4. Outro desafio é manter a integridade periodontal4,9 ao determinar contatos proximais e contornos adequados4,6.

Deve-se dar atenção especial à região cervical, não deixando excessos que permitam o acúmulo de placa. A conformação deve ser arredondada, possibilitando que o fio dental deslize sem dificuldades4.

Outro aspecto de fundamental importância é orientar os pacientes quanto à dieta e à higiene. Fumantes ou que fazem uso frequente de alimentos corantes podem apresentar manchamento nas resinas5. A paciente foi orientada no que concerne aos hábitos alimentares e de higienização.

 

Conclusões

Por meio do exame clínico-radiográfico, pôde-se constatar que os diastemas dentais decorreram da anomalia de número (hipodontia), de forma (dentes conoides) e da permanência de dentes decíduos.

A correção de diastemas por meio de uma técnica conservadora direta com resina composta fotopolimerizável permitiu a preservação das estruturas dentais e periodontais e a manutenção do comportamento biomecânico dos dentes.

O resultado final da plástica dental foi extremamente satisfatório. Recuperou-se a proporção dental, a harmonia do sorriso e a saúde periodontal, eliminando a impactação alimentar. Dessa forma, devolveu-se o convívio social à paciente, que recuperou sua autoestima.

 

Referências bibliográficas

1. Aranha ACC, Marchi GM. Restaurações adesivas diretas com resina composta para fechamento de diastemas e reconstrução de laterais conóides. Rev Iberoam Odontol Estet Dent. 2003;2(8):303-12.         [ Links ]

2. De Araújo EM Jr, Baratieri LN, Monteiro S Jr, Vieira LCC, de Andrada MA. Direct adhesive restoration of anterior teeth: Part 2. Clinical protocol. Pract Proced Aesthet Dent. 2003;15(5):351-7.

3. Baratieri LN, Monteiro Júnior S, Andrada MAC,Vieira LCC, Cardoso AC, Ritter AV. Estética: restaurações adesivas diretas em dentes anteriores fraturados. São Paulo: Santos; 1995.         [ Links ]

4. Boselli G, Pascotto RC. Incisivos laterais conóides: diagnóstico, planejamento e tratamento restaurador direto. Rev Dent Press Estética. 2007;4(2):111-7.         [ Links ]

5. Castello RR, Sampaio CAF, Freitas VCN, Cunha WF. Tratamento ortodôntico-restaurador combinado: um recurso nas alterações de forma dentária (relato de caso). Rev Bras Odontol. 2002;59(6):386-9.         [ Links ]

6. Lacy AM. Application of composite resin for single-appointment anterior and posterior diastema closure. Pract Periodont Aesthet Dent. 1998;10(3):279-86.         [ Links ]

7. Mauro SJ, Brogini EC, Sundfeld RH. Plástica dental: um recurso estético para promoção de saúde. J Bras Dent Estet. 2003;2(5):15-27.         [ Links ]

8. Oliveira OMS, Pallos D, Gil F, Cortelli JR. Prevalência de hipodontia e alterações da anatomia dentária relacionadas. Rev Biociênc. 2001;7(2):31-7.         [ Links ]

9. Paradowska A, Szelag J, Kawala B. Hipodontia in permanet dentition in patients with unilateral cleft lip and palate. Dent Med Probl. 2009;46 (3):342-5.         [ Links ]

10. Wu CCL, Wong RWK, Hägg U. A review of hypodontia: the possible etiologies and orthodontic, surgical and restorative treatment options- conventional and futuristic. Hong Kong Dent J. 2007;4(2):113-21.         [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência:
Kelly dos Anjos Melo
Avenida Rio Branco, 3.611, apto. 903 – Passos
CEP: 36021-630 – Juiz de Fora (MG), Brasil
Fone: (32) 3211-2938/ (32) 8404-6320
E-mail: amkelly@terra.com.br
Estudo realizado na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora/MG.

Recebido: 04/10/10
Aceito: 07/12/10