SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RPG. Revista de Pós-Graduação

versão impressa ISSN 0104-5695

RPG, Rev. pós-grad. vol.19 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2012

 

Artigo Original / Original Article

 

Reabilitação estética com a utilização de um sistema cerâmico do tipo Y-TZP: relato de caso clínico

 

Aesthetic rehabilitation using Y-TZP ceramic system: a case report

 

 

ALESSANDRA PEREIRA DE ANDRADEI; ANGELA MAYUMI SHIMAOKAI; ROBERTA LACERDA FALANQUEII; MARCIO GARCIA DOS SANTOSIII; FLAVIO AUGUSTO MERICHELLO DOS SANTOSIV; RUBENS CÔRTE REAL DE CARVALHOV

I Pós-Doutoranda do Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) – São Paulo/SP
II Especialista em Dentística pelo Hospital da Aeronáutica de São Paulo (HASP) – São Paulo/SP
III Professor do curso de Excelência em Estética Bucal: Soluções Diretas, Indiretas e Prótese Sobre Implantes da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia (FFO Fundecto) – São Paulo/SP
IV Coordenador do curso de Excelência em Estética Bucal: Soluções Diretas, Indiretas e Prótese Sobre Implantes da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia (FFO Fundecto) – São Paulo/SP
V Professor Titular do Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) – São Paulo/SP

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

AMateriais restauradores cerâmicos tornaram-se uma excelente alternativa em próteses parciais fixas (PPF), tanto em região anterior como posterior, devido aos avanços de propriedades mecânicas e estéticas. Este relato de caso clínico descreve o emprego de uma prótese parcial fixa de três unidades para a substituição de um primeiro pré-molar superior. O sistema cerâmico utilizado consiste em um processamento CAD-CAM de uma cerâmica a base zircônia estabilizada por ítrio (Y-TZP) e sua cerâmica de recobrimento. O protocolo clínico e as vantagens desta opção de tratamento são discutidos.

Descritores: Estética. Cerâmicas. Sistemas Y-TPZ.


ABSTRACT

Ceramic restorative materials have become an excellent alternative to both the anterior and posterior FPDs, due to advances in mechanical and aesthetic properties. This case report describes the use of a fixed partial denture to replace three units of a first premolar. The ceramic system used consists of a CAD-CAM processing of a ceramic base for yttrium stabilized zirconia (Y-TZP) and its veneering ceramic. The clinical protocol and advantages of this treatment option are discussed.

Descriptors: Esthetic. Ceramic. Y-TPZ based systems.


 

 

INTRODUÇÃO

As exigências estéticas de pacientes e profissionais têm motivado o desenvolvimento de materiais restauradores, não só no aspecto estético, mas também biodinâmico.

As cerâmicas adquiriram, nos últimos 20 anos, propriedades que permitem sua utilização sem a necessidade de reforço interno de estrutura metálica tanto para elementos unitários como para próteses parciais fixas (PPF) de pequena extensão. Muitas cerâmicas têm excelente biocompatibilidade, são inertes, possuem melhores propriedades físicas de adesão e exibem uma aparência natural1.

As excelentes propriedades mecânicas destes materiais, em combinação com atual estado da arte CAD/CAM, permitem a realização de restaurações complexas com alta acurácia e precisão2.

O mais recente material cerâmico de recobrimento para PPF são os materiais baseados em policristais de zircônia tetragonal estabilizados com ítrio (Y-TZP). Esse material foi introduzido no setor biomédico na confecção de próteses ortopédicas e teve um grande sucesso graças as suas propriedades mecânicas e sua biocompatibilidade8.

Esses materiais são classificados como cerâmicas policristalinas. Tais cerâmicas não possuem componentes vítreos e, geralmente, são mais resistentes que as cerâmicas vítreas devido a sua estrutura cristalina ser mais densa3.

A fase tetragonal destas cerâmicas é a responsável pelo aumento da resistência flexural e melhora das propriedades mecânicas. A alta concentração de zircônia em configuração tetragonal confere uma resistência flexural de até 900–1.200 MPa, assim os fabricantes têm indicado sua utilização em estruturas para próteses fixas mais extensas, com até 4 elementos6.

Assim este relato de caso teve por objetivo mostrar a reabilitação funcional e estética por meio de uma PPF livre de metal.

 

RELATO DE CASO CLÍNICO

Paciente do sexo masculino, 40 anos apresentou-se com uma prótese fixa metaloplástica de 3 elementos (13, 14 e 15) estética e funcionalmente comprometida com fratura da faceta de resina do pôntico e infiltração marginal nos elementos pilares (Figura 1A).

A radiografia periapical da região protética evidenciou tratamento endodôntico adequado nos elementos 13 e 15. Após a remoção da estrutura prótese, o canino apresentava-se com quantidade sufi ciente de remanescente dental coronário, sendo indicada a colocação de um retentor intrarradicular pré-fabricado de fibra de vidro (Reforpost®, Angelus Indústria de Produtos Odontológicos SA, Londrina, Brasil) fixado com cimento resinoso (Rely X, 3M ESPE, St. Paul, MN, EUA) e o preenchido com resina composta micro-híbrida (Filtek Z250, 3M ESPE, St. Paul, MN, EUA). O elemento 15 recebeu como retentor intrarradicular um núcleo metálico fundido recoberto com cerâmica que foi fi xado com cimento de fosfato de zinco (cimento de zinco, S.S. White, Rio de Janeiro, Brasil) manipulado segundo a recomendação do fabricante (Figura 1B).

Os pilares protéticos foram preparados com término em chanfro largo (Figura 1C).

Foram inseridos fi os de afastamento gengival e a moldagem foi realizada com silicona de adição (Express™ 3M ESPE, St. Paul, MN, EUA) pela técnica de única impressão.

A partir do modelo de gesso obtido, foi realizado o enceramento convencional da infraestrutura fi xado em uma base localizada no equipamento CERCON® Brain (DeguDent Gmbh, Alemanha) (Figuras 2A e B). Uma leitura óptica pelo CERCON® CAM System foi realizada e os dados digitalizados foram transferidos para um software responsável pela usinagem da infraestrutura a partir de um bloco de CERCON® Base (DeguDent Gmbh, Alemanha) (Figuras 2C, 3A e B). A cerâmica CERCON® tem como composição 94% de óxido de zircônia, 5% de óxido de ítrio, 0,8% de óxido de háfnio e 0,2% de óxido de silício e alumínio (Y-TZP – policristais de zircônia tetragonal estabilizados com ítrio).

 

 

 

 

 

 

 

Terminado o processo de usinagem, a estrutura foi transferida para um forno com temperatura de sinterização de 1.350ºC (Figura 3C).

Na sessão clínica subsequente foi realizada a prova clínica da estrutura em CERCON® e os ajustes necessários foram realizados com auxílio de uma silicone de condensação de baixa viscosidade (Xantopren®, Heraeus Kulzer GmbH, Hanau, Alemanha) e instrumentos rotatórios diamantados (Figuras 4AC e 5A). Na mesma sessão clínica foi realizada a escolha da cor (A3 da Escala Vita, Vita Inc.) para a aplicação do sistema cerâmico de recobrimento da estrutura em zircônia. A estrutura foi enviada novamente ao laboratório protético para a aplicação da cerâmica de recobrimento CERCON® CeranS com baixo teor de zircônia (Figuras 5B e C).

Em sessão clínica subsequente, a instalação e fixação da peça protética foi realizada com cimento de ionômero de vidro (Rely X Luting Cement, 3M ESPE, St. Paul, MN, EUA), segundo a recomendação do fabricante (Figura 6B). Foram realizados controles clínicos após sete dias e após seis meses do momento da fixação (Figura 6C).

 

 

 

 

 

 

 

DISCUSSÃO

Os sistemas cerâmicos totais oferecem uma alternativa legítima posto que é possível a realização de restaurações indiretas resistentes, bem adaptadas e duráveis como alternativa as peças tradicionalmente suportadas por metal.

Muitos sistemas cerâmicos de alta resistência surgiram recentemente no mercado odontológico. Entre eles está o sistema Cercon Zirconia (DENTSPLY) que tem demonstrado durabilidade mecânica e estética; podendo ser utilizado para uma grande variedade de restaurações indiretas por apresentar boa adaptação, com uma excelente estética10,11.

Estudos demonstram as excelentes qualidades biomecânicas das cerâmicas Y-TZP por meio de ensaios laboratoriais como a resistência flexural, módulo de elasticidade, tenacidade à fratura4,7. Com propriedades mecânicas superiores às das demais cerâmicas odontológicas, a cerâmica Y-TZP ampliou a indicação de restaurações livres de metal para próteses parciais fixas de até quatro elementos para reabilitação de qualquer região da cavidade bucal.

O caso clínico relatado mostrou a possibilidade de uma reabilitação funcional e estética por meio de restaurações livres de metal sem prejuízo da adaptação marginal da peça protética e otimização do componente estético.

Estudos clínicos longitudinais também suportam a indicação e utilização das cerâmicas a base de zircônia estabilizada por ítrio5,9.

 

CONCLUSÃO

Pelo exposto, pode-se inferir que o sistema cerâmico de zircônia estabilizada por ítrio é uma alternativa segura que pode ser utilizada em substituição às restaurações indiretas metalocerâmicas para prótese parciais fixas de até quatro elementos.

 

AGRADECIMENTOS

Ao Laboratório LCA pela realização da fase laboratorial.

 

REFERÊNCIAS

1. Abboud M, Stark H, Koeck B. Integration of all-ceramic restorations in reconstructive prosthetic dentistry: a case report. Quintessence Int 2004;35(2):103-7.         [ Links ]

2. Guazzato M, Proos K, Quach L, Swain MV. Strength, reliability and mode of fracture of bilayered porcelain/zirconia (Y-TZP) dental ceramics. Biomaterials 2004;25(20):5045-52.         [ Links ]

3. Kelly JR. Dental ceramics: current thinking and trends. Dent Clin North Am 2004;48(2):513-30.         [ Links ]

4. Kim JW, Kim JH, Janal MN, Zhang Y. Damage maps of veneered zirconia under simulated mastication. J Dent Res 2008;87(12):1127-32.         [ Links ]

5. Larsson C, Vult Von Steyern P. Implant-supported full-arch zirconia-based mandibular fixed dental prostheses. Eight-year results from a clinical pilot study. Acta Odontol Scand 2012 [Epub ahead of print]         [ Links ].

6. Luthardt RG, Holzhuter MS, Rudolph H, Herold V, Walter MH. CAD/CAM-machining effects on Y-TZP zirconia. Dent Mater 2004;20(7):655-62.         [ Links ]

7. Martins LM, Lorenzoni, FC, Farias BC, Lopes LDS, Bonfante G, Rubo JH. Comportamento biomecânico das cerâmicas odontológicas: revisão. Cerâmica 2010;56:148-55.         [ Links ]

8. Raigrodski AJ. Contemporary all-ceramic fixed partial dentures: a review. Dent Clin North Am 2004;48(2):531-44.         [ Links ]

9. Sagirkaya E, Arikan S, Sadik B, Kara C, Karasoy D, Cehreli M. A randomized, prospective, open-ended clinical trial of zirconia fixed partial dentures on teeth and implants: interim results. Int J Prosthodont 2012;25(3):221-31.         [ Links ]

10. Sturzenegger B, Fehér A, Lüthy H, Schumacher M, Loeffel O, Filser F, et al. Clinical study of zirconium oxide bridges in the posterior segments fabricated with the DCM system. Schweiz Monatsschr Zahnmed 2000;110(12):131-9.         [ Links ]

11. von Schroeter P, Jürgensen B, Zöllner M. Cercon move: a navigation aid for dental CAD applications. Int J Comput Dent 2004;7(4):371-7.         [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência:
Alessandra Pereira de Andrade
Departamento de Dentística
Avenida Professor Lineu Prestes, 2.227 – Cidade Universitária
CEP 05508-000 – São Paulo/SP

e-mail:
alealesi@usp.br

 

Recebido em: 27/2/12
Aceito em: 20/12/12