SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RPG. Revista de Pós-Graduação

versão impressa ISSN 0104-5695

RPG, Rev. pós-grad. vol.18 no.3 São Paulo Jul./Set. 2011

 

ARTIGO ORIGINAL

 

Métodos de estimativa de idade pelos dentes sob a ótica da Odontologia baseada em evidências

 

Dental age estimation methods under the point-of-view of evidence-based Dentistry

 

 

Juliana Ribeiro LopesI; Rogério Nogueira de OliveiraII

IMestranda em Ciências Odontológicas – Área de concentração em Odontologia Legal pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo/SP
IIProfessor da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo/SP

Corresponding address

 

 


 

RESUMO

A Odontologia Legal tem uma grande importância social, visto que ajuda a elucidar dúvidas frequentes a respeito da identidade de indivíduos, estejam eles mortos ou vivos. Como coadjuvante, a estimativa da idade por meio dos dentes se tornou um assunto amplamente estudado pela comunidade odontológica, dando origem a variados métodos em todo o mundo. Por isso, este trabalho se propõe a analisar os artigos a respeito da estimativa de idade publicados nos últimos cinco anos sob a ótica da Odontologia baseada em evidência, de modo a verificar se os métodos mais utilizados foram indicados fundamentando-se em boas evidências. A pesquisa na base de dados Medline resultou em 163 artigos, dos quais 49 foram selecionados como amostra final. Vinte e um diferentes métodos foram relatados na amostra, dos quais Demirjian, Cameriere, Willems e o desenvolvimento de terceiros molares foram os mais frequentes. O primeiro foi estudado duas vezes mais que os restantes, numa frequência de 20,4%. O nível de evidência mais observado foi o 2, considerado satisfatório. No entanto, pode-se concluir que os trabalhos publicados a respeito da estimativa de idade pelos dentes poderiam apresentar nível de evidência mais elevado (nível 1) caso levassem em conta todas as características que um estudo de alta qualidade deve apresentar, tais como amostras de tamanho e forma adequadas e análises estatísticas completas.

Descritores: Odontologia legal. Determinação da idade pelos dentes. Odontologia baseada em evidências.


 

ABSTRACT

Forensic Dentistry has a great social importance, since it helps to clarify frequent questions about the identity of individuals, be they dead or alive. As an adjunct, age estimation by teeth has become a topic widely studied by the dental community, originating several methods throughout the world. Therefore, this study aims to examine the articles on age estimates published in the last five years, from the point-of-view of evidence-based Dentistry, to verify if the most used methods are indicated based on good evidence. A search in the Medline database resulted in 163 articles, 49 of which were selected as the final sample. Twenty-one different methods have been reported in this sample, which Demirjian, Cameriere, Willems and development of third molars were the most frequent. The first one was studied two times more than the rest, at a frequency of 20.4%. The most frequent level of evidence was 2, which is considered satisfactory. However, we can conclude that the published works on age estimation by teeth could provide a higher level of evidence (level 1), in case it was taken into account all the characteristics that a high quality study must provide, such as samples of appropriate size and shape and complete statistical analysis.

Descriptors: Forensic dentistry. Age determination by teeth. Evidence-based dentistry.


 

 

INTRODUÇÃO

A Odontologia legal tem uma grande importância social, visto que ajuda a elucidar dúvidas frequentes a respeito da identidade de indivíduos, estejam eles mortos ou vivos10. Quando inexiste uma identidade atribuível a tal sujeito, seu perfil é traçado com base em características tais como idade, cor da pele, sexo, etc. Isso é feito com o intuito de facilitar seu reconhecimento e, posteriormente, sua identificação13,14.

Por sofrerem ação do tempo, transformando-se à medida que a vida evolui, os dentes podem ser utilizados para estimar, entre outros dados, a idade17. Assim, a estimativa da idade por meio dos dentes se tornou um assunto amplamente estudado pela comunidade odontológica, dando origem a variados métodos em todo o mundo18.

Entretanto, pode-se verificar na literatura que, ao tentar reproduzir os resultados obtidos em um estudo prévio, diversos autores relatam que o método estudado não é tão confiável quanto se acreditava, ou seja, a idade não é tão bem estimada quanto se almeja6,7,12. Alguns autores associam seus resultados negativos à variável estudada, alegando que não é fortemente relacionada à idade cronológica dos sujeitos15; outros simplesmente não conseguem reproduzir a estatística satisfatória do estudo original2. A grande maioria, porém, relata que os resultados divergentes provavelmente se devem às diferenças entre as populações estudadas1,3-5,8,9.

Dessa forma, este trabalho se propõe a analisar os artigos a respeito de estimativa de idade publicados nos últimos cinco anos, sob a ótica da Odontologia baseada em evidência, de modo a verificar se os métodos mais utilizados foram indicados fundamentando-se em boas evidências.

 

MATERIAL E MÉTODOS

A pesquisa dos artigos foi feita pela internet, utilizando-se a base de dados Medline, com o termo "dental age estimation" e o limite de publicação nos últimos cinco anos. Como este estudo foi realizado em outubro de 2010, o próprio programa da base de dados restringiu os resultados aos publicados até novembro de 2005.

Dessa busca, resultaram 163 periódicos, dos quais 70 foram excluídos de imediato, pois apenas os outros 93 apresentavam em seu título a proposta de estudar um método de estimativa de idade. Posteriormente, os artigos foram analisados para que se realizasse uma seleção mais minuciosa. Apenas os que se referiam a métodos de estimativa de idade por meio dos dentes foram mantidos; os que sugeriam um novo método ou que falharam em demonstrar sua opinião em relação à efetividade do método referido foram excluídos.

Vários foram os métodos de estimativa de idade identificados dentro dos artigos selecionados, alguns deles chegando a mencionar três ou mais técnicas. Entretanto, um único foi escolhido para representar cada artigo. As pesquisas que se interessaram em validar um único método são aqui representadas por ele; as que objetivaram compará-los são simbolizadas pelo método considerado mais eficaz. Os estudos que avaliaram apenas um método, porém o consideraram inapto para estimar idade com precisão, ainda assim foram por ele representados, pois a intenção aqui é apenas avaliar se o julgamento – independente de ser positivo ou negativo – está sendo feito baseado em boa evidência.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A amostra final foi constituída de 49 artigos (Quadro 1), os quais aplicaram ou descreveram pelo menos um método de estimativa de idade pelos dentes, previamente publicado.

Os artigos foram então classificados de acordo com seu nível de evidência, tomando como base a tabela preconizada pela revista The Journal of Evidence-Based Dental Practice (Quadro 2). Atualmente, o periódico utiliza um novo sistema de classificação de evidência, o Strength of Recommendation Taxonomy Grading (SORT), cuja tradução livre pode ser vista na Figura 111. Entretanto, esse diagrama é baseado em evidências dependentes de doenças ou pacientes, não sendo adequado para os outros tipos de pesquisas, as quais são avaliadas com base em uma tabela (Tabela 1). Como a Odontologia baseada em evidências busca o "melhor tratamento ao menor custo possível"16, é centrada na faceta clínica da Odontologia, sendo necessária uma adaptação para sua aplicação na Odontologia legal.

Sendo assim, os autores entenderam que, para serem classificados como de nível 1, os artigos tinham que apresentar uma revisão sistemática ou um estudo de alta qualidade; os de nível 2 seriam aqueles cuja pesquisa ou revisão ficasse de alguma forma incompleta; e os de nível 3, os outros tipos de publicação, principalmente séries de casos.

Dentre os 49 artigos selecionados, foram identificados 21 métodos de estimativa de idade pelo desenvolvimento dos dentes e raízes. Os mais estudados foram os de Demirjian, com 20,4% (10 artigos) de frequência, seguido pelos métodos de Cameriere, Willems e o de desenvolvimento de terceiros molares, cada um com uma frequência de 10,2% (5).

Nenhuma pesquisa foi considerada de nível 1, enquanto 45 artigos foram classificados como nível de evidência 2 (91,83%) e os outros 4, nível de evidência 3 (8,16%).

Dos métodos mais estudados, apenas um artigo que utilizou a técnica de Demirjian foi classificado como nível 3; todos os outros foram avaliados como apresentando nível 2.

Assim, a quase totalidade dos estudos tem um nível de evidência avaliado em 2 por serem frequentemente pesquisas para testes de métodos. As falhas que impedem alcançar o nível 1 costumam residir na restrita população estudada ou na falta de uma análise estatística completa que comprove as conclusões do trabalho. Como exemplo, podemos citar os testes constantemente realizados em amostras pequenas ou, ainda, aqueles que, ao comparar métodos distintos, baseiam-se em valores absolutos para demonstrar a eficácia em vez de se utilizar da estatística para afirmar, sem dúvida, que uma técnica é mais precisa que a outra.

 

CONCLUSÃO

Os métodos de estimativa de idade mais frequentemente estudados atualmente, ou seja, Demirjian, Cameriere, Willems e o de desenvolvimento de terceiros molares, são, de forma constante, representados por pesquisas com nível de evidência satisfatório. Contudo, esse nível de evidência poderia ser melhorado se os trabalhos conduzidos levassem em conta todas as características que um estudo de alta qualidade deve apresentar, tais como amostras de tamanho e forma adequadas e análises estatísticas completas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Acharya AB, Vimi S. Effectiveness of Bang and Ramm';s formulae in age assessment of Indians from dentin translucency length. Int J Legal Med 2009;123(6):483-8.         [ Links ]

2. Babshet M, Acharya AB, Naikmasur VG. Age estimation in Indians from pulp/tooth area ratio of mandibular canines. Forensic Sci Int 2010;197(1-3):125.e1-4.         [ Links ]

3. Butti AC, Clivio A, Ferraroni M, Spada E, Testa A, Salvato A. Häävikko';s method to assess dental age in Italian children. Eur J Orthod 2009;31(2):150-5.         [ Links ]

4. Chen JW, Guo J, Zhou J, Liu RK, Chen TT, Zou SJ. Assessment of dental maturity of western Chinese children using Demirjian';s method. Forensic Sci Int 2010;197(1-3):119.e1-4.         [ Links ]

5. Cruz-Landeira A, Linares-Argote J, Martínez-Rodríguez M, Rodríguez-Calvo MS, Otero XL, Concheiro L. Dental age estimation in Spanish and Venezuelan children. Comparison of Demirjian and Chaillet';s scores. Int J Legal Med 2010;124(2):105-12.         [ Links ]

6. Garamendi PM, Landa MI, Ballesteros J, Solano MA. Reliability of the methods applied to assess age minority in living subjects around 18 years old. A survey on a Moroccan origin population. Forensic Sci Int 2005;154(1):3-12.         [ Links ]

7. Karaarslan B, Karaarslan ES, Ozsevik AS, Ertas E. Age estimation for dental patients using orthopantomographs. Eur J Dent 2010;4(4):389-94.         [ Links ]

8. Lewis JM, Senn DR. Dental age estimation utilizing third molar development: A review of principles, methods, and population studies used in the United States. Forensic Sci Int 2010;201(1-3):79-83.         [ Links ]

9. Mani SA, Naing L, John J, Samsudin AR. Comparison of two methods of dental age estimation in 7-15-year-old Malays. Int J Paediatr Dent 2008;18(5):380-8.         [ Links ]

10. Mesotten K, Gunst K, Carbonez A, Willems G. Dental age estimation and third molars: a preliminary study. Forensic Sci Int 2002;129(2):110-5.         [ Links ]

11. Newman MG, Weyant R, Hujoel P. JEBDP improves grading system and adopts strength of recommendation taxonomy grading (SORT) for guidelines and systematic reviews. J Evid Based Dent Pract 2007;7(4):147-50.         [ Links ]

12. Nik-Hussein NN, Kee KM, Gan P. Validity of Demirjian and Willems methods for dental age estimation for Malaysian children aged 5-15 years old. Forensic Sci Int 2011;204(1-3):208.e1-6.         [ Links ]

13. Oliveira RN, Daruge E, Galvão LCC, Tumang AJ. Contribuição da odontologia legal para a identificação post-mortem. Rev Bras Odontol 1998;55(2):117-22.         [ Links ]

14. Oliveira SVT. Avaliação de medidas da espessura dos tecidos moles da face em uma amostra populacional atendida na Seção Técnica de Verificação de Óbitos do município de Guarulhos – São Paulo [Dissertação online]. São Paulo: Faculdade de Odontologia da USP; 2008. [citado 2011 Jun 13]. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23148/tde-21012009-151057/pt-br.php

15. Schmitt A, Saliba-Serre B, Tremblay M, Martrille L. An evaluation of statistical methods for the determination of age of death using dental root translucency and periodontosis. J Forensic Sci 2010;55(3):590-6.         [ Links ]

16. Susin C, Rösing CK. Praticando odontologia baseada em evidências. Canoas: Ulbra; 1999.         [ Links ]

17. Vanrell JP. Odontologia legal e antropologia forense. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2009.         [ Links ]

18. Willems G. A review of the most commonly used dental age estimation techniques. J Forensic Odontostomatol 2001;19(1):9-17.         [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência:
Juliana Ribeiro Lopes
Avenida Jaguaré, 249, apto. 167M – Jaguaré CEP 05346-000 – São Paulo/SP
Fone: (11) 8580-1531

e-mail:
julirlopes@hotmail.com

Trabalho realizado na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

Received in: 14/6/11
Accepted in: 19/7/11