SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RFO UPF

versão impressa ISSN 1413-4012

RFO UPF vol.17 no.1 Passo Fundo Jan./Abr. 2012

 

 

Protocolos laboratoriais para remoção de retentores intrarradiculares metálicos usando ultrassom: uma revisão crítica

 

Laboratory protocols for removal of intraradicular metallic posts using ultrasound: a critical review

 

 

Neilor Mateus Antunes BragaI; Raquel Conceição FerreiraI; Alex Siqueira e SilvaII; Gabriel Lima de OliveiraII; Lucas Rodrigues AlvesII; Rafael Costa SilveiraII; Manoel Brito-JúniorIII

IDoutores, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG, Brasil.
IIAcadêmicos do curso de Odontologia, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG, Brasil.
IIIMestre, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG, Brasil.

Endereço para correspondência

 

 


 

RESUMO

Objetivo: investigar na literatura especializada os protocolos laboratoriais para a remoção de retentores intrarradiculares metálicos usando ultrassom. Revisão de literatura: fontes de catalogação bibliográfica identificadas eletronicamente por Pubmed/Medline (www.pubmed.com.br) e Science direct (www.sciencedirect.com) foram utilizadas. Os termos "intrarradicular", "post removal" e "ultrasound" foram utilizados na busca, incluindo o período de fevereiro de 2004 até dezembro 2010. Os critérios de seleção dos artigos foram relacionados a: 1) vibração ultrassônica: uso ou não de refrigeração, tempo e modo de aplicação e número de aparelhos utilizados; 2) retentores: intervenção no diâmetro/comprimento do núcleo, agentes de cimentação e tipos de pinos. Foram encontrados 11 artigos que abordaram, pelo menos, uma das variáveis descritas. A partir de informações verificadas nesses estudos, constatou-se que o uso de refrigeração, maior tempo e aplicação intermitente do ultrassom, bem como a utilização de mais de um aparelho foram fatores favoráveis para a remoção dos retentores. Esse procedimento também foi otimizado pelos desgastes do diâmetro/comprimento dos núcleos dos retentores previamente à vibração ultrassônica, principalmente quando foram utilizados os cimentos fosfato de zinco e ionômero de vidro. Na maior parte dos estudos as variáveis foramestudadas isoladamente e não associadas. Conclusões: o uso de ultrassom é um método valioso para a remoção de retentores intrarradiculares. No entanto, novas investigações envolvendo a combinação dos diversos procedimentos da vibração ultrassônica são necessárias, visando aumentar a previsibilidade e a eficácia dessa técnica.

Palavras-chave: Resistência à tração. Técnica para retentor intrarradicular. Ultrassom.


 

ABSTRACT

Objective: To investigate the specialized literature on laboratory protocols for removal of intraradicular metallic posts using ultrasound. Literature review: Sources of bibliographic cataloging identified electronically by Pubmed/Medline (www.pubmed.com.br) and Science direct (www.sciencedirect.com) were used. The terms intraradicular post removal ultrasound were used in the search, including the period from February 2004 until December 2010. The criteria for articles selection were: 1) with relation to ultrasonic vibration: the use or not of water cooling, time and method of application and number of devices used; 2) with relation to the posts: intervention in the core diameter and length, cementing agents and posts types. We found 11 articles that addressed at least one of the variables described. Based on the information verified in these studies it was found that the use of water cooling, longer and intermittent application of ultrasound, as well as the use of more than one device was important factors for the retainers' removal. This procedure was also optimized by wear of the diameter and length of the cores prior to ultrasonic vibration, especially when zinc phosphate and glass ionomer cements were used. In most studies, the variables were studied separately and not associated. Conclusions: The use of ultrasound is presented as a valuable method for removal of intraradicular retainers. However, new investigations involving the combination of the various procedures of ultrasonic vibration are necessary in order to improve the predictability and effectiveness of this technique.

Keywords: Post and core technique. Tensile strength. Ultrasonics.


 

 

Introdução

Os retentores intrarradiculares são recursos valiosos na reabilitação protética de dentes tratados endodonticamente com extensa destruição coronária, com o objetivo de promover a união entre o remanescente dental e a restauração¹. Entretanto, em casos de insucesso do tratamento endodôntico de dentes reabilitados com esses retentores, nova intervenção endodôntica torna-se necessária para eliminar a infecção intrarradicular2. A remoção de retentores intrarradiculares também é indicadaquando há deficiência no selamento apical da obturação ou por motivos protéticos, como comprimento e retenção insuficientes e diâmetro reduzido em relação ao canal radicular³.

Os procedimentos que envolvem a remoção de retentores intrarradiculares podem resultar em fraturas radiculares ou perfurações, principalmente quando existe pouca quantidade de estrutura remanescente, além de exigir tempo clínico prolongado2,3. Diversos instrumentos e técnicas, usados de forma individual ou combinados, têm sido recomendados para a remoção de pinos4. Estudos têm sugerido o uso do ultrassom para tornar esse procedimento mais seguro, diminuindo o desgaste da estrutura dental remanescente e a possibilidade de fraturas e perfurações radiculares5-10.

Assim, o uso do ultrassom apresenta-se como uma técnica conservadora e segura. Entretanto, não há consenso na literatura sobre o método mais satisfatório de emprego do ultrassom para remoção de retentores intrarradiculares metálicos. Provavelmente esse fato ocorre devido a vários fatores que podem interferir na técnica ultrassônica, tais como uso ou não da refrigeração11-15, tempo e modo de aplicação da vibração ultrassônica6,7, ou número7 e tipo de aparelhos piezoelétricos utilizados8. Além disso, fatores relacionados aos retentores, como desgastes de suas porções coronárias, agentes de cimentação e tipos de pinos, devem ser considerados6,8,10.

Diante disso, o presente estudo teve como objetivo investigar na literatura especializada os protocolos laboratoriais mais utilizados, bem como suas variações para remoção de retentores intrarradiculares metálicos usando ultrassom.

 

Materiais e método

Planejamento do estudo

Foi desenvolvido um planejamento de estudo a partir de uma revisão de protocolos laboratoriais usados para a remoção de retentores intrarradiculares por meio da técnica ultrassônica. Utilizou-se de fontes de catalogação bibliográfica identificadas eletronicamente por Pubmed/Medline (http://www.pubmed.gov) e Science direct (http://www.sciencedirect.com). Foram utilizados os termos "intrarradicular", "post removal" e "ultrasound" como estratégia de busca.

Critérios de seleção dos estudos

Os artigos foram selecionados a partir dos títulos e resumos, considerando-se aqueles publicados entre fevereiro de 2004 e dezembro de 2010. Os critérios de seleção foram relacionados: 1) à vibração ultrassônica: uso ou não de refrigeração, tempo e modo de aplicação e número de aparelhos utilizados; 2) aos retentores: intervenção no diâmetro/comprimento do núcleo e agentes de cimentação. A busca dos artigos completos foi realizada por meio do portal da Capes (www.periodicos.capes.gov.br). O Quadro 1 mostra os critérios de busca e seleção dos artigos para essa revisão.

 

 

 

A partir da seleção dos artigos, as principais características dos estudos foram agrupadas enfatizando as variáveis relacionadas à técnica ultrassônica
e aos retentores.

 

Resultados

Considerando os critérios de busca e seleção dos artigos, foram encontrados 11 estudos que envolveram protocolos laboratoriais para a remoção de retentores intrarradiculares usando ultrassom. Na Tabela 1 estão descritas as principais características e resultados desses estudos.

 

 

 

Discussão

Embora testes in vitro nem sempre consigam reproduzir as condições in vivo, podem oferecer valores comparativos que auxiliam na orientação de procedimentos clínicos. Assim, o presente estudo investigou na literatura especializada protocolos laboratoriais mais utilizados na remoção de retentores intrarradiculares usando o ultrassom. De modo geral foi averiguado que o uso de ultrassom é um método valioso para a remoção de retentores intrarradiculares5-10. A vibração ultrassônica provoca a fragmentação da camada de cimento interposta entre o pino e as paredes do canal radicular5, o que propicia menor tensão na superfície dentária durante a remoção do pino, com economia de tempo, mínimo desgaste cervical do dente e com boas possibilidades de manutenção da integridade radicular8,10. Entretanto, alguns fatores relacionados à vibração ultrassônica e aos retentores podem influenciar nos resultados alcançados.

De acordo com a literatura consultada, o tipo de cimento utilizado na cimentação de pinos metálicos afeta diretamente a técnica de remoção quanto ao uso ou não da refrigeração5,11 e no tempo necessário de utilização do ultrassom8,10. A refrigeração diminui a quantidade de força necessária e o tempo de vibração para deslocar os pinos cimentados com ionômero de vidro e cimento de fosfato de zinco, pois a água do resfriamento associada à vibração ultrassônica intensifica a dissolução desses cimentos e facilita a remoção do pino5,8,10. No entanto, a aplicação da vibração ultrassônica sem o resfriamento parece ser mais efetiva quando utilizada em pinos cimentados com cimentos resinosos, uma vez que a ausência de refrigeração ar/água não reduz o calor produzido e este pode comprometer as propriedades químicas de adesão do cimento resinoso, favorecendo indiretamente o deslocamento do pino intrarradicular5. Apesar disso, a técnica ultrassônica sem refrigeração apresenta riscos devido à elevação da temperatura produzida durante a vibração, podendo ser transmitida ao periodonto e ao osso alveolar circundante. O aumento da temperatura na superfície radicular durante a utilização do ultrassom foi descrita em vários estudos11-15, que também verificaram a diminuição da elevação da mesma quando foi utilizada a técnica com refrigeração.

Outro fator que interfere na remoção do pino intrarradicular é o tempo de uso do ultrassom, uma vez que o aumento deste resultou em maior efetividade da técnica7. Porém, nos estudos analisados não houve consenso sobre o tempo ideal de vibração ultrassônica, já que esta variável é dependente de outros fatores, como o comprimento, diâmetro e adaptação do pino no canal radicular, bem como do agente de cimentação utilizado6,8-10.

Na remoção de pinos metálicos fundidos sob vibração ultrassônica também tem sido indicado o desgaste das paredes axiais do núcleo, com consequente exposição da linha de cimento, conquistando, desse modo, uma via de escape para o agente cimentante fragmentado na interface núcleo/parede dentinária2. Essa manobra verificada em alguns estudos6,8,10 favoreceu a remoção de pinos intrarradiculares. Além disso, a redução do comprimento do núcleo tornou a técnica ultrassônica mais eficaz6, possivelmente pela diminuição da tensão gerada na superfície intrarradicular para a remoção do pino metálico.

Com relação à forma de aplicação, a efetividade do uso do ultrassom foi maior quando este foi aplicado de forma intermitente no núcleo metálico comparado ao uso de forma contínua. Isso ocorreu, possivelmente, em razão da maior fragmentação do cimento6 e, além disso, essa maneira de aplicação possui a vantagem de promover menor aquecimento na superfície radicular do dente13. Outro fator relatado que pode influenciar na remoção de retentores intrarradiculares é o número de aparelhos ultrassônicos utilizados neste procedimento. Um estudo7 demonstrou que a utilização de dois aparelhos simultaneamente foi mais eficaz que a utilização de apenas um, pois reduziu o tempo de aplicação e a força de tração demandada na remoção dos pinos.

Apesar do número significativo de trabalhos abordados nessa revisão, as variáveis que envolveram a remoção de retentores intrarradiculares metálicos foram analisadas isoladamente e não associadas. Portanto, é indispensável a associação dessas variáveis para o desenvolvimento de novos protocolos laboratoriais que possam contribuir para a melhoria da técnica ultrassônica.

 

Conclusões

A partir dos protocolos laboratoriais revisados pode-se dizer que a aplicação da vibração ultrassônica sob refrigeração e de forma intermitente, a utilização de mais de um aparelho, o desgaste prévio do diâmetro e/ou comprimento do núcleo e o uso de cimentos fosfato de zinco ou ionômero de vidro como agentes de cimentação foram fatores que favoreceram a remoção de retentores intrarradiculares metálicos usando ultrassom. No entanto, novas investigações envolvendo a combinação dos diversos procedimentos da vibração ultrassônica são necessárias, visando aumentar a previsibilidade e a eficácia desta técnica.

 

Referências

1. Salvi GE, Siegrist Guldener BE, Amstad T, Joss A, Lang NP. Clinical evaluation of root filled teeth restored with or without post-and-core systems in a specialist practice setting. Int Endod J 2007; 40(3):209-15.         [ Links ]

2. Ruddle CJ. Nonsurgical retreatment. J Endod 2004; 30(12): 827-45.         [ Links ]

3. Plotino G, Pameijer CH, Grande NM, Somma F. Ultrasonics in endodontics: A review of the literature. J Endod 2007; 33(2):81-95.         [ Links ]

4. Castrisos T, Abbott PV. A survey of methods used for postremoval in specialist endodontic practice. Int Endod J 2002; 35(2):172-80.         [ Links ]

5. Garrido ADB, Fonseca TS, Alfredo E, Silva-Sousa YTC, Sousa-Neto MD. Influence of ultrasound, with and without water spray cooling, on removal of posts cemented with resin or zinc phosphate cements. J Endod 2004; 30(3):173-6.         [ Links ]

6. Garrido ADB, Osório JED, Silva-Sousa YTC, Sousa-Neto MD. Evaluation of several protocols for the application of ultrasound during the removal of cast intraradicular posts cemented with zinc phosphate cement. Int Endod J 2009; 42(7):609-13.         [ Links ]

7. Braga NMA, Alfredo E, Vansan LP, Fonseca TS, Ferraz JAB, Sousa-Neto MD. Efficacy of ultrasound in removal of intraradicular posts using different techniques. J Oral Sci 2005; 47(3):117-21.         [ Links ]

8. Brito-Júnior M, Soares JA, Santos SMC, Camilo CC, Júnior GM. Comparison of the time required for removal of intraradicular cast posts using two Brazilian ultrasound devices. Braz Oral Res 2009; 23(1):17-22.         [ Links ]

9. Braga NM, Resende LM, Vasconcellos WA, Paulino SM, Sousa-Neto MD. Comparative study of the effect of ultrasound on the removal of intracanal posts. Gen Dent 2009; 57(5):492-5.         [ Links ]

10. Soares JA, Brito-Júnior M, Fonseca DR, Melo AF, Santos SMC, Sotomayor NCS et al. Influence of luting agents on time required for cast post removal by ultrasound: A in vitro study. J Appl Oral Sci 2009; 17(3):145-9.         [ Links ]

11. Garrido AD, Fonseca TS, Silva-Sousa YT, Alfredo E, Sousa-Neto MD. Evaluation of root external temperature during the application of ultrasound in removal of intraradicular posts. Gen Dent 2007; 55(2):121-4.         [ Links ]

12. Dominici JT, Clark S, Scheetz J, Elezer PD. Analysis of heat generation using ultrasonic vibration for post removal. J Endod 2005; 31(4):301-3.         [ Links ]

13. Huttula AS, Tordik PA, Imamura G, Eichmiller FC, Mcclanaham SB. The effect of ultrasonic post instrumentation on root surface temperature. J Endod 2006; 32(11):1085-7.         [ Links ]

14. Horan BB, Tordik PA, Imamura G, Goodell GG. Effect of dentin thickness on root surface temperature of teeth undergoing ultrasonic removal of posts. J Endod 2008; 34(4):453-5.         [ Links ]

15. Lipski M, Debicki M, Drozdzik A. Effect of different water flows on root surface temperature during ultrasonic removal of posts. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod 2010; 110(3):395-400.         [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência:
Neilor Mateus Antunes Braga
Rua Corinto Crisostomo Freire, 600
Bloco Margaridas – Apto. 304
Bairro: Morado do Parque,
39.401.365 Montes Claros - MG

e-mail:
neilorbraga@gmail.com

Recebido: 18/08/2011
Aceito:16/12/2011