SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RFO UPF

versão impressa ISSN 1413-4012

RFO UPF vol.15 no.3 Passo Fundo Set./Dez. 2010

 

Influência do formato do implante para reabilitação de casos com limitação de espaço mesiodistal

 

Influence of the format of the implant on rehabilitation in cases of mesio-distal space limitation

 

 

Andréa Candido dos ReisI; Wagner Nunes de PaulaII; Elcio Marcantonio JrIII; Rodolfo Jorge Boeck NetoIV; Danilo Dal Rovere NetoV; Carla Rodrigues MazzoV

IProfessora Doutora do Departamento de Materiais Dentários e Prótese da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil
IIAluno do curso de doutorado em Periodontia da Faculdade de Odontologia da Unesp de Araraquara, Araraquara, SP, Brasil
IIIProfessor Doutor do Departamento de Periodontia da Faculdade de Odontologia da Unesp de Araraquara, Araraquara, SP, Brasil
IVProfessor da Faculdade de Odontologia da Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp, Ribeirão Preto, SP, Brasil
VAlunos do curso de graduação da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Apesar do grande desenvolvimento da implantodontia, seu sucesso depende de um planejamento rigoroso e em casos com limitação de espaço mesiodistal a seleção do formato do implante é muito importante.
OBJETIVO E RELATO DO CASO CLÍNICO: Este artigo relata o caso clínico de um paciente com agenesia bilateral dos incisivos laterais superiores e ausência de espaço satisfatório no sentido mesiodistal, impedindo a utilização de implantes em proporções convencionais, apesar de ter realizado um tratamento ortodôntico prévio. Após a realização de exames radiográficos e estudo de modelos articulados em articulador semiajustável, optou-se pela realização de dois implantes de corpo único com carga imediata, da marca SIN®-Unident, de diâmetro reduzido para a solução do caso.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: O correto planejamento, diagnóstico e execução da técnica apresentou resultado satisfatório imediato e a longo prazo.

Palavras-chave: Implante dentário. Reabilitação bucal. Anodontia. Fechamento de espaço ortodôntico.


ABSTRACT

Despite the development of the implantodonty, it success depends on rigorous planning, and in cases with limited mesio-distal space the selection of implant shape is very important.
OBJECTIVE AND CASE REPORT: This work tells the clinical case of a patient with bilateral dental agenesis of the superior lateral incisors with absence of satisfactory space in the mesio-distal direction, hindering the use of implantations in conventional ratios, although previous an orthodontic treatment. After radiographic examinations and the study of articulated models in semi-adjustable articulator we chose to perform two single body implants with immediate load, brand SINTM-Unident, with diameter reduced to the solution of the case.
FINAL CONSIDERATIONS: Correct planning, diagnosis and the technique showed satisfactory results both immediate and long-term.

Key words: Dental implantation. Mouth rehabilitation. Anodontia. Orthodontic space closure.


 

 

Introdução

Com o avanço da odontologia, problemas de difícil solução, como a ausência de elementos dentais, são superados atualmente graças aos implantes odontológicos osseointegrados1. Esses consistem, basicamente, na inserção de uma estrutura de suporte no osso alveolar remanescente e sua união a uma coroa dental artificial na região edêntula2. A tentativa de substituir elementos dentais perdidos por materiais naturais ou sintéticos não é recente, visto que as reações, favoráveis ou adversas, determinavam ou não a evolução e a contínua aplicação da técnica3,4.

O frequente insucesso em razão de falhas na utilização dos sistemas de implantes e a falta de estudos clínicos satisfatórios acabaram restringindo tal especialidade da odontologia por algum tempo. Contudo, atualmente a implantodontia tem se desenvolvido muito com o auxílio da indústria, bem como em razão do potencial e da dedicação dos profissionais de saúde a essa área5.

O sucesso clínico dos implantes está associado a vários fatores, como a interação entre as células do organismo implantado e a superfície do biomaterial utilizado5; além do correto desenvolvimento da técnica, uma vez que esses dispositivos podem ser obtidos de uma grande variedade de biomateriais naturais ou sintéticos.

Os implantes são hoje uma das ferramentas mais importantes no reparo de lesões traumáticas, processos infecciosos, neoplasias ou anomalias de desenvolvimento6.

Outro aspecto importante é a condição óssea, que deve preencher os requisitos de quantidade, consistência e espaçamento entre os dentes vizinhos. Baseando-se nesses critérios para a osseointegração, foram desenvolvidos muitos sistemas de implantes cuja superfície entra diretamente em contato com o tecido ósseo, favorecendo a ocorrência da osseointegração mesmo em condições adversas.

Várias pesquisas que tinham como objetivo aperfeiçoar os implantes resultaram em alterações no desenho, nos materiais e na técnica de implantação, tornando-os cada vez mais específicos para os diferentes problemas que os pacientes apresentam7-9.

Na odontologia moderna, em que os implantes utilizados são fabricados com titânio, a forma, tamanho, diâmetro, espaçamento entre as espiras e o tratamento de superfície são características cujo conhecimento deve ser de domínio do cirurgião-dentista especialista na área, uma vez que estão diretamente relacionadas à correlação implante, peça protética, função na cavidade bucal e consequente previsibilidade do mesmo9.

Devido a essas modificações, tem-se atualmente a possibilidade de solucionar um grande número de casos clínicos. O presente trabalho tem por objetivo descrever um caso no qual o paciente com agenesia dos incisivos laterais foi reabilitado com a utilização de dois implantes de corpo único de diâmetro reduzido.

 

Relato do caso

O paciente em questão autorizou a publicação do caso por meio da assinatura de um termo de consentimento livre e esclarecido.

Este trabalho relata um caso clínico de paciente de 22 anos, do sexo feminino, com histórico de agenesia bilateral dos incisivos laterais superiores. A paciente encontrava-se em tratamento ortodôntico com a posição dos caninos em classe I de Angle e dificuldade de aumento de espaço mesiodistal nas regiões anodônticas. Após anamnese, exame físico e radiográfico (Fig. 1), constatou-se espaço de 6 mm entre os incisivos centrais e caninos superiores de ambos os lados.

 

 

A impossibilidade de tratamento com implantes osseointegráveis de padrão Bramnemark® nas proporções convencionais levou os autores a procurar outras opções de implantes disponíveis no mercado. Optou-se pelo implante Unident® da empresa SIN (Sistema de Implante Nacional, São Paulo, SP, Brasil). O modelo Unident® (2,35 mm de diâmetro e 13,0 mm de altura) apresenta-se como um implante de corpo único com diâmetro reduzido. A técnica cirúrgica foi realizada com velocidade de 1.200 rpm e irrigação abundante. Para confecção do alvéolo cirúrgico utilizou-se apenas a fresa helicoidal de 1,6 mm de diâmetro (Fig. 2), perfurando até a profundidade de 13,0 mm (Fig. 3), pré-indicada por radiografias no exame inicial.

 

 

 

 

Os implantes (Fig. 4 e 5) foram inseridos com estabilidade de inicial de 50 N/cm. Dentes provisórios de resina acrílica foram confeccionados por técnica direta e cimentados provisoriamente nos abutments instalados nos implantes.

 

 

 

 

Ao aguardar o período de osseointegração, o tratamento ortodôntico foi continuado para correções finais. Foram realizadas as coroas definitivas após dez meses. O resultado foi satisfatório no pós-operatório inicial (Fig. 6) e após acompanhamento de dez meses (Fig. 7).

 

 

 

 

Discussão

A agenesia dental é uma condição que exige um tratamento odontológico de relativa complexidade. Alguns autores acreditam que a etiologia da agenesia seja desconhecida; outros acreditam que se deva a fatores genéticos ou à exposição a alguns dióxidos durante o desenvolvimento dentário10-12. Muitas são as opções para tratamento das agenesias. Próteses fixas foram e ainda são utilizadas, entretanto envolvem o desgaste de outro elemento dental; assim, sempre que possível, prefere-se a utilização de implantes.

O tratamento de pacientes parcialmente desdentados com implantes osseointegrados tem sido intensamente estudado e discutido13-15. Para que aconteça o processo de osseointegração alguns fatores devem ser considerados, como remanescente de tecido ósseo saudável e em quantidade suficiente, além da correta aplicação da técnica cirúrgica, entre outros.

A região anterior da mandíbula foi considerada durante décadas uma excelente região para a realização de implante14,15; e o desenvolvimento da implantodontia ampliou essa utilização para praticamente todos os espaços anodônticos da cavidade bucal. Entretanto, algumas regiões apresentam dificuldades técnicas que muitas vezes tornam impraticável a utilização de implantes atualmente disponíveis no mercado sem que haja a modificação da técnica cirúrgica.

Um exemplo da necessidade da modificação técnica são casos que necessitam de enxertos ósseos, conjuntivos, aplicação de biomateriais6 ou, ainda, a utilização de implantes modificados para satisfazer à forma anatômica dos dentes, fechamento de espaço sobre a coroa do dente e reposição de incisivos, em razão da dificuldade técnica pela pequena quantidade de espaço no sentido mesiodistal. Essa dificuldade se repete em casos de agenesia de incisivos laterais superiores, nos quais muitas vezes o tratamento ortodôntico não consegue recuperar o espaço suficiente para a colocação de um implante com medidas convencionais.

Em virtude dessa dificuldade, a indústria e a ciência têm se preocupado em desenvolver implantes e conectores protéticos que tenham indicações para esses casos. Contudo, existem poucos trabalhos na literatura que apresentam resultados de tratamentos de implantes com pequeno diâmetro a longo prazo15,16. Apesar disso, algumas considerações são necessárias. Certos autores indicam a redução de função nesses dentes, uma vez que o remanescente ósseo pode não suportar grandes pressões.

A estética das coroas também é um fator preocupante, uma vez que é necessário espaço suficiente para a colocação dos componentes protéticos. Autores têm sugerido a manutenção de até 3 mm entre implantes e 1 mm como a distância ideal entre implante e dente2. O caso em questão apresentava espaço desdentado de 6,0 mm, mas foi possível a realização de um provisório na forma de carga imediata após a colocação do implante de corpo único com diâmetro reduzido.

A vantagem da utilização de tais implantes é a possibilidade de ampliar a utilização desses dispositivos em casos que não garantam a ocorrência da osseointegração, em razão de reduzida quantidade óssea existente, e de se dispensar a realização de enxertos ósseos. Entretanto, esses casos necessitam de um rigoroso planejamento e análise oclusal e biomecânica, a fim de garantir a durabilidade da reabilitação com implantes a longo prazo13-17.

A solução do caso demonstrou que foi possível, com base num planejamento correto e em fundamentação científica, a realização de uma modificação técnica para alcançar o resultado desejado10,11.

 

Considerações finais

A aplicação da técnica correta associada à utilização de implantes apresentando formato e dimensões apropriadas para o caso, respeitando os espaços biológicos, permitiu o sucesso da reabilitação, proporcionando osseointegração e estética.

 

Referências

1. Depprich R, Zipprich H, Ommerborn M, Christian Naujoks C, Wiesmann HP, Sirichai Kiattavorncharoen S, et al. Osseointegration of zirconia Implants compared with titanium: an in vivo study. Head Face Med 2008; 11:1-8.         [ Links ]

2. Triplett RG, Frohberg U, Sykaras N, Woody RD. Implant materials, design, and surface topographies: their influence on osseointegration of dental implants. J Long Term Eff Med Implants 2003; 13:485-501.         [ Links ]

3. Wataha JC. Biocompatibility of dental casting alloys: a review. J Prosthet Dent 2000; 83(2):223-34.         [ Links ]

4. Branemark PI, Zarb GA, Albrektsson T. Tissue-integrated protheses. Osseointegrationin clinical dentistry. Chicago Quintessence Books; 1985.         [ Links ]

5. Zreiqat H, Valenzuela SN, Nissan BB, Roest R, Knabe C, Radlanski RJ, et al. The effect chemistry surface modification of titanium alloy of signalling parthways in human osteoblasts. Biomaterials 2005; 26(1):7579-86.         [ Links ]

6. Reis AC, Marcantonio Junior E, Margonar R, Silva LJ. Prevenção estética com enxerto conjuntivo e biomaterial. Rev Gaúcha Odontol 2009; 57(2).         [ Links ]

7. De Maetzu MA, Braceras I, Alava JI, Gay-Escoda C. Improvement of osseointegration of titanium dental implant surfaces modified with CO ions: a comparative histomorphometric study in beagle dogs. Int J Oral Maxillofac Surg 2008; 37:441-7.         [ Links ]

8. Solazzo V, Pezzeti F, Scarano A, Piatelli A, Bignozzi CA, Massari L, et al. Zirconium oxide coating improves implant osseointegration in vivo. Dent Mat 2008; 24:357-61.         [ Links ]

9. Dario LJ, Cucchiaro PJ, Deluzio AJ. Electronic monitoring of dental implant osseointegration. J Am Dent Assoc 2002; 133(4):483-90.         [ Links ]

10. Oredugba FA. Hypodontia in an adolescent with the HbSC genotype: a case report. Int J Paediatr Dent 2005; 15:455-8.         [ Links ]

11. Maurin JC, Bleicher F, Magloire H. Clinical consequences of dioxins exposure during tooth development. Arch Pediatr 2005; 12:1636-40.         [ Links ]

12. Basdra EK, Kiokpasoglou MN, Komposch G. Congenital tooth anomalies and malocclusions: a genetic link? Eur J Orthod 2001; 23:145-51.         [ Links ]

13. Christensen JG. The Increased use of small-diameter implants. J Am Dent Assoc 2009; 140:709-12.         [ Links ]

14. Buser D, Mericske-Stern R, Bernard JP, Behneke A, Behneke N, Hirt HP, et al. Long-term evaluation of non submerged ITI implants. Part 1: 8-year life table analysis of a prospective multi-center study with 2359 implants. Clin Oral Implants Res 1997; 8:161-72.         [ Links ]

15. Vigolo P, Givani A. Clinical evaluation of single-tooth mini-implant restorations: a five year retrospective study. J Prosthet Dent 2000; 84:50-4.         [ Links ]

16. Andersen E, Saxegaard E, Knutsen BM, Haanaes HR. A prospective clinical study evaluating the safety and effectiveness of narrowdiameter threaded implants in the anterior region of the maxilla. Int J Oral Maxillofac Implants 2001; 16:217-24.         [ Links ]

17. Zinsli B, Sagesser T, Mericske E, Mericske-Stern R. Clinical evaluation of small diameter ITI implants: a prospective study. Int J Oral Maxillofac Implants 2004; 19:92-9.         [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência:
Andréa Cândido dos Reis
Departamento de Materiais Dentários e Prótese
Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto- FORP/USP
Avenida do Café, s/n.
14040-904 Ribeirão Preto - SP
Fone: (16) 3602-4044 Fax: (16) 3602-4780
E-mail: andreare73@yahoo.com.br

Recebido: 23.09.2009
Aceito: 30.07.2010