SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RFO UPF

versão impressa ISSN 1413-4012

RFO UPF vol.18 no.3 Passo Fundo Set./Dez. 2013

 

Editorial

 

 

Universidade de Passo Fundo: Do ensino de graduação à pesquisa de qualidade desenvolvida nos programas de pós-graduação e a sua aplicação no meio social.

Recentemente, a Universidade de Passo Fundo celebrou 45 anos da sua criação, ocorrida em junho de 1968. Desde a sua fundação, a UPF definiu o seu caráter comunitário-filantrópico e, em sua bela história, contabiliza a formação de mais de 66 mil e quinhentos profissionais na graduação das mais diversas áreas do conhecimento, que contribuem, decisivamente, para o desenvolvimento de suas respectivas comunidades. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, quatro programas de doutorado1 e 13 de mestrado2, além de várias dezenas de cursos de especialização vinculados à graduação. Conta, também, com estágios pós-doutorais3.

Embora a Instituição tenha atuado de forma mais consistente no oferecimento de cursos de graduação, a produção científica e a realização de pesquisas acadêmicas sempre contaram com professores comprometidos com esses propósitos. Nos últimos anos, a UPF colhe os frutos desses estudos e experimentos e, inclusive, orienta os seus interesses no registro de suas descobertas e inovações.

A partir de seus programas de pós-graduação stricto senso, vinculados às diversas áreas do conhecimento, vislumbra-se, em curto prazo, a ampliação de significativos resultados científicos e qualificadas publicações. De igual modo, a Instituição estrutura espaços apropriados para dar atenção aos pesquisadores e aos resultados de seus estudos, quer seja por meio de publicações, de certificação ou de registros de patentes nos órgãos especializados.

Digno de nota é o fato de que, nos últimos três anos, a Universidade de Passo Fundo, sem descuidar dos cursos de graduação, incentivou o pilar da pesquisa e da pós-graduação e estimulou os seus professores pesquisadores, proporcionando-lhes, além das horas específicas destinadas a tal desiderato, a infraestrutura necessária e compatível com suas atividades, adequando, reformando ou implantando novos laboratórios, equipados com a melhor tecnologia que foi possível disponibilizar no momento. É bem verdade que, para transformar a nossa Universidade em espaço de pesquisa científica de excelência, faltam, ainda, algumas ações específicas. Tem-se, contudo, a firme convicção de que a partir da disponibilização de melhor qualificação para os nossos cursos de graduação, aliada aos investimentos nas várias atividades vinculadas aos programas de pós-graduação stricto-senso, a Universidade de Passo Fundo insere-se no contexto das grandes Instituições de Ensino Superior que realizam pesquisas comprometidas tanto com o espaço acadêmico quanto aquelas direcionadas à aplicação pontual no mercado consumidor, a fim de subsidiar o desenvolvimento de propostas de produtos concebidos a partir das novas tecnologias.

Nesse contexto, é oportuno afirmar que foi muito acertada a tomada de decisão institucional na incorporação da política de polos de desenvolvimento e parques científicos e tecnológicos, em atenção a desafio proposto pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Esse projeto é coordenado, na nossa Universidade, pela Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que, em seu organograma, passou a contar, também, com a estrutura administrativa do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPFParque). A partir da inauguração do primeiro módulo, ocorrida em novembro de 2013, o ânimo da comunidade científica revigorou-se, pois o que era uma promessa passou a ser percebido por todos como algo real e acessível.

O projeto do UPFParque prevê a edificação de três espaços físicos distintos. O primeiro deles abriga, atualmente, a empresa MV Sistemas e a associação Polo Sul, que possui quatro empresas incubadas, todas em funcionamento, além da estrutura administrativa do parque. O segundo módulo está com mais de 80% da sua obra física edificada. A conclusão está prevista para o mês de julho de 2014 e abrigará a central de equipamentos multiusuários, além de área específica para desenvolver as novas tecnologias relacionadas com a agricultura de precisão. O último módulo do complexo está programado para concentrar as atividades de pesquisas destinadas à inovação do setor metalmecânico e da computação aplicada, cuja obra civil iniciará em junho de 2014.

Com características científico-acadêmicas, o UPFParque vai potencializar as ações e as iniciativas dos professores e dos acadêmicos dos cursos de graduação e de pós-graduação, bem como dos demais espaços da Universidade, a fim de fomentar o empreendedorismo e a inovação por meio de parcerias com os empresários da região.

A par desse conjunto de iniciativas de cunho científico, merecem destaque, também, as relevantes contribuições dos professores nos projetos dos Polos de Desenvolvimento Tecnológico Regional4, com aporte de recursos públicos, junto aos respectivos Coredes, sendo a coordenação de quatro desses conselhos de responsabilidade da UPF.

Diante dessas importantes referências, resta evidente o compromisso da UPF em assegurar, além da distribuição de carga horária aos professores pesquisadores inseridos nos respectivos projetos – observados os requisitos específicos previamente divulgados –, que sejam garantidas as condições necessárias para o desenvolvimento das atividades de pesquisa devidamente aprovadas na respectiva Unidade e institucionalizadas na Universidade na forma regimental.

Do mesmo modo, imprescindível se faz a disposição em apoiar os professores para que possam encaminhar seus trabalhos para publicações em revistas internacionais de alto impacto.

Para alcançar esse propósito de forma consistente, é necessário ampliar o quadro de docentes, incentivando a permanente qualificação da titulação, inclusive em outras instituições, nacionais ou estrangeiras, formando uma rede de contribuição e de parcerias acadêmicas.

Registra-se, a guisa de exemplo das contribuições das Unidades à política institucional nessa área, as importantes atividades desenvolvidas no PPGOdonto, as quais, no último quadriênio, não se limitaram à formação de Mestres, à boa qualidade da publicação científica, ou, ainda, à ampliação da colaboração acadêmica nacional ou estrangeira, através de projetos de pesquisa e visitas de professores pesquisadores, mas, sobretudo, consolidaram-se em benefícios gerados aos alunos da graduação na interação com os mestrandos em várias atividades acadêmicas, envolvendo sala de aula, laboratório e clínicas práticas, além dos projetos de pesquisa e extensão com iniciação científica e trabalhos de conclusão de cursos. Por óbvio, essas ações proporcionam maior envolvimento dos acadêmicos, elevam a qualificação do corpo docente e, por ocasião da aplicação da métrica avaliativa pelos órgãos oficiais, traduzem-se em notável insumo para a Instituição, melhorando os nossos resultados. A conjugação desses esforços acadêmicos possibilitou a elaboração do projeto de curso de Doutorado em Odontologia, que ora aguarda a conclusão dos trâmites internos para ser submetido à CAPES.

Verifica-se, assim, a pertinência da política de capacitação docente5 implementada na Universidade de Passo Fundo, nas áreas de pesquisa e da pós-graduação, alinhando a sua participação na construção coletiva, nacional e internacional dos conhecimentos para o progresso da ciência e para o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade.

A partir desse contexto, a UPF se apresenta como uma Universidade globalizada, consciente de sua missão e de seu efetivo papel de Instituição de Ensino Superior presente e atuante no século XXI, focada, não apenas na ampla formação acadêmica, mas, também, na realização de pesquisa básica e aplicada.

A complexidade da sociedade contemporânea exige da Universidade uma ação integradora, sem excludência de qualquer área do conhecimento e, sobretudo, perfeitamente afinada com o seu ambiente social. É nessa perspectiva que a Universidade de Passo Fundo se consolida e avança, contando sempre com a elevada capacidade científica de seus professores e com o comprometimento e o empreendedorismo da sua comunidade acadêmica.

 

José Carlos Carles de Souza
Reitor da Universidade de Passo Fundo

 

Notas

1. Cursos de Doutorados em Agronomia, Educação, História e Letras.

2. Cursos de Mestrado em Agronomia, Bioexperimentação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Direito, Educação, Engenharia Civil e Ambiental, Envelhecimento Humano, História, Letras e Odontologia, além dos cursos de Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fabricação, Computação Aplicada e Ensino de Ciências e Matemática.

3. A Instituição oferece oito estágios pós-doutorais: Agronomia, Bioexperimentação, Educação, Engenharia Civil e Ambiental, Envelhecimento Humano, História, Letras e Odontologia.

4. Polo de Pedras Gemas e Joias, em Soledade; Polo Têxtil, em Sarandi; Polo de Alimentos em Passo Fundo; e Polo Moveleiro, em Lagoa Vermelha.

5. A Política de Capacitação Docente implantada na UPF, a partir de 2010, proporcionou a qualificação de 80 professores, contemplando a titulação de mais 48 Doutores e 32 Pós-Doutores, em Instituições brasileiras e estrangeiras.