SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RFO UPF

versão impressa ISSN 1413-4012

RFO UPF vol.16 no.1 Passo Fundo Jan./Abr. 2011

 

Editorial

 

A velocidade do tempo

 

Prof. Dr. Alvaro Della Bona

 

Saudosismo, ou a valorização do tempo, tem sido, infelizmente, uma prática em desuso. Parece que o tempo tem adotado uma velocidade própria, superior à costumeira. Estamos vivendo a velocidade preconizada pela tecnologia da comunicação instantânea da internet, com a carcaça e genética do ser humano de ontem. Isso talvez explique a falta de tempo para suprir demandas em alta velocidade enquanto continuamos com as mesmas dimensões temporais de outrora.

Alguns indivíduos e sociedades sempre estão na vanguarda, atentos ao comportamento humano e valorizando o tempo. Valho-me desse preceito para saudar a Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (FOUPF) que completa 50 anos em 2011. Pode parecer muito pouco para os americanos Horace A. Hayden e Chapin Aaron Harris, fundadores da primeira escola de odontologia, o Baltimore College of Dental Surgery, em 1840. O ensino de odontologia foi oficialmente instituído no Brasil em 25 de outubro de 1884, pelo decreto nº 9311 do Governo Imperial, graças ao visconde de Sabóia, diretor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Apenas 76 anos mais tarde, a Faculdade de Odontologia estava sendo criada em Passo Fundo. Como disse, há sociedades à frente do seu tempo!

Muitos colegas aprenderam seu ofício nesta instituição. Muitos outros se especializaram aqui, e em breve estaremos formando os nossos primeiros mestres. O tempo passou e a FOUPF segue cumprindo sua missão acadêmica de formar pessoas para transformar o mundo. Esse processo de amadurecimento institucional e docente, com propósitos firmados na qualificação do ser humano e do profissional da odontologia, apenas foi possível pela dedicação responsável de muitos professores, funcionários e colaboradores, que fizeram desta faculdade uma referência internacional no ensino e na pesquisa da odontologia.

Esta revista científica completou15 anos de publicações regulares, resultante do esforço de muitos editores e revisores, dentre eles o Prof. Dr. Cesar A. Garbin, falecido recentemente. Atualmente, a RFO-UPF on-line e o Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto) são diferenciais da qualidade de ensino, pesquisa e inovação da FOUPF, onde a velocidade da tecnologia foi apoiada na tradição do ensino da graduação.