SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 suppl.2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos em Odontologia

versão impressa ISSN 1516-0939

Arq. Odontol. vol.47  supl.2 Belo Horizonte Dez. 2011

 

 

Assistência odontológica a pacientes transplantados de células-tronco hematopoiéticas do Hospital das Clínicas da UFMG: projeto de extensão

 

Dental services for hematopoietic stem cell transplant patients from the UFMG Clinical Hospital: extension project

 

 

Renata Gonçalves Resende I; José Eustáquio Costa II; Maria Elisa Souza e Silva III; Ulisses Eliezer Salomão III; Humberto Corrêa de Almeida III; Mauro Henrique Nogueira Guimarães Abreu IV

I Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
II Departamento de Clínica, Patologia e Cirurgia Odontológica, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
III Departamento de Odontologia Restauradora, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
IV Departamento de Odontologia Social e Preventiva, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Contato: renatagresende@yahoo.com.br, costa@odonto.ufmg.br, elisa@ufmg.br, ulissessalomao@hotmail.com, humbertodeal@uol.com.br, maurohenriqueabreu@ig.com.br

Autor correspondente

 

 


 

RESUMO

O transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) é cada vez mais empregado com efetividade para tratamento de várias neoplasias hematológicas ou de outros tecidos. No entanto, a ausência de cuidados com a cavidade bucal ou o tratamento odontológico inadequado pode levar a sérios problemas sistêmicos no período de mielosupressão. O projeto de extensão "Assistência Odontológica a Pacientes Transplantados de Células-Tronco Hematopoiéticas do Hospital das Clínicas da UFMG" foi criado na Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em março de 2001 e é responsável pela prestação de atendimento odontológico aos pacientes que já foram e que serão submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas, além daqueles que apenas estão em tratamento hematológico, originários do Hospital das Clínicas da UFMG. O objetivo deste trabalho foi apresentar as diversas atividades desenvolvidas no projeto de extensão "Assistência Odontológica a Pacientes Transplantados de Células- Tronco Hematopoiéticas do Hospital das Clínicas da UFMG". O projeto de extensão presta atendimento odontológico qualificado aos pacientes durante o pré, o per e o pós-TCTH. São realizados semanalmente diversos procedimentos restauradores, cirúrgicos, educativos entre outros. Além disso, o projeto de extensão estimula o desenvolvimento de atividades interdisciplinares pelo graduando e pós-graduando. Soma-se a isso, o papel gerador de conhecimento do projeto, que visa, através de diversas linhas de pesquisa, compreender e melhorar o TCTH. Dessa forma, o projeto de extensão "Assistência Odontológica a Pacientes Transplantados de Células-Tronco Hematopoiéticas do Hospital das Clínicas da UFMG" mostra a sua importância no cenário de ensino, pesquisa e extensão da FO-UFMG no que se refere ao TCTH.

Descritores: Transplante de células-tronco hematopoiéticas. Doença enxerto-hospedeiro. Serviços de saúde bucal.


 

ABSTRACT

Hematopoietic stem cell transplantation (HSCT) is increasingly used effectively to treat various hematological diseases. However, a lack of care with oral cavity or dental treatment can lead to inappropriate systemic problems during the myelosuppression period. The "Dental services for HSCT patients from the UFMG Clinical Hospital" extension project, was founded at the Dental School of Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) in March 2001 and is responsible for providing dental care to patients who have undergone and will undergo HSCT, in addition to those from the UFMG Clinical Hospitalwho are only undergoing hematological treatment. This study aimed to present the various activities of the "Dental services for HSCT patients from the UFMG Clinical Hospital" extension project, which provides dental care to eligible patients during pre- and post-HSCT. A diversity of restorative, surgical, and educational procedures, among others, are performed weekly. Furthermore, the extension project encourages the development of interdisciplinary undergraduate and graduate student activities. In addition, the project plays the role of the generator of knowledge, which aims to better understand and improve HSCT through diverse lines of research. Thus, the "Dental services for HSCT patients from the UFMG Clinical Hospital" extension project plays an important role in teaching, research, and extension activities within the UFMG Dental School, especially concerning HSCT.

Uniterms: Hematopoietic stem cell transplantation. Graft versus host disease. Dental health services.


 

 

INTRODUÇÃO

O transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) é estabelecido para o tratamento de diversas doenças hematológicas ou de outros tecidos, insuficiências medulares ou outros distúrbios congênitos da hematopoese1-3. O TCTH envolve a eliminação das células malignas com uma alta dose de quimioterapia, com ou sem a irradiação corpórea total, seguida pela infusão de células normais mieloproliferativas4-9.

Estudos têm identificado que a cavidade bucal é uma importante porta de entrada para infecções sistêmicas em pacientes submetidos ao TCTH10. As complicações em decorrência de infecções bucais podem ocorrer em qualquer fase do transplante e causar problemas significativos, como infecções e complicações sistêmicas, aumentando o custo do transplante e a taxa de mortalidade11.

A prevenção ou redução do risco de complicações sistêmicas em pacientes que recebem o transplante requer a estabilização ou eliminação de infecções bucais antes do início do transplante ou da terapia mielossupressora, pois a condição de imunossupressão do paciente favorece a acutização de problemas bucais prévios, no transcorrer do TCTH11.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência do projeto de extensão "Assistência Odontológica a Pacientes Transplantados de Células-Tronco Hematopoiéticas do Hospital das Clínicas da UFMG" (HC-UFMG) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG).

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

O projeto de extensão "Assistência Odontológica a Pacientes Transplantados de Células- Tronco Hematopoiéticas do Hospital das Clínicas da UFMG" foi criado na Faculdade de Odontologia da UFMG em março de 2001 com o objetivo de prestar atendimento odontológico qualificado aos pacientes que seriam submetidos ao transplante de célulastronco hematopoiéticas ou que já foram submetidos a esse procedimento, além daqueles pacientes que apenas estão em tratamento hematológico, originários do Hospital das Clínicas da UFMG.

Os pacientes são encaminhados a FO-UFMG pelo médico assistente do setor de "Transplante de Medula Óssea" do HC-UFMG para avaliação pré, per ou pós-TCTH. A fase pré-TCTH compreende a preparação para a realização do transplante, o per-TCTH são os três primeiros meses após o procedimento e o pós-TCTH se estende além do dia +100 (três meses após o TCTH)12. Os pacientes que apresentam afecções hematológicas, mas sem necessidade de realização do TCTH, também são acompanhados pelo projeto de extensão quando solicitado pelo médico responsável.

Os atendimentos clínicos são realizados semanalmente aos sábados, desde sua criação, por estudantes de graduação em odontologia, entre os períodos 3° e 9° supervisão de alunos de pósgraduação e de professores voluntários da FOUFMG, das diversas áreas da odontologia: dentística, endodontia, periodontia, patologia bucal, cirugia buco-maxilo-facial e saúde coletiva. O processo seletivo para a inclusão de novos alunos é realizado semestralmente direcionado do 4° ao 6° períodos. Geralmente, uma vez selecionado, o estudante permanece no projeto até a conclusão do seu curso de graduação.

São realizados procedimentos diversificados de acordo com a demanda de cada usuário do serviço. Os pacientes pré-TCTH são submetidos à avaliação clínica e radiográfica e, quando necessário, são realizados procedimentos preventivos, restauradores, cirúrgicos, endodônticos além de educação para a saúde para o tornar apto a realização do transplante. Durante o per-TCTH comumente são feitas avaliações quanto à mucosite, doença do enxerto contra o hospedeiro (DECH) aguda, xerostomia, infecção (viral, bacteriana e fúngica), sangramento e interferências com a alimentação. E por fim, na fase pós-TCTH o paciente é submetido aos diversos procedimentos odontológicos, de acordo com a sua necessidade clínica, à biopsia de lábio do dia +100, procedimento preconizado e para estadiar a DECH crônica bucal13.

Além do objetivo principal de prestar assistência odontológica especializada aos pacientes TCTH do HC-UFMG, o projeto de extensão contribui ainda de forma significativa na formação dos discentes na medida em proporciona um campo de aprendizado diferenciado ao graduando. Isso ocorre porque o aluno aperfeiçoa e coloca em prática o conhecimento já adquirido de forma a abordar diferenciadamente o paciente sistemicamente comprometido. Além disso, o estudante desenvolve a habilidade interdisciplinar, tão fundamental para sua formação profissional. Soma-se a isso, o projeto de extensão realiza, durante o semestre letivo, aulas quinzenais de interesse à formação acadêmica dos estudantes e que se referem ao universo do atendimento odontológico aos pacientes TCTH, como interpretação de exames complementares, técnicas restauradoras, cirúrgicas, terapia periodontal, entre outros.

Outro enfoque não menos importante do projeto envolve a produção do conhecimento. Vários projetos de pesquisa envolvendo o universo do TCTH são desenvolvidos com a participação de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, sob orientação dos professores orientadores do projeto de extensão, com a afinalidade de aprimorar o entendimento das diversas patologias que acometem os pacientes nas três fases do TCTH e contribuir para melhorias no tratamento de uma forma geral. Com o intuito de permitir e facilitar a geração de conhecimento, o projeto de extensão conta ainda com a participação de um aluno bolsista da Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP) responsável por manter e organizar o banco de dados digital.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em conclusão, os atendimentos odontológicos realizados pelo projeto de extensão "Assistência Odontológica a Pacientes Transplantados de Células- Tronco Hematopoiéticas do Hospital das Clínicas da UFMG" são fundamentais para o sucesso do transplante e propiciam uma melhor qualidade de vida dos pacientes atendidos; além disso, contribuem significativamente para a formação dos futuros profissionais da odontologia e fornece um valioso campo de estudo para o melhor entendimento do universo do TCTH. Sendo assim, o projeto de extensão "Assistência Odontológica a Pacientes Transplantados de Células-Tronco Hematopoiéticas do Hospital das Clínicas da UFMG" mostra significativa importância no cenário de ensino, pesquisa e extensão.

 

AGRADECIMENTOS

Nossos agradecemos aos Professores Ricardo Santiago Gomez e Ricardo Rodrigues Vaz, aos alunos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Odontologia da UFMG e demais professores voluntários pela participação no projeto de extensão "Assistência Odontológica a Pacientes Transplantados de Células-Tronco Hematopoiéticas do Hospital das Clínicas da UFMG".

 

REFERÊNCIAS

1. Feedman SE. An overview of bone marrow transplantation. Semin Oncol Nurs. 1998; 4:3-8.         [ Links ]

2. Dahllöf G, Bagesund M, Ringden O. Impact of conditioning regimens on salivary function, caries-associated microorganisms and dental caries in children after bone marrow transplantation. A 4-year longitudinal study. Bone Marrow Transplant.1997; 20:479-83.

3. Fonseca MA. Long-term oral and craniofacial complications following pediatric bone marrow transplantation. Pediatr Dent. 2000, 22:57-62.

4. Storb R, Thomas ED. Allogeneic bone-marrow transplantation. Immunol Rev. 1983; 71:77-102.

5. Thomas E, Storb R, Clift RA, Fefer A, Johnson FL, Neiman PE, et al. Bone marrow transplantation (first of two parts). N Engl J Med. 1975; 292:832- 43.

6. Deeg HJ, Socie G, Schoch G, Henry-Amar M, Witherspoon RP, Devergie A, et al. Malignancies after marrow transplantation for aplastic anemia and fanconi anemia: a joint seattle and paris analysis of results in 700 patients. Blood. 1996; 87:386-92.

7. Bortin MM. A compendium of reported human bone marrow transplantation. Transplantation.1970; 6:571-87.

8. Lishner M, Patterson B, Kandel R, Fyles G, Curtis JE, Meharchand J, et al. Cutaneous and mucosal neoplasms in bone marrow transplant recipients. Cancer.1990; 65:473-6.

9. Donato V, Iacari V, Zurlo A, Capua A, Tomboline V, Banelli E, et al. Fractionated total body irradiation in allogenic bone marrow transplantation in leukemia patients: analysis of prognostic factors and results in 136 patients. Radiother Oncol. 1998; 48:267-76.

10. Bishai N, Petrikowski CG, Maxymiw WG, Lee L, Wood RE. Optimum dental radiography in bone marrow transplant patients. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod.1997; 87:375-9.

11. Schubert M.M, Peterson DE, Loid ME. Bucal complications. In: Thomas ED, Blume KG, Forman SJ. Hematopoietic cell transplantation. 2ªed. Malden: Blackwell Science; 1999. p.751-63.

12. Schubert MM, Sullivan KM, Truelove EL. Head and neck complications de bone marrow transplantation. In: Head and neck management of the cancer patient. Peterson DE, Sonis ST: Boston: Martinus Nijhoff, 1986. p.401-27.

13. Resende RG, Fátima CSJ, Arão TC, Brito JA, Bittencourt H, Gomez RS, Abreu MH. Oral cGVHD screening tests in the diagnosis of systemic chronic graft-versus-host disease. Clin Oral Investig. 2011 Mar 3. No prelo.

 

 

Autor correspondente:
Mauro Henrique Nogueira Guimarães Abreu
Faculdade de Odontologia Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Antonio Carlos, 6627
CEP: 31270-901 - Belo Horizonte- MG - Brasil

E-mail: maurohenriqueabreu@ig.com.br